- WSL / WSL South America
- WSL / WSL South America

Começa nesta segunda-feira (18) o prazo do QS 1500 Maui and Sons Arica Pro Tour no Chile, com 48 participantes de sete países se inscrevendo na etapa mais desafiadora do calendário da WSL South America. A bancada de El Gringo produz tubos fantásticos até em grandes ondulações e esse é o maior atrativo para os surfistas que gostam de ondas mais pesadas. No ano passado, as condições do mar ficaram tão extremas no último dia que as finais foram canceladas e não foi definido um campeão, para preservar a integridade física dos atletas. A vitória no Desafio de Arica vale um prêmio de 10.000 dólares, 1.500 pontos para o WSL Qualifying Series e 1.000 para o ranking da WSL South America, que define o campeão sul-americano da temporada.

Lucas Chianca (BRA) (@pablojimenez_photo) Lucas Chianca - WSL / WSL South America

Já foram realizadas duas etapas esse ano, o Rip Curl Pro Argentina em Mar del Plata vencido por Flavio Nakagima e o Praia do Forte Pro na Bahia por outro brasileiro, Bino Lopes. Mas, o líder do ranking sul-americano é o argentino Leandro Usuna, que foi vice-campeão em casa e assumiu a ponta ao chegar nas semifinais do QS 1500 do Brasil. Os dois brasileiros não vão competir no Chile, mas Leandro Usuna está em Arica para defender a liderança no Maui and Sons Pro Tour. Ele é um dos dezesseis cabeças de chave escalados para entrar na segunda fase.

Os outros 24 foram divididos nas oito baterias que vão abrir a 29.a etapa do WSL Qualifying Series no Chile. O atual campeão mundial Pro Junior da World Surf League, Lucas Silveira, estreia na primeira do dia, com o brasileiro disputando duas vagas para a segunda fase com o chileno Sebastian Oliva e o argentino Francisco Usuna. Os brasileiros são maioria entre os inscritos, com onze surfistas, sete deles entrando na primeira fase e quatro na segunda.

Guillermo Satt (CHL) (@pablojimenez_photo) Guillermo Satt (CHL) - WSL / WSL South America

Os peruanos também comparecem em grande número, só um a menos do Brasil, dez no total, com quatro cabeças de chave também e seis na rodada inicial. Entre esses seis, estão os dois finalistas da primeira edição do Desafio de Arica nas grandes ondas de El Gringo em 2009, o campeão Gabriel Villaran na segunda bateria e Alvaro Malpartida na sexta. Malpartida perdeu essa final, mas em 2013 conquistou o seu troféu de campeão do Maui and Sons Arica World Star batendo o australiano Anthony Walsh na decisão do título.

O Chile forma o terceiro maior pelotão, com nove participantes, entre eles Guillermo Satt campeão em Arica em 2011 e Manuel Selman, um dos quatro semifinalistas da edição do ano passado que não teve um vencedor, pois o mar ficou storm e muito perigoso no último dia e as finais foram canceladas. Ambos estão entre os dezesseis cabeças de chave da segunda fase. Completam a lista de países que estarão representados no Maui and Sons Arica Pro Tour esse ano, a Argentina com cinco inscritos, Austrália e Estados Unidos com dois cada e a França com um concorrente ao título nos tubos e El Gringo.

World Surf League
Download it for free on the App store. Download it for free on Google Play.