- WSL
- WSL
Oi HD Sao Paulo Open - Day 2 Highlights
2:20
Highlights from the first 9 heats of the Round of 96.

English version below, please scroll down for that version.

Nove baterias abriram o Oi HD São Paulo Open of Surfing na terça-feira de chuva e ondas irregulares de 3-4 pés na Praia de Maresias, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo. O primeiro destaque do dia foi o havaiano Sebastian Zietz, com as notas 8,50 e 8,33 que recebeu para atingir imbatíveis 16,83 pontos de 20 possíveis na quarta bateria. Depois, só o catarinense Tomas Hermes conseguiu aumentar o recorde de nota para 9,0 com a série de três manobras explosivas que acertou numa boa onda. A previsão era realizar dezesseis baterias no primeiro dia na etapa do QS 10000 que fecha a "perna brasileira" da WSL South America. Mas, as condições do mar pioraram e a competição foi suspensa após a nona bateria, com a primeira chamada para a décima marcada para as 7h30 da quarta-feira em São Sebastião.

Sebastian Zietz (HAW) Sebastian Zietz - Photo: Daniel Smorigo - WSL

"O mar está meio mexido e com muita correnteza aqui na frente, mas tem um pico de direitas que está bem consistente e consegui pegar duas boas ali pra vencer", disse Sebastian Zietz, que foi o primeiro top do WCT a estrear no Oi HD São Paulo Open of Surfing. Ele e o japonês Hiroto Arai tiraram dois brasileiros no quarto confronto do dia, o cearense Heitor Alves e o paulista Deivid Silva, que venceu a primeira prova da "perna brasileira" no Costão do Santinho, em Florianópolis (SC). No momento, Zietz está fora do grupo dos 22 primeiros colocados no WCT que são mantidos na elite para o ano que vem, então agora tenta garantir sua permanência entre os dez indicados pelo ranking do WSL Qualifyiing Series.

"É muito ruim chegar no final do ano precisando de resultados", continuou Zietz. "Isso me faz pensar no início do ano, que, talvez, eu não tenha dado 100% de esforço. Mas, eu amo o que eu faço, viajar e surfar pelo mundo. Temos o melhor estilo de vida de todos e quero muito continuar no CT. Espero ir bem no ano que vem para não precisar competir no QS mais. Nunca viajei tanto quanto esse ano. Passei pouco tempo em casa, mas é muito legal estar no Brasil, a água está bem quente, com ondas boas, então é isso que importa".

Hiroto Arai (JPN) Hiroto Arai - Photo: Daniel Smorigo - WSL

Assim como o havaiano Sebastian Zietz, o catarinense Tomas Hermes também competiu na "perna europeia" da World Surf League, substituindo o contundido Jordy Smith. Ele começou muito bem no Oi HD São Paulo Open of Surfing apresentado pelo Banco do Brasil, abrindo a sétima bateria do dia numa boa direita, detonada com uma série de três manobras explosivas que valeram a maior nota da terça-feira, 9,0. Na briga pelo segundo lugar na bateria, o australiano Davey Cathels, que está na briga direta pelas quatro últimas vagas que restam para fechar a lista dos dez que sobem para o WCT pelo ranking do Qualifying Series, superou o uruguaio Marco Giorgi e o francês Medi Veminardi, da Ilha Reunião.

"Quando você começa bem uma bateria, você só pensa em fazer uma segunda nota consistente pra somar, então fiquei procurando tirar um 5 ou 6 pra ter uma boa margem pra galera não virar em cima de mim", disse Tomas Hermes, que descreveu como foi a melhor onda do dia. "Eu fiquei na dúvida se ia ou não na onda, porque tinha uma seção balançada na frente, mas quando fiz a primeira manobra, eu vi que ela abriu, aí consegui dar mais uma rasgada e já emendei com uma batida na junção pra arrancar mais nota. Eu adoro surfar aqui em Maresias, estou feliz pela previsão que vai dar altas ondas e tomara que se confirme pra galera dar show aqui nos próximos dias".

