- WSL / Daniel Smorigo
- WSL / Daniel Smorigo

A World Surf League já divulgou as baterias masculinas do Oi Rio Pro 2017 e os campeões mundiais Gabriel Medina e Adriano de Souza foram escalados para abrir a etapa brasileira apresentada por Corona, que começa na terça-feira (09) em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. A "Capital Nacional do Surfe" volta a receber a elite dos melhores surfistas do mundo depois de 15 anos e Medina estreia na primeira bateria, junto com o português Frederico Morais e o australiano Ethan Ewing. Mineirinho entra na segunda, com o havaiano Ezekiel Lau e o californiano Nat Young. A apresentação dos melhores surfistas do mundo nas ondas da Praia de Itaúna continua a cada bateria, pois todos competem na rodada inicial do World Surf League Championship Tour.

Pristine conditions at Saquarema. Praia de Itaúna - Saquarema - WSL

Um total de dez brasileiros vai competir no Oi Rio Pro em Saquarema. Entre os nove integrantes da elite dos top-34 deste ano, o potiguar Italo Ferreira, que tirou a primeira nota 10 da temporada na Austrália, ainda não se recuperou da contusão no tornozelo sofrida após a etapa de abertura na Gold Coast. Ele continua desfalcando a "seleção brasileira" e será substituído pelo norte-americano Nat Young. Mas, a World Surf League confirmou um convite (wildcard) para o paulista Jesse Mendes, que lidera o ranking do WSL Qualifying Series. E o décimo brasileiro sairá da triagem organizada pela Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ) e Associação de Surf de Saquarema (ASS), que definirá o último participante.

Jessé Mendes estava nessa competição especial pela segunda vaga de convidado para o Oi Rio Pro. Com sua confirmação no evento principal, o catarinense Yago Dora, número 3 no QS, ganhou a chance de disputar o "wildcard" do evento com o surfista do Rio de Janeiro mais bem colocado no ranking, Lucas Silveira, além de dois representantes de Saquarema, o ex-top do CT, Raoni Monteiro, e o big-rider Lucas "Chumbinho" Chianca. O vencedor irá completar a bateria do havaiano John John Florence e do australiano Jack Freestone, que decidiram a etapa brasileira apresentada por Corona no ano passado. John John ganhou a final no Postinho da Barra da Tijuca e deu a arrancada rumo ao título mundial de 2016.

Gabriel Medina's perfect 10 at Postinho. Gabriel Medina - WSL / Daniel Smorigo

O havaiano conquistou seu primeiro caneco da World Surf League depois de um bicampeonato do Brasil, com Gabriel Medina em 2014 e Adriano de Souza em 2015. Medina começou bem a temporada com um terceiro lugar na Gold Coast, mas não repetiu as boas atuações nas outras duas etapas que abriram o CT 2017 na Austrália. Na última, em Bells Beach, perdeu na terceira fase para o mesmo português Frederico Morais que vai enfrentar em Saquarema. Já Mineirinho foi até as quartas de final em Margaret River e em Bells, sendo um dos cinco únicos surfistas com chances de brigar pela lycra amarela do Jeep WSL Leader no Oi Rio Pro.

JEEP WSL LEADER - Ele ocupa a quarta posição no ranking e os outros que também podem tirar a liderança de John John Florence no Brasil são o sul-africano Jordy Smith e o australiano Owen Wright, que dividem o segundo lugar, além do norte-americano Kolohe Andino, que está fechando o seleto grupo dos top-5. Filipe Toledo é o sexto colocado e Caio Ibelli subiu para o sétimo lugar com o vice-campeonato no Rip Curl Pro Bells Beach. Medina está em 11.o e a fera Kelly Slater, onze vezes campeão mundial que vem ao Brasil esse ano, em 13.o lugar.

Adriano de Souza winning his round two heat at the Oi Rio Pro in Rio de Janeiro, Brasil on Wednesday May 11, 2016. Adriano de Souza - WSL / Daniel Smorigo

Depois dos dois campeões mundiais estrearem na Praia de Itaúna, ou nas ondas da Barrinha, que também poderá receber a competição se estiver apresentando melhores condições, tem Brasil em dose dupla na terceira bateria. O paulista Wiggolly Dantas e o potiguar Jadson Andre vão enfrentar o australiano Owen Wright, que venceu a primeira etapa na Gold Coast depois de ficar de fora de toda a temporada passada se recuperando do grave acidente caindo de cabeça na bancada de corais durante o Billabong Pipe Masters de 2015 no Havaí. Wiggolly Dantas já festejou vitória nas esquerdas de Itaúna, quando Saquarema sediava uma importante etapa do WSL Qualifying Series.

