- WSL / Keoki Saguibo

A quinta-feira amanheceu no Havaí com Sunset Beach ainda bombando altas ondas para a continuação do QS 10000 Vans World Cup of Surfing, a segunda joia da Tríplice Coroa Havaiana que está fechando a temporada 2017 da World Surf League na ilha de Oahu. Foi mais um dia de condições desafiadoras para os sessenta surfistas que competiram nas quinze baterias disputadas no segundo dia, quinze sul-americanos entre eles. Dos treze brasileiros que entraram no mar, apenas quatro saíram classificados para a rodada de estreia dos principais cabeças de chave na terceira fase. O baiano Bino Lopes, o paulista Alex Ribeiro e o cearense Michael Rodrigues, que defende a última vaga no G-10 do QS em Sunset Beach, venceram suas baterias e o carioca Lucas Silveira passou em segundo lugar na dele.

Michael Rodrigues of Brazil advances in first to round three from round two heat 11 of the Vans World Cup of Surfing 2017 at Sunset Beach Michael Rodrigues - WSL / Keoki Saguibo

O peruano Miguel Tudela também se classificou, barrando duas feras em ondas grandes, o havaiano Billy Kemper e o australiano top da elite, Josh Kerr, para passar em segundo lugar na bateria que abriu a quinta-feira da Vans World Cup. Ela foi vencida por Benji Brand, sul-africano que há muitos anos mora na ilha de Oahu e compete no circuito mundial como havaiano. Com o segundo lugar, Miguel Tudela foi para a quarta bateria da terceira fase, encabeçada pelo campeão mundial Adriano de Souza e o havaiano Keanu Asing, com o australiano Davey Cathels completando essa disputa por duas vagas para as oitavas de final.

As duas primeiras já foram conquistadas no confronto que fechou a quinta-feira com uma dobradinha australiana no show de Matt Wilkinson em sua estreia na Vans World Cup. Ele simplesmente destruiu os recordes do campeonato com uma apresentação incrível nas direitas enormes de Sunset Beach. Logo na primeira onda, já ganhou a maior nota dos dois dias - 9,33 - e na seguinte recebeu 8,77 para totalizar 18,10 pontos de 20 possíveis. Wilko ainda surfou mais duas ondas no mesmo ritmo que valeram 7,50 e 8,50, suficientes para vencer todas as quatorze baterias da segunda fase disputadas na quinta-feira.

Miguel Tudela of Brazil advances in secind from round two heat three of the Vans World Cup 2017 at Sunset Beach, Hawaii Miguel Tudela - WSL / Keoki Saguibo

O também australiano Wade Carmichael chegou em Sunset em oitavo no ranking e é um dos cinco surfistas que ainda têm suas vagas para o CT 2018 ameaçadas. Abaixo dele estão o havaiano Ezekiel Lau em nono e os brasileiros Italo Ferreira em décimo e Michael Rodrigues em 11.o lugar. O cearense fecha a lista dos dez que se classificam, porque o número 3 do ranking, Kanoa Igarashi, está entre os 22 primeiros no CT que são mantidos na elite dos top-34.

Michael Rodrigues conquistou a terceira e última vitória do Brasil na quinta-feira, numa hora ruim do mar em Sunset Beach, com a maioria das ondas fechando rápido sem abrir tubos ou paredes mais longas para manobras. Ninguém conseguiu nem uma nota 4 pelo menos e o brasileiro somou o 3,83 da sua primeira tentativa de pegar um tubo, com o 3,33 da última para vencer por 7,16 pontos. O espanhol Aritz Aranburu passou em segundo com 6,43, superando os 5,47 do norte-americano Ian Crane e os 3,96 do havaiano Kaimana Jaquias.