Davey Cathels (AUS) Davey Cathels - Photo: Daniel Smorigo - WSL

VAGAS NO G-10 - Por ser o último QS 10000 do ano antes do encerramento da temporada no Havaí, o Oi HD São Paulo Open of Surfing apresentado pelo Banco do Brasil, é decisivo na disputa pelas últimas vagas para o CT. A batalha já começou no primeiro dia, com alguns envolvidos diretos na briga sendo eliminados logo em suas estreias, deixando o caminho livre para mais de vinte surfistas entrarem na zona de classificação em São Sebastião. Na bateria que abriu o campeonato, o australiano Soli Bailey, 17.o no ranking que está garantindo até o 12.o colocado, avançou em segundo no confronto vencido pelo paulista Victor Bernardo.

"O mar está bem difícil, ventando forte, as ondas não estão muito definidas, mas consegui pegar as três primeiras ondas da bateria e Graças a Deus deu tudo certo para vencer a bateria", disse Victor Bernardo, que pela primeira vez está participando de uma etapa do QS 10000. "É um campeonato muito importante para mim, com certeza. Eu não tenho pontos suficientes no ranking para competir num evento desse nível, mas consegui um wildcard (convite) do Banco do Brasil e da 89 FM e estou amarradão, então vou tentar aproveitar bem essa oportunidade para ir o mais longe possível na competição".

Victor Bernardo (BRA) Victor Bernardo - Photo: Daniel Smorigo - WSL

Na segunda bateria, o australiano Ryan Callinan, que ocupa a sétima posição no G-10 do WSL Qualifying Series, foi eliminado em outra vitória brasileira, do baiano Marco Fernandez. Ele perdeu a disputa pela segunda vaga para a próxima fase para o taitiano Mateia Hiquily, mas não deve sair da zona de classificação no Oi HD São Paulo Open of Surfing. No confronto seguinte, dois surfistas que estão bem próximos do G-10 competiram juntos e o francês Joan Duru, em 15.o lugar no ranking, terminou em último. Já o norte-americano Conner Coffin, 19.o colocado, estreou com vitória e o paulista Hizunomê Bettero passou em segundo lugar.

"O meu objetivo no início da bateria era ficar bem ativo, mas é sempre importante saber escolher bem as ondas. Fiquei feliz por ter achado uma boa esquerda e aí só foquei nas esquerdas mesmo, porque me sinto melhor surfando de backside em ondas assim", disse Conner Coffin. "É sempre bom você começar bem num evento, eu tenho surfado bem aqui no Brasil e é gratificante conseguir bons resultados depois de tanta dedicação. Não fui muito bem em Itacaré (BA), mas falei aos meus pais que eu precisava guardar um pouco de mágica para Maresias e não gastar tudo num QS 6000. Agora espero manter esse ritmo. Estou feliz que tem boas ondas aqui e espero conseguir outro bom resultado nessa semana".

Hizunome Bettero (BRA) Hizunomê Bettero - Photo: Daniel Smorigo - WSL

Para entrar na zona de classificação para o CT, Coffin precisa no mínimo chegar nas oitavas de final do Oi HD São Paulo Open of Surfing, ou seja, avançar mais duas fases na Praia de Maresias. Isso porque o australiano Stu Kennedy, que defendia a última posição no G-10, foi barrado pelo italiano Leonardo Fioravanti e pelo neozelandês Billy Stairmand, um dos mais de vinte surfistas que passaram a ter chances de ultrapassa-lo no QS 10000 de São Sebastião. Outro australiano que pode entrar na lista se classificou em segundo no confronto seguinte, Davey Cathels, atrás do recordista de nota do campeonato, Tomas Hermes.

SELEÇÃO BRASILEIRA - Depois foi a vez do primeiro dos sete integrantes da "seleção brasileira" do WCT estrear na Praia de Maresias e o paulista Wiggolly Dantas confirmou o favoritismo. Na disputa pela segunda vaga, o português Tomas Fernandes superou o brasileiro mais bem colocado na etapa do QS 6000 encerrada domingo em Itacaré, na Bahia, o paulista David do Carmo. Ele e o australiano Wade Carmichael foram eliminados logo em suas primeiras participações no Oi HD São Paulo Open of Surfing.

