- WSL / Luis Barra

O Maui and Sons Pichilemu Women´s Pro abre nesta sexta-feira no Chile, uma série de seis eventos da WSL South America que vai definir os campeões sul-americanos da temporada 2017. Serão três etapas femininas do WSL Qualifying Series, duas do QS masculino e a única da categoria Pro Junior Sub-18 este ano. A nova "perna sul-americana" feminina atraiu surfistas de várias partes do mundo e o título do QS 1500 do Chile nas ondas desafiadoras de Punta de Lobos, em Pichilemu, será disputado por 44 competidoras de doze países. As eliminatórias começam nesta sexta-feira, ao vivo pelo www.worldsurfleague.com

Sofia Mulanovich - PER - Maui and Sons Pichilemu Woman´s Pro Sofia Mulanovich - PER - WSL / Luis Barra

Esta será a quarta edição do Maui and Sons Pichilemu Women´s Pro e impressiona o aumento no número de surfistas do Chile participando do evento a cada ano. Serão dezessete chilenas competindo a partir de amanhã, quatorze delas escaladas na primeira fase. Outras três estão entre as dezesseis cabeças de chave que estreiam na segunda rodada de oito baterias, Lorena Fica e Jessica Anderson, que chegaram mais perto de uma vitória em casa, e Trinidad Segura, que é peça fundamental na realização desta etapa e trabalha na organização do evento.

Na estreia do Maui and Sons Pichilemu Women´s Pro em 2014, Lorena Fica e Jessica Anderson chegaram nas semifinais, só perdendo para a campeã Dax McGill, do Havaí, e para a argentina Josefina Ané. No ano seguinte, as duas se enfrentaram nas oitavas de final e Jessica avançou, mas foi derrotada na fase seguinte pela experiente campeã mundial, Sofia Mulanovich. A peruana foi finalista nos dois últimos anos, perdendo a primeira decisão para a havaiana Alessa Quizon, mas ganhando a de 2016 contra Leilani McGonagle, da Costa Rica. No ano passado, Lorena Fica foi semifinalista de novo e só parou na campeã, enquanto Jessica Anderson não conseguiu passar em sua primeira bateria no campeonato.

Sofia Mulanovich - PER - Maui and Sons Pichilemu Woman´s Pro Sofia Mulanovich - PER - WSL / Luis Barra

Sofia Mulanovich está confirmada para tentar mais uma vitória e o time peruano, formado por cinco surfistas, tem outra forte concorrente ao título, Anali Gomez, que lidera a corrida pelo título sul-americano da WSL South America e foi escalada na primeira bateria do Maui and Sons Pichilemu Women´s Pro 2017. Se confirmar o favoritismo contra as duas jovens chilenas que vai enfrentar, Beatriz Mella e Matilda Molina, Anali já vai fazer uma disputa direta pela ponta do ranking regional na segunda fase, com a vice-líder, Dominic Barona, do Equador, que encabeça a primeira bateria da segunda fase junto com a chilena Trinidad Segura.

DOZE PAÍSES NO CHILE - A defensora do título, Sofia Mulanovich, vai competir na quinta bateria do primeiro dia e suas primeiras adversárias são a havaiana Brittany Penaroza e a chilena Natalia Escobar. São tantas chilenas, que elas vão disputar classificação em todos os oito confrontos da primeira fase. Elas são mais do que o dobro do segundo país com mais inscritas no Maui and Sons Pichilemu Pro deste ano, os Estados Unidos com sete participantes.

Trinidad Segura - CHL - Maui and Sons Pichilemu Woman´s Pro Trinidad Segura - CHL - WSL / Luis Barra

Depois, vem o Peru com cinco concorrentes ao título, o Brasil com apenas quatro surfistas, a Argentina com três, o Havaí com duas e mais seis países estarão representados por uma competidora, Equador, Austrália, Espanha, Porto Rico, Costa Rica e Taiti. As quatro únicas brasileiras entram na rodada inicial. Maju Freitas enfrenta três chilenas na segunda bateria. Karol Ribeiro e Ruana Silva estão na terceira, com a peruana Mar del Solar e a chilena Josefina Vidueira. E na quarta, a também jovem Julia Camargo encara mais duas locais do Chile.

WSL SOUTH AMERICA SURF SERIES - Depois do Chile, a série de eventos da WSL South America segue para o Brasil, para a decisão dos títulos sul-americanos da categoria Pro Junior Sub-18 em Santa Catarina. O RDS Pro Junior em homenagem a Ricardo dos Santos na Guarda do Embaú, evento idealizado por Adriano de Souza e apoiado também pelos surfistas Yago Dora e Lucas Silveira, igualmente muito amigos do saudoso Ricardinho, vai definir o campeão e a campeã sul-americana de 2017 nos dias 13 a 15 de outubro na Praia da Guarda, além de classificar quem irá disputar o título mundial no World Surf League Junior Championships.

Silvana Lima (BRA) Placed 2nd in Heat 6 of Round One at OI RIO PRO 2017 Silvana Lima (BRA) - WSL / WSL/POULLENOT

Na semana seguinte, as atenções voltam-se para a disputa dos títulos profissionais de melhores surfistas da América do Sul, com a segunda prova da nova "perna sul-americana" do QS feminino. O Neutrox Weekend estreia nos dias 20 a 22 de outubro com status QS 1500 na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. E na semana seguinte, dias 28 e 29, o Reef & Paris Women´s Pro fecha o ranking feminino da WSL South America em San Bartolo, no Peru.

Este último evento das meninas, vai acontecer na mesma semana do South to South apresenta Itacaré Surf Sound Festival, a primeira das duas etapas masculinas do WSL Qualifying Series que vão fechar o calendário da WSL South America em 2017. A etapa que marca a volta de Itacaré ao Circuito Mundial da World Surf League, terá status QS 1500 e será disputada entre os dias 26 e 29 de outubro. E no dia 1.o de novembro, já começa o QS 3000 Hang Loose São Sebastião Pro na Praia de Maresias, que vai até o dia 5 em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, última parada antes do encerramento da temporada na Tríplice Coroa Havaiana.

Acompanhe a transmissão ao vivo do Maui and Sons Pichilemu Women´s Pro pelo www.worldsurfleague.com e mais informações, fotos, vídeos, podem ser acessadas também no site do evento - www.mauiandsons.cl

World Surf League
Download it for free on the App store. Download it for free on Google Play.