- WSL / Poullenot/Aquashot
- WSL / Poullenot/Aquashot
Highlights: Pro Santa Cruz
2:48
Finais decididas em condições difíceis em Portugal.

Uma final sul-americana fechou o QS 3000 Pro Santa Cruz 2017 apresentado pela Oakley neste domingo (30) na Praia da Física, em Santa Cruz, Portugal. Marco Giorgi festejou a primeira vitória do Uruguai no Circuito Mundial da World Surf League, derrotando Thiago Camarao na terceira decisão de título do brasileiro em três domingos consecutivos. E ele quase consegue a terceira vitória no placar encerrado em 12,67 a 12,27 pontos a favor do uruguaio. Com os 3.000 pontos, Marco Giorgi saltou de 256 para 23 no ranking do WSL Qualifying Series e Thiago Camarão subiu da 122.a para a 21.a posição após as 26 etapas completadas em Portugal.

podium at Santa Cruz Pro 2017 Marco Giorgi e Thiago Camarão - WSL / Poullenot/Aquashot

Os dois são muito amigos e nasceram no mesmo ano de 1988. Marco Giorgi completou seu 29.o aniversário durante a semana em Portugal (dia 26) e não poderia desejar um presente melhor do que a vitória no QS 3000 Pro Santa Cruz. As finais aconteceram em condições difíceis nas ondas mexidas e irregulares de 3-5 pés, afetadas pelos ventos do domingo na Praia da Física. O uruguaio achou uma boa direita quando restavam 5 minutos para o término da bateria e acertou duas manobras fortes que valeram nota 7,17. Thiago Camarão tentou a vitória até o fim, mas dessa vez não conseguiu virar o placar nas últimas ondas que surfou.

"É a minha primeira vitória no Circuito Mundial e estou muito emocionado, é muito louco tudo isso que estou sentindo", vibrou Marco Giorgi, que está competindo sem um patrocinador principal esse ano. "É um trabalho muito duro, os campeonatos são longos e você tem que manter o foco sempre para ir passando as baterias. Hoje (domingo) foi o meu dia e estou muito feliz, nem posso acreditar. Este resultado me permitirá participar dos QS 10000 a partir de agora, mas não foi fácil conseguir isso começando a temporada do zero no início do ano".

Thiago Camarao (BRA)  placed 2nd in the final at Santa Cruz Pro 2017 Thiago Camarão - WSL / Poullenot/Aquashot

Até a inédita vitória uruguaia em Portugal, o melhor resultado de Marco Giorgi em 2017 era o 25.o lugar no QS 3000 Volcom Pipe Pro em Pipeline, no Havaí. Ele também disputou as duas primeiras etapas do QS 6000 esse ano, mais decisivas na briga pelas dez vagas do WSL Qualifying Series para a elite dos top-34 que disputa o título mundial da World Surf League. No entanto, não passou nenhuma bateria na Austrália e despencou no ranking, só voltando a competir agora no QS 3000 de Portugal. Marco Giorgi mora em Garopaba (SC) e é o único representante do Uruguai no Circuito Mundial da World Surf League.

"Eu e o Marco (Giorgi) crescemos juntos e foi super legal fazer essa final com ele aqui, então fiquei feliz por ele também", disse Thiago Camarão. "Eu fiz o melhor que pude nas ondas que vieram para mim e não foi suficiente dessa vez. Mas, estou feliz com o meu surfe e com tudo que está acontecendo na minha vida agora. Eu vou continuar feliz, sorrindo, ficar saudável e treinar bastante para pensar mais seriamente sobre a qualificação (para o CT) novamente".

Marco Giorgi (URY) placed 1st in the final at Santa Cruz Pro 2017 Marco Giorgi - WSL / Poullenot/Aquashot

Thiago Camarão também viveu a falta de um patrocinador principal no ano passado e ficou em 113.o lugar no ranking, fora do grupo com participação garantida nas etapas do QS 6000 e QS 10000, as mais decisivas do WSL Qualifying Series. Nesse ano, estreou o novo patrocínio vencendo o QS 1500 Rip Curl Pro Argentina em Mar del Plata, largando na frente na corrida do título sul-americano da WSL South America. Uma semana depois, outra vitória na abertura do Circuito Paulista valendo pontos pelo título brasileiro. Em Portugal, decidiu seu terceiro título consecutivo e subiu para a 21.a posição no ranking com aproveitamento de 83,3% dos pontos disputados no QS esse ano, faltando três resultados ainda para completar os cinco computados.

No último dia do QS 3000 Pro Santa Cruz, Marco Giorgi conseguiu a maior nota do domingo - 8,5 - para derrotar o veloz Hiroto Ohhara na primeira semifinal. O japonês está em quarto lugar no ranking do QS e ainda tirou um 7,5 numa boa onda, porém não impediu a primeira vitória do uruguaio por 15,23 a 13,33 pontos. Na outra bateria, o português Frederico Morais construiu uma sólida vantagem com notas 6,33 e 7,50, mas Thiago Camarão reagiu no final e apresentou suas armas em três ondas seguidas na casa dos 7 pontos para derrotar o top do CT por 14,50 a 13,83 pontos.

