- WSL / Luca Castro / Taurus Comunicação
- WSL / Luca Castro / Taurus Comunicação

A torcida baiana teve motivos de sobra para comemorar na tarde deste domingo (1). Dos 93 homens inscritos para o Oi apresenta QS 1500 Praia do Forte Pro, realizado na praia do Papagente, em Mata de São João, litoral norte baiano, os dois melhores foram os filhos da terra. Local de Praia do Forte, Bino Lopes se consagrou campeão da etapa, que teve o também baiano Marco Fernandez na segunda colocação.

Bino Lopes and Silvana Lima - Oi Praia do Forte Pro Bino Lopes and Silvana Lima - WSL / Luca Castro / Taurus Comunicação

A bateria final foi acirrada do início ao fim. Após levar a melhor na disputa na água e ser carregado nos braços da torcida na areia, Bino Lopes ressaltou a qualidade do amigo. "Marquinho é, sem dúvidas, um dos melhores surfistas que temos no Brasil. A bateria não poderia ser diferente. Muito disputada. A cada onda, uma nova emoção. Estou muito feliz por ter feito essa final com ele, que é um amigo que torço muito pelo sucesso dele. Vamos continuar juntos, firmes e fortes levando o nome da Bahia e do Brasil para o mundo", enfatizou o atleta que também viveu fortes emoções para chegar à decisão, quando bateu Jessé Mendes na semifinal.

"Na última onda, ele tinha a preferência, mas me deixou surfar. Ele estava na frente e eu precisava de 7.60 para ultrapassá-lo e tomar a liderança. Justo nessa última oportunidade, eu tirei 7.80 e avancei à final. Foi sensacional a emoção em ver a minha família e meus amigos vibrando na torcida", emendou.

Bino Lopes (BRA) - Oi Praia do Forte Pro Bino Lopes (BRA) - WSL / Luca Castro / Taurus Comunicação

Vice-campeão, Fernandez também destacou o alto nível técnico do campeonato. "A galera deu um show na água. Todas as baterias foram muito niveladas e isso, com certeza, valorizou a competição. Claro que queria o título, mas segundo lugar me deixou muito feliz. Só tenho a agradecer aos meus familiares, a toda minha equipe multidisciplinar e aos meus demais apoiadores pela parceria de sempre", disse o baiano que, na semifinal, passou pelo argentino Leandro Usuna, único estrangeiro entre os quatro melhores.

QS RANKING - Com o resultado, Bino Lopes e Marquinho Fernandez subiram significativamente na tabela de classificação do QS ranking. Antes da competição, Bino Lopes ocupava o 60.o lugar. Agora, ele é o 22.o. Marquinho Fernandez, antes 21.o, subiu nove posições e agora é o 12.o. Jessé Mendes, por sua vez, entrou no grupo dos dez atletas que ascendem à elite do surfe mundial. Antes do Praia do Forte Pro, apresentado pela Oi, o paulista ocupava a 12.a colocação. Hoje, ele ocupa a oitava colocação. Leandro Usuna pulou do 58.o lugar para o 30.o.

Marco Fernandez (BRA) - Oi Praia do Forte Pro Marco Fernandez (BRA) - WSL / Luca Castro / Taurus Comunicação

Já no ranking Sul-Americano da WSL, o argentino ultrapassou o brasileiro Flávio Nakagima e é o novo líder. Após o Praia do Forte Pro, ficou assim:

1.o: Leandro Usuna (ARG) - 1.310 pontos 2.o: Flavio Nakagima (BRA) - 1.280 3.o: Bino Lopes (BRA) - 1.000 4.o: Marco Fernandez (BRA) - 750 5.o: Marcos Correa (BRA) - 745 6.o: David do Carmo (BRA) - 700 7.o: Messias Felix (BRA) - 605 8.o: Caetano Vargas (BRA) - 580 9.o: Jesse Mendes (BRA) - 560 10.o: Wesley Santos (BRA) - 530

"Estou muito feliz porque é só o início do ano, ainda falta muito até o final da temporada. Espero seguir nesse ritmo. A América do Sul deve ser a mais forte, porque tem os melhores competidores da WSL. Estar no topo, é bom demais. Quero me manter aqui", cravou Usuna.