LÍDERES DO RANKING - O outro vice-líder do ranking, Jordy Smith, que badalou o sino do título no Rip Curl Pro Bells Beach na primeira final do brasileiro Caio Ibelli no World Surf League Championship Tour, fará sua primeira apresentação em Saquarema na quinta bateria, contra o convidado do Oi Rio Pro, Jessé Mendes, e o australiano Josh Kerr. Na sexta, John John Florence começa a defender o título da etapa brasileira apresentada por Corona, contra o vice-campeão do ano passado, Jack Freestone, e o vencedor da triagem.

Filipe Toledo placed second in Round 5. Filipe Toledo - WSL / Daniel Smorigo

Depois, tem Brasil em dose dupla de novo, com o paulista Filipe Toledo e o pernambucano Ian Gouveia disputando a sétima classificação direta para a terceira fase. Caio Ibelli está na penúltima bateria com o taitiano Michel Bourez e o australiano Stuart Kennedy. E outro paulista, Miguel Pupo, na última com o havaiano Sebastian Zietz e o australiano Julian Wilson. Esta rodada inicial não é eliminatória e os dois perdedores têm outra chance de recuperação na segunda fase.

OI RIO WOMEN´S PRO - A chave das baterias femininas ainda não foi divulgada pela World Surf League, mas todas as melhores surfistas do mundo também vão competir em Saquarema. A hexacampeã mundial Stephanie Gilmore vai vestir a lycra amarela do Jeep WSL Leader no Oi Rio Pro e a atual campeã, Tyler Wright, defende o título da etapa brasileira apresentada por Corona conquistado no Postinho da Barra da Tijuca. A cearense Silvana Lima é a única representante do Brasil e da América do Sul no grupo das top-17 do CT esse ano.

John John Florence in Rio. John John Florence - WSL / Daniel Smorigo

ITAÚNA E BARRINHA - Nesse ano, os melhores surfistas do mundo vêm para o Brasil com uma nova expectativa, pois o Oi Rio Pro mudou para uma das melhores ondas do país, com esquerdas pesadas de qualidade internacional quando o mar fica clássico na Praia de Itaúna. E o mês de maio é uma boa época para a entrada de grandes ondulações em Saquarema, então todos esperam que isso aconteça durante o período do evento, de 9 a 20 de maio.

O mês já começou com um grande swell (ondulação) que entrou no último fim de semana, bombando altas ondas principalmente nas direitas da Barrinha, onde uma estrutura também ficará pronta para a comissão técnica trabalhar nos dias que estiver apresentando melhores condições do que na Praia de Itaúna. Shows musicais também irão acontecer como na época dos históricos Festivais de Surfe da década de 70, que deram início às competições no Brasil. A banda Capital Inicial será a grande atração no dia 13 de maio em Saquarema.

Stephanie Gilmore, taking on Posthino in the quarters. Stephanie Gilmore - WSL / Daniel Smorigo

COLETIVA DE IMPRENSA - Já está confirmada a coletiva de imprensa com grandes destaques do WSL Tour para o dia 8 de maio, segunda-feira, as 15h00 no Centro de Treinamento da CBV - Confederação Brasileira de Vôlei - em Saquarema. Estarão atendendo os jornalistas, os campeões mundiais Gabriel Medina, Adriano de Souza, Kelly Slater, John John Florence, Stephanie Gilmore, Tyler Wright e a única brasileira na elite mundial feminina, Silvana Lima.

ATENÇÃO JORNALISTAS - Para participar da Coletiva de Imprensa Oficial do Oi Rio Pro, é necessário enviar um e-mail para jcarvalho@worldsurfleague.com com o nome do veículo de comunicação e os jornalistas precisam informar sua função, número do celular e e-mail de cada um, para poder entrar na portaria do Centro de Treinamento da CBV - Confederação Brasileira de Vôlei. Sem todos esses dados na lista, o acesso não será permitido.

Tyler Wright advancing into the Final of the Oi Rio Women's Pro. Tyler Wright - WSL / Daniel Smorigo

O World Surf League Championship Tour tem patrocínio global do Jeep e Airbnb e a Oi como patrocinador "naming rights" da etapa brasileira apresentada por Corona. O Boticário e TNT Energy Drink são dois novos patrocinadores do Oi Rio Pro 2017, que será realizado com o importante apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e viabilizado pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje), da Prefeitura Municipal de Saquarema, Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ) e Associação de Surf de Saquarema (ASS). A competição será transmitida ao vivo pelo www.worldsurfleague.com

World Surf League
Download it for free on the App store. Download it for free on Google Play.