"É muito bom poder voltar a competir em casa, bom para os meus patrocinadores, é uma onda que gosto bastante, forte, me sinto muito à vontade aqui, então estou bem focado em buscar um bom resultado", disse Wiggolly. "Eu machuquei as costas lá na França, então quis participar desse campeonato pra sentir como eu estava pra chegar bem no Havaí e é muito bom estar aqui em casa com a família toda junto. A condição do mar está um pouco difícil, mas Maresias sempre tem uma onda boa, então eu optei em pegar umas ondinhas mais embaixo, mais cavadas, para fazer duas ou três manobras pra tirar boas notas e acho que consegui isso. O bom é que deve ter ondas melhores ainda nos próximos dias, então é manter o foco para ir passando as baterias até onde for possível".

Wiggolly Dantas (BRA) Wiggolly Dantas - Photo: Daniel Smorigo - WSL

As outras estrelas do Brasil na divisão de elite da World Surf League só vão competir na quarta-feira. O segundo dia já vai começar com uma das novidades para o WCT do ano que vem, o australiano Jack Freestone. Mas, toda a expectativa fica para a terceira e quarta baterias do dia, encabeçadas pelo campeão mundial Gabriel Medina e por Adriano de Souza, respectivamente. Depois, tem Jadson André na 17.a bateria, oitava a entrar no mar na quarta-feira, o também potiguar Italo Ferreira na vigésima, Miguel Pupo na 21.a e o defensor do título do QS 10000 de São Sebastião, Filipe Toledo, fechando a rodada inicial na 24.a e última bateria.

O QS 10000 Oi HD São Paulo Open of Surfing tem os patrocínios de Oi e HD (Hawaiian Dreams), copatrocínios de Construtora Nossolar, Vult Cosméticos, Back Fish e Rádio 89 FM. Apoios do Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura de São Sebastião. O evento é homologado pela World Surf League, com apoio institucional da Federação Paulista de Surf, Associação de Surf de São Sebastião e Associação de Surf de Maresias. Divulgação: Revista Fluir, Waves, ESPN e 89 FM, cm transmissão ao vivo pelo www.worldsurfleague.com

Action Begins at the Oi HD Sao Paulo Open of Surfing in Brazil

Action began on Tuesday as the first nine heats were concluded at the Oi HD Sao Paulo Open of Surfing presented by Banco do Brasil at Praia de Maresias, in Sao Sebastiao. The athletes in the 96-man field vying for the U$250,000 in prize money were eager to hit the water at the final World Surf League QS 10,000 event prior to the year-end Hawaiian leg.

At this time of the year, each heat has the potential to decide the future of the athletes in competition. While some surfers are trying to maintain their spot on the CT through requalification on the Qualifying Series, surfers on the QS are looking to make the big jump onto the elite division in 2016. With so much at stake, emotional highs and lows are at a constant.

Ryan Callinan (AUS), Stu Kennedy (AUS) and Joan Duru (FRA) have fought hard all year long to be in a position to qualify onto the CT. The trio entered the Oi HD Sao Paulo Open of Surfing ranked in 7th, 12th and 15th respectively. All three were eliminated in Round 1, leaving the door open for the pack that's chasing them from behind.

Sitting in 34th place on the QS ranking, Sebastian Zietz (HAW) has proven that he has the talent to be on the Championship Tour, but since qualifying, he has not been able to validate his skill with meaningful results.

In Heat 4 of Round 1, Zietz went full throttle and scored an 8.33 and an 8.50 on the righthanders in the 3-4 foot range (1 meter) at Maresias for the highest heat total of the day with a 16.83 (out of a possible 20 points). Hiroto Arai (JPN) advanced in second, eliminating Heitor Alves (BRA) and Deivid Silva (BRA), both of whom looked outstanding in the QS 6,000 events in Florianopolis and Itacaré.