Victor Mendes (BRA)  placed 1st in Heat 12 of Round Twoat Pro Santa Cruz 2017 Vitor Mendes - WSL / Poullenot/Aquashot

PARTICIPAÇÃO SUL-AMERICANA - Outros sul-americanos já vinham se destacando durante a semana em Santa Cruz. Na quinta-feira, o jovem Vitor Mendes, irmão do líder do ranking, Jesse Mendes, conseguiu sua primeira nota 10 da carreira na World Surf League nas ondas da Praia da Física. No dia seguinte, ele não conseguiu repetir a ótima atuação e ficou em último na bateria que outro paulista se classificou em segundo lugar, Robson Santos. O campeão Marco Giorgi ganhou a primeira bateria dessa rodada dos 32 que passaram pela fase de estreia dos principais cabeças de chave, mas o paraibano Samuel Igo perdeu a briga pela segunda vaga e ficou em 17.o lugar QS 3000 de Portugal.

Na terceira bateria, o português Tiago Pires, ex-top do CT, bateu três surfistas da América do Sul e o chileno Manuel Selman passou em segundo lugar, superando os brasileiros Victor Bernardo e Krystian Kymerson, vice-campeão na final contra Thiago Camarão no QS 1500 Rip Curl Pro Argentina em Mar del Plata. Depois, Thiago Camarão derrotou o atual português do CT, Frederico Morais, pela primeira vez no QS 3000 de Santa Cruz. Yago Dora passou em segundo na penúltima bateria, mas o peruano ficou em último na que fechou a lista dos dezesseis classificados para disputar vagas para as quartas de final homem a homem.

Robson Santos (BRA)  Placed 2nd   in Heat 6 of Round  Four at Santa Cruz Pro 2017 Robson Santos - WSL / Poullenot/Aquashot

FASES DECISIVAS - Marco Giorgi entrou junto com o chileno Manuel Selman na primeira e passou em segundo no confronto vencido pelo japonês Hiroto Ohhara. O norte-americano John Mel ficou em terceiro e Manuel Selman em quarto, terminando em 13.o lugar no QS 3000 Pro Santa Cruz, com 840 pontos no ranking. Na terceira batalha por vagas nas quartas de final, deu dobradinha brasileira de Yago Dora e Thiago Camarão para acabar com a invencibilidade de Gony Zubizarreta na "perna europeia", pois o espanhol ganhou o QS 1000 disputado em Portugal semanas atrás e o QS 1500 de Zarautz no País Basco.

O português Frederico Morais era a grande estrela do CT no evento e superou o brasileiro Robson Santos na disputa pela última vaga para as quartas de final. Depois, barrou o catarinense Yago Dora, número 3 do ranking, antes de ser derrotado por Thiago Camarão nas semifinais. Já o campeão Marco Giorgi despachou o outro top do CT nas quartas de final, o norte-americano Kanoa Igarashi, por uma pequena vantagem de 14,23 a 13,96 pontos. Kanoa, Yago Dora e os franceses Jorgann Couzinet e Marc Lacomare, ficaram em quinto lugar no campeonato e receberam 1.260 pontos no ranking do WSL Qualifying Series.

Yago Dora (BRA)  Placed 2nd in Quarters Three at Santa Cruz Pro 2017 Yago Dora - WSL / Poullenot/Aquashot

BRASIL NO G-10 - Mesmo sem competir desde a vitória no QS 6000 de Sidney, na Austrália, ninguém conseguiu tirar a liderança de Jessé Mendes no ranking do WSL Qualifying Series. O francês Jorgann Couzinet é o segundo colocado e o catarinense Yago Dora permanece em terceiro, com o capixaba Rafael Teixeira em sétimo e o baiano Bino Lopes em décimo, fechando a lista dos dez indicados pelo QS para a elite dos top-34 do CT no momento. O QS 3000 Pro Santa Cruz não provocou mudanças de nomes no G-10, mas os finalistas ficaram mais perto da zona de classificação.

O português Frederico Morais está entre os top-22 que são mantidos no CT pelo ranking principal, mas subiu para 16.o no QS com o terceiro lugar em Santa Cruz. O vice-campeão Thiago Camarão assumiu a 21.a colocação e o campeão Marco Giorgi ganhou mais de duzentas posições, passando a ser o 23.o no ranking das 26 etapas completadas em Portugal. Acima deles e mais próximos do G-10, estão o paulista Alex Ribeiro em 13.o e o catarinense Alejo Muniz em 14.o lugar. A próxima batalha pelas dez vagas será no terceiro QS 6000 do ano, o Ichinomiya Chiba Open, nos dias 21 a 28 de maio em Chiba, no Japão.

World Surf League
Download it for free on the App store. Download it for free on Google Play.