NewsCopa Triathlon Reef Pro

Dominic Barona vence a Copa Triathlon Sport Reef Pro no Peru

QS 1000 FEMININO - Na categoria feminina, a equatoriana Dominic Barona roubou a cena, pois as grandes favoritas para vencer em casa eram as peruanas Sofia Mulanovich e Anali Gomez. A campeã mundial de 2004 chegou nas semifinais depois de passar pela jovem brasileira Tainá Hinckel, mas Mimi Barona achou as melhores para derrotar Sofia Mulanovich na disputa pela primeira vaga na decisão do título da Copa Triathlon Sport Reef Pro. Depois, a equatoriana também superou a tricampeã sul-americana Anali Gomez para comemorar sua segunda vitória em San Bartolo, repetindo o feito de 2011.

Dominic Barona - Copa Triathlon Sport - Reef Pro 2018 Dominic Barona WSL / Kirfa Lens

"É incrível vencer aqui no Peru e estou muito feliz por conseguir o título", disse Dominic Barona. "Este evento foi muito bom, as meninas todas surfaram bem e as ondas estiveram muito boas também nos dois dias. Competir com a Anali (Gomez), a Sofia (Mulanovich) e as meninas mais jovens, fazem com que esta vitória fique muito mais bonito, pois o evento rolou em alto nível".

Mesmo não vencendo o campeonato, Anali Gomez também ficou feliz pelo resultado, pois as duas são muito amigas. A peruana começou bem o domingo, fazendo um novo recorde de pontos - 15,90 - no QS 1000 feminino, na bateria que definiu as últimas classificadas para as quartas de final. Depois, ganhou o duelo peruano com Melanie Giunta e a disputa pela última vaga na grande final da brasileira Camila Cássia, campeã do QS 1500 Neutrox Weekend no Rio de Janeiro no ano passado. Era a terceira vez seguida que Anali Gomez ia decidir o título em etapas do QS em San Bartolo.

Dominic Barona - Copa Triathlon Sport - Reef Pro 2018 Dominic Barona WSL / Kirfa Lens

Em 2017, ela foi finalista nas duas que aconteceram no balneário peruano. Ganhou a primeira, que foi realizada nas ondas pesadas de Peñascal, porque o mar ficou gigante em San Bartolo. Com a vitória, Anali Gomez tirou a liderança do ranking sul-americana da mesma Dominic Barona, que ficou em último naquela bateria. Ainda no ano passado, San Bartolo sediou a última etapa da WSL South America e Anali garantiu um inédito tricampeonato sul-americano quando passou para a final, que acabou sendo vencida pela havaiana Bailey Nagy depois da peruana tanto festejar o título antecipado.

FINAL FEMININA - No tira-teima deste ano, infelizmente não entraram muitas ondas para as duas poderem competir em igualdade. Desta vez, Dominic Barona teve mais sorte em pegar duas que abriram mais a parede para manobrar e conquistou sua segunda vitória em San Bartolo por um baixo placar de 11,75 a 8,35 pontos. A equatoriana somou notas 6,00 e 5,75 e Anali Gomez começou com nota 5,00, mas depois só conseguiu um 3,35 para computar. As duas voltarão a se enfrentar no fim do mês, no Rip Curl Pro Argentina em Mar del Plata, etapa que no ano passado foi vencida por Dominic Barona e Anali Gomez ficou em terceiro lugar.

World Surf League
Download it for free on the App store. Download it for free on Google Play.
Download
Download