Alex Ribeiro of Brazil advances to round three after winning round two heat 8 of the 2017 WSL Vans World Cup at Sunset Beach, Oahu Alex Ribeiro - WSL / Tony Heff

VAGAS NO G-10 - No entanto, o importante era a classificação para somar mais pontos no ranking. O cearense está trocando 1.550 do seu quinto pior resultado em Sunset Beach, então precisa passar mais uma bateria para garantir 2.100 nas oitavas de final e continuar avançando porque vários surfistas podem entrar no G-10 na Vans World Cup. Seu próximo desafio será na 11.a bateria da terceira fase, contra um top do CT, Sebastian Zietz, um brasileiro já garantido como novidade na elite de 2018, Yago Dora, além do português Vasco Ribeiro que está em 38.o no ranking com chance de vaga ainda, porém só com a vitória no QS 10000 de Sunset.

Alguns concorrentes mais próximos do G-10 do que o português, também competiram e dez saíram da briga na quinta-feira. Entre eles, os brasileiros Alejo Muniz (20.o lugar), Deivid Silva (28.o) e Flavio Nakagima (30.o), o norte-americano Nat Young (19.o) e os australianos Josh Kerr (21.o) e Mikey Wright (29.o), irmão de Tyler Wright, que no mesmo dia festejava o bicampeonato mundial conquistado em outra ilha do Havaí, Maui.

Bino Lopes of Brazil advances in first from round two heat five of the Vans World Cup 2017 at Sunset Beach, Hawaii Bino Lopes - WSL / Keoki Saguibo

VITÓRIAS SEM DOBRADINHAS - As outras únicas vitórias sul-americanas aconteceram em baterias com participação dupla do Brasil. Na terceira do dia, válida como a quinta da segunda fase, o baiano Bino Lopes venceu, o australiano Jackson Baker passou em segundo e o paulista Flavio Nakagima ficou em último. Três baterias depois, o fato se repetiu na vitória do paulista Alex Ribeiro no confronto Brasil x Estados Unidos, com Brett Simpson ganhando a segunda vaga e o paranaense Peterson Crisanto eliminado em quarto lugar.

Na bateria seguinte, entraram mais dois brasileiros, só que ambos perderam para o havaiano Cody Young e o australiano Adam Melling. Campeão das duas últimas etapas do QS no Brasil, Deivid Silva terminou em terceiro lugar e o paulista Victor Bernardo em último. Ainda tiveram mais duas chances de dobradinha sul-americana frustradas. Na 14.a bateria, o carioca Lucas Silveira teve que brigar pela segunda vaga com o argentino Leandro Usuna para passar junto com o francês Marc Lacomare. Na 15.a foi pior, o catarinense Alejo Muniz e o uruguaio Marco Giorgi foram barrados pelos havaianos Evan Valiere e Barron Mamiya.

Lucas Silveira of Brazil advances in second to round three from round two heat 14 of the Vans World Cup of Surfing 2017 at Sunset Beach Lucas Silveira - WSL / Keoki Saguibo

CABEÇAS DE CHAVE - Essa dupla eliminação fechou a participação sul-americana na segunda fase e na terceira o Brasil terá o reforço das suas principais estrelas, os campeões mundiais Adriano de Souza e Gabriel Medina e outros integrantes da elite do CT, além das quatro novidades já confirmadas na "seleção brasileira" que vai disputar o título mundial no ano que vem, o paulista Jessé Mendes e os catarinenses Yago Dora, Tomas Hermes e Willian Cardoso.

Serão mais doze brasileiros estreando na terceira fase, já disputando classificação para as oitavas de final da Vans World Cup. A sexta-feira já vai começar com participação tripla na primeira bateria do dia, com o paulista Caio Ibelli, o pernambucano Ian Gouveia e o carioca Raoni Monteiro, disputando duas vagas para as oitavas de final com o francês Maxime Huscenot. Adriano de Souza entra duas depois, junto com o peruano Miguel Tudela e mais nove baterias terão um ou dois brasileiros disputando classificação em Sunset Beach.

Raoni Monteiro of Brazil advances to round three after winning round two heat 2 of the 2017 WSL Vans World Cup at Sunset Beach, Oahu Raoni Monteiro - WSL / Tony Heff
World Surf League
Download it for free on the App store. Download it for free on Google Play.