Como premiação pelo título, Bino Lopes ganhou USD 10.000 e Marquinho Fernandez, pelo vice, USD 6.000.

Leandro Usuna (ARG) - Oi Praia do Forte Pro Leandro Usuna (ARG) - WSL / Luca Castro / Taurus Comunicação

FEMININO - Entre as mulheres, deu Silvana Lima mais uma vez. Para chegar ao bicampeonato da competição, ela precisou vencer Jaqueline Silva, por 33 décimos (8.83 x 8.50), na semifinal. Na decisão, contra Nathalie Martins, ela teve uma onda com nota 9.60 e fechou a bateria com 17.93, a maior somatória de toda a competição no masculino e feminino.

"Por pouco, não perco minha vaga na final. Vibrei muito quando confirmei presença na decisão. Nessa última bateria, fiz a minha melhor somatória. Só tenho que agradecer à organização e aos meus patrocinadores. Agora, estou com a confiança em alta. Estou indo para o Rio Pro, como convidada do WCT, e vou soltar o pé por lá", garantiu Silvana Lima.

Silvana Lima e Nathalie Martins - Oi Praia do Forte Pro Silvana Lima e Nathalie Martins - WSL / Luca Castro / Taurus Comunicação

Ela também falou sobre o bom histórico surfando em águas baianas. "Eu me sinto super bem na Bahia. Sou metade cearense, metade baiana. Adoro essa onda de Praia do Forte. Sempre venho aqui quando tem evento. Então, conheço bastante. E é maravilhosa, com altas ondas e hoje teve mais ondas ainda para fechar com chave de ouro".

Para Nathalie Martins, o Praia do Forte Pro, apresentando pela Oi, foi o primeiro passo para o fortalecimento do surfe brasileiro. "Está todo mundo de parabéns. A Marina Werneck, que organizou tudo isso aqui e foi diretora de prova é um exemplo de que nós podemos nos unir para fazer várias etapas como essa, onde o que se viu foi muita atleta feliz e realizada com o nível técnico, com o cenário e todos os detalhes que vimos no PF Pro. Precisamos muito que pessoas como ela continuem incentivando o esporte e, especialmente, o feminino. Todo mundo está de parabéns. Foi um espetáculo dentro e fora d'água", observou a vice-campeã.

Silvana Lima (BRA) - Oi Praia do Forte Pro Silvana Lima (BRA) - WSL / Luca Castro / Taurus Comunicação

Notoriamente feliz com o resultado, Marina Werneck lembrou do trabalho conjunto que foi feito para que o campeonato fosse realizado. "Foi uma sintonia incrível entre atletas, toda a equipe de trabalho que fez parte da organização, o público local e a natureza. Conseguimos, juntos, fazer um trabalho muito bom. O gostinho de quero mais ficou em todos nós. Essa competição nos estimulou a continuar trabalhando forte para dar sequência. É bom demais ver a alegria nos olhos de cada surfista, seja ele homem ou mulher. O sentimento é o melhor possível", pontuou.

Após o campeonato, o ranking Sul-Americano da WSL ficou dessa forma:

1.a: Silvana Lima (BRA) - 1.000 pontos 2.a: Nathalie Martins (BRA) - 750 3.a: Jacqueline Silva (BRA) - 560 3.a: Yanca Costa (BRA) - 560 5.a: Givanilta Ferreira (BRA) - 420 5.a: Monik Santos (BRA) - 420 5.a: Tais de Almeida (BRA) - 420 5.a: Larissa dos Santos (BRA) - 420

Nathalie Martins (BRA) - Oi Praia do Forte Pro Nathalie Martins (BRA) - WSL / Luca Castro / Taurus Comunicação

Como premiação pelo título, Silvana Lima ganhou USD 6.000 e Nathalie Martins, pelo vice-campeonato, ganhou USD 3.000.

Oi apresentou o Praia do Forte Pro junto com o Governo do Estado da Bahia, por meio da SETRE (Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte - Programa Faz Atleta), que ainda conta com o patrocínio da Billabong, Tivoli Eco Resort Praia do Forte, Skol Ultra e Prefeitura de Mata de São João, além do apoio da Federação Baiana de Surf, da Associação de Surf da Praia do Forte, ZooM Comunicação, Gocil e Turisforte.

World Surf League
Download it for free on the App store. Download it for free on Google Play.