- WSL / Susu Nasser
- WSL / Susu Nasser

O tradicional Huanchaco Longboard Pro que decidiu os títulos sul-americanos da modalidade nos últimos anos, está retornando ao calendário da WSL South America depois de uma temporada ausente. Nas duas últimas edições, o peruano Piccolo Clemente e a brasileira Atalanta Batista conquistaram o bicampeonato em 2014 e 2015 nas ondas de Huanchaco, no balneário peruano da cidade de Trujillo, na região de La Libertad. O evento estava marcado para acontecer nos dias 13 a 15 de abril, no entanto, devido ao estado de emergência em várias cidades do Peru, teve que ser adiado para o mês de julho em data ainda a ser confirmada.

Veja o anúncio oficial da WSL South America divulgado pelo Tour Manager Roberto Perdigão:

Piccolo Clemente Piccolo Clemente - WSL / Tim Hain

ESTADO DE EMERGÊNCIA NO PERU FORÇA ADIAMENTO DO HUANCHACO LONGBOARD PRO

O aquecimento anormal das águas do Pacífico na região costeira do Peru causou a maior precipitação em décadas, paralisando grande parte do país depois de deslizamentos de terra e rios inundados. Pessoas foram varridas, estradas foram bloqueadas e colheitas perdidas. Mais de 70 pessoas já perderam a vida e 100.000 pessoas estão desabrigadas após o período chuvoso que veio com uma intensidade dez vezes maior do que o normal, disseram autoridades.

Cerca de metade das cidades do Peru declarou estado de emergência, especialmente no norte do país andino, onde a precipitação bateu recordes históricos em vários estados, de acordo com o primeiro-ministro, Fernando Zavala. O Peru ainda tem que enfrentar mais um mês de chuvas fortes, de acordo com a meteorologista Dimitri Gutierrez, do Comitê Peruano de El Niño, já que o fenômeno deve se estender até o mês de abril. Até o momento, cerca de 630.000 pessoas foram afetadas pela calamidade.

Piccolo Clemente (PER) and Atalanta Batista (BRA). Bicampeões em 2015 - WSL / Susu Nasser

Diante deste quadro desolador, as autoridades locais, os organizadores do evento e a WSL South America, decidiram pelo adiamento do Huanchaco Longboard Pro para o mês de julho, em data que será informada nos próximos dias.

Agradecemos pela compreensão de todos. Em nome da WSL, dos nossos surfistas e eventos, enviamos a nossa mais profunda solidariedade a todo o povo peruano.

World Surf League
Download it for free on the App store. Download it for free on Google Play.