"There's kind of this messy left and a rip current out front, but there's a right peak that seems pretty consistent and I was able to get those two good ones," said Zietz. "It sucks to come down to the end of the year needing a result and thinking I might have taken some heats for granted in the beginning of the year and didn't give it my all from beginning to end. I love what I do, traveling all around the world and surfing all these places. We live the best lifestyle in the world and I really want to be back on the CT and hopefully I'll do well enough so I don't have to do the QS next year. This year is the most I've ever traveled and haven't been home too much. But it's super fun to be back in Brazil. The water's super warm and the waves are fun, so it's good"

Substituting Jordy Smith (ZAF) during the European leg of the World Surf League CT events, Tomas Hermes (BRA) had an outstanding beginning to the QS 10,000 event by scoring a 9.00 on a series of explosive hacks for the highest single wave ride of the day. Davey Cathels (AUS) who is at No. 20 on the QS standings advanced in second place, while Medi Veminardi (REU) and Marco Giorgi (URY) were eliminated.

"When you get a good score to start off in a heat, you only think about getting a good backup score. So I tried to get at least a 5 or 6 point ride so I wouldn't get overtaken," said Hermes. "On that 9-point ride, I was in doubt if I should ‘ve gone or not because it had this weird wonk in it. But after my first snap, it just opened up and it let me do a few more turns before hitting the closeout section. I love surfing here in Maresias, so I'm stoked that the forecast looks good and I hope we all get to show what we can do in the next few days."

Conner Coffin (USA) is also looking to become a rookie on the CT in 2016, but first needs to advance two more rounds at the Oi HD Sao Paulo Open of Surfing before making it into the top ten list of surfers that will be eligible. Coffin stayed busy and attacked the lefts at Praia de Maresias for a total heat score of 14.60 (7.67 + 6.93) to advance in first place. Hizunome Bettero (BRA) moved on in second place with a 12.40, taking down Michael Wright (AUS) and Joan Duru (FRA).

"I got pretty busy at the start and that's what I wanted to do. But there's always that fine line between getting busy and making sure it's a good one," Coffin said. "You don't want to start with 3's. I was stoked that I got that really good left and then I kept looking for the lefts because I feel comfortable on my backside in waves like these. It's super important to get a good start at these events. I've had a good run in Brazil and it's always good to get results when you put the time in. I didn't do well in Itacare, but I told my parents that I was saving some of my good mojo for Maresias and I couldn't spend it all on the 6000. So I hope to keep the rhythm going and I'm stoked there are waves and I'm looking forward to a fun week."

Young Italian surfer Leonardo Fioravanti (ITA) is steadily making a comeback after fracturing a vertebrae in his spinal column after a nasty wipeout at Pipeline last year. In Heat 6, Fioravanti looked powerful as he scored two rides in the excellent range (8.00 + 8.17) to advance in first place alongside Billy Stairmand (NZL). Stuart Kennedy (AUS), who entered the event in 12th place on the QS rankings, was visibly distraught after being eliminated in Round 1 along with Nomme Mignot (FRA).

"Actually it's pretty fun out there," Fioravanti said. "You just have to wait for the right two waves. It's tough because there's a lot of water moving and it's windy. But if you're patient, you should be able to get two good waves in a 30-minute heat. [About his return to Hawaii after the injury] I'm actually excited to go back to Hawaii. I don't know what I'll feel when I go to Pipe, but I love the whole scene in Hawaii. I've been going there since I was really young, so I can't wait to get out there. I'm frothing."

A call is set for 7:30 am local time for continuation of the Oi HD Sao Paulo Open of Surfing presented by Banco do Brasil. Competition will recommence with Heat 10 of Round 1 consisting of Jack Freestone (AUS), Evan Geiselman (USA), Cooper Chapman (AUS) and Michael February (ZAF).

Davey Cathels
- WSL
1 of 3
Davey Cathels
- WSL
1 of 3
World Surf League
Download it for free on the App store. Download it for free on Google Play.