NewsRip Curl Pro Argentina

Contagem regressiva para o Rip Curl Pro Argentina

A menos de uma semana do início da sexta edição do Rip Curl Pro Argentina, a cidade de Mar del Plata se prepara para mais um grande evento internacional de surfe na Semana Santa. Assim como no ano passado, será uma etapa combinada para homens e mulheres, com uma prova do QS 1500 masculina e uma do QS 1000 feminina, valendo pontos para o ranking mundial do WSL Qualifying Series e para o sul-americano da WSL South America. O prazo do evento começa no dia 27 de março e vai até o dia 1.o de abril na Playa Grande.

Rip curl Pro Argentina Rip curl Pro Argentina WSL / WSL South America

Para que a competi√ß√£o aconte√ßa nas melhores condi√ß√Ķes de ondas poss√≠veis, ser√£o montadas duas estruturas nos extremos da Playa Grande, o primeiro em frente ao Biologia Club e o segundo em Quba, no Yacht Club Argentino. Esta sexta edi√ß√£o promete um alto n√≠vel de surfe, com grandes disputas pelo t√≠tulo de campe√£o sul-americano da WSL South America. A primeira etapa foi disputada no Peru e o peruano Alonso Correa e a equatoriana Dominic Barona v√£o defender a lideran√ßa dos rankings regionais no Rip Curl Pro Argentina, pois largaram na frente com vit√≥rias em San Bartolo.

At√© agora, quase todos os t√≠tulos masculinos de campe√£o sul-americano foram conquistados pelos brasileiros. A √ļnica exce√ß√£o foi em 2016, quando o argentino Leandro Usuna ganhou o trof√©u de campe√£o da WSL South America. O t√≠tulo regional ganhou import√Ęncia quando a World Surf League estipulou uma nova regra, de premiar os campe√Ķes dos seus sete escrit√≥rios espalhados pelo mundo, com a garantia de participa√ß√£o nas provas mais importantes do WSL Qualifying Series, com status QS 10000 e QS 6000.

Leandro Usuna of Argentina advanced to Round Two after placing second in Heat 2 of Round One at The Ballito Pro, a QS10,000 rated event. Leandro Usuna WSL / Kelly Cestari

Lele Usuna é referência entre os argentinos

Leandro Usuna, que faz parte da equipe de competição da Rip Curl, é a grande referência do surfe argentino. Além de quebrar a hegemonia brasileira no Circuito Sul-americano, Lele Usuna já conquistou dois títulos mundiais no ISA Surfing Games, foi campeão latino, várias vezes campeão argentino e ainda tem uma medalha de bronze nos Jogos Odesur. Estas são algumas credenciais que o colocam como um dos melhores surfistas da Argentina em todos os tempos.

Mas, a tarefa para os locais n√£o ser√° nada f√°cil, pois al√©m dos bravos competidores do Brasil, tamb√©m ir√£o participar do Rip Curl Pro Argentina grandes surfistas do Chile, Uruguai, Equador, M√©xico, Estados Unidos, Nova Zel√Ęndia, It√°lia e Peru.

Na categoria feminina, destaque para a participação inédita em Mar del Plata da campeã mundial de 2004, Sofia Mulanovich, do Peru. Ela voltou a competir esse ano com a meta de se classificar para os Jogos Olímpicos de Tokyo 2020. Sofia foi até as semifinais na etapa peruana de San Bartolo, sendo barrada pela equatoriana Dominic Barona, que venceu o evento e também foi a campeã do primeiro QS feminino na Argentina no ano passado. No masculino, só os brasileiros festejaram vitórias em Mar del Plata e a quinta foi conseguida por Thiago Camarão, que se tornou campeão sul-americano no mesmo ano de 2017.

Rip Curl Pro Argentina 2017 Wesley Leite WSL / Maximiliano Martinucci

Terceira etapa do Argentina Surf Tour

Al√©m das provas do WSL Qualifying Series, o Rip Curl Pro Argentina tamb√©m vai promover a terceira e √ļltima etapa do Argentina Surf Tour, que ir√° coroar os campe√Ķes argentinos de 2017 do circuito da Associa√ß√£o de Surf da Argentina, organizado por Play Patagonia.

Lucas Santamaria e Mariano Arreyes ganharam a primeira e segunda etapas, respectivamente, enquanto no feminino as vencedoras foram Coco Cianciarulo e Lucia Indurain.

Organizado pela XXL Sports, o Rip Curl Pro Argentina é um dos principais eventos do WSL Qualifying Series na América do Sul. A edição de 2017 marcou o ponto mais alto da sua história, pois foi a primeira vez que a competição aconteceu nas ondas de classe internacional do Yacht, que elevou o nível do evento e o nome de Mar del Plata para o mundo.

World Surf League
Download it for free on the App store. Download it for free on Google Play.
Download
Download