- WSL / Mario Nogueira

Um grande evento promovido pela primeira vez por organizadores da cidade, vai marcar a volta de Itacaré ao Circuito Mundial com uma etapa válida pelo World Surf League Quaifying Series. O South to South apresenta Itacaré Surf Sound Festival, está confirmado para os dias 26 a 29 de outubro com status QS 1500 na Praia da Tiririca e também marcará pontos no ranking sul-americano da WSL South America. Além da competição, que reunirá surfistas de vários países, o evento também terá shows musicais durante as noites e vai realizar diversas atividades educativas de conscientização para a preservação ambiental, visando a conservação e sustentabilidade da Natureza.

Itacaré Surf Sound Festival Itacaré Surf Sound Festival - WSL / Mario Nogueira

O lançamento oficial do South to South apresenta QS 1500 Itacaré Surf Sound Festival aconteceu na noite da sexta-feira, 25 de agosto, na Pousada Terra Boa, contando com a presença do prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, além de secretários municipais, vereadores, do presidente da Associação de Surf de Itacaré (ASI), Marcelo Barros, do diretor geral da WSL South America, Xandi Fontes, que falaram para a imprensa e convidados, sobre a volta de Itacaré ao Circuito Mundial com a única etapa da World Surf League na Região Nordeste do país. O acontecimento reuniu atletas, representantes de diversos segmentos voltados para o turismo e o esporte da cidade, jornalistas e entidades ligadas ao meio ambiente, que estarão desenvolvendo projetos educativos na semana do evento.

O retorno do Mundial de Surf para Itacaré foi concretizado graças ao importante apoio do prefeito Antônio de Anízio e do diretor de planejamento da prefeitura, Cleber Miranda, que desde o mês de fevereiro vêm se reunindo com representantes da WSL South America, buscando viabilizar o evento. Para o atual prefeito de Itacaré, a cidade é hoje conhecida mundialmente graças ao surfe e não poderia continuar de fora do calendário internacional, não somente pelo incentivo ao esporte, mas por todo o retorno que grandes eventos como esse trazem para o turismo e a economia da cidade.

Itacaré Surf Sound Festival Itacaré Surf Sound Festival - WSL / Mario Nogueira

O prefeito Antônio de Anízio, destacou o empenho do governo municipal, que iniciou esse projeto em fevereiro desse ano, a confiança da WSL na atual gestão da Prefeitura de Itacaré, bem como o apoio dos empresários locais e patrocinadores, para que a cidade voltasse a sediar esse evento do Circuito Mundial de Surfe. O diretor de planejamento, Cleber Miranda, falou da importância do evento não somente para o esporte, mas principalmente para Itacaré, pois vai movimentar a economia como um todo e colocar a cidade novamente como uma referência do surfe no mundo, atraindo mais turistas de outros estados brasileiros e de diversos países do mundo.

O diretor geral da World Surf League South America, Xandi Fontes, ficou impressionado com o empenho de toda a cidade e com o potencial turístico de Itacaré, as belezas naturais e a vocação para o surfe, com ondas de qualidade em várias praias, destacando que a administração municipal não mediu esforços para concretizar esse sonho da comunidade de Itacaré, em voltar a receber uma etapa do Circuito Mundial. Já o diretor geral da MVU, empresa coordenadora do projeto, Marco Lessa, apresentou os detalhes do evento, a logística, as peças publicitárias e adiantou que o Itacaré Surf Sound Festival terá grandes atrações da música brasileira, que serão anunciadas nos próximos dias.

Itacaré Surf Sound Festival Itacaré Surf Sound Festival - WSL / Mario Nogueira

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL - O público que certamente vai lotar a cidade de Itacaré mais uma vez, terá atrações durante os dias e as noites do South to South apresenta Itacaré Surf Sound Festival na semana dos dias 26 a 29 de outubro. À noite tem os shows musicais e de dia os dos surfistas de vários países disputando importantes 1.500 pontos no ranking qualificatório para a divisão de elite da World Surf League nas ondas da Praia da Tiririca, além das várias atividades educativas de preservação ambiental promovidas por entidades como Recicla Itacaré, Instituto Floresta Viva, Instituto Baleia Jubarte, Mecenas e Associação de Surf de Itacaré, em parceira com as secretarias de Meio Ambiente e Educação, para estudantes das redes públicas e particulares, mostrando a importância da conservação da Natureza com palestras, coletas de lixo, exposições artísticas e plantio de mudas.

MUSEU DO SURF - Durante o lançamento oficial do South to South apresenta Itacaré Surf Sound Festival, também foi assinado um termo de contrato de comodato entre a Prefeitura de Itacaré e a Associação de Surf de Itacaré, de permissão de uso por tempo indeterminado de um terreno situado na Rua Pedro Longo, no bairro da Pituba, para a construção do Museu do Surf. O prefeito Antônio de Anízio, também assinou a carta de intenção do município de Itacaré para ser a sede do Centro de Treinamento Olímpico de Surf, disponibilizando uma área para a sua construção em parceria com a iniciativa privada.

Itacaré Surf Sound Festival Itacaré Surf Sound Festival - WSL / Mario Nogueira

O South to South apresenta QS 1500 Itacaré Surf Sound Festival foi homologado pela World Surf League como 49.a etapa do WSL Qualifying Series e a quarta válida pelo título sul-americano de 2017 da WSL South America. A competição será realizada nos dias 26 a 29 de outubro na Praia da Tiririca, com transmissão ao vivo pelo www.worldsurfleague.com

World Surf League
Download it for free on the App store. Download it for free on Google Play.