NewsRoyal St Andrews Hotel Port Alfred Classic

Argentina Josefina Ané vence primeiro QS na África do Sul

Os argentinos comandaram a participação sul-americana nas duas etapas do WSL Qualifying Series que foram encerradas neste domingo. Na África do Sul, Josefina Ané conquistou sua primeira vitória no Circuito Mundial no QS 1000 Royal St Andrews Hotel Port Alfred Classic, nas ondas de East Beach, em Port Alfred. Na Espanha, José Gundesen ficou em terceiro lugar perdendo nas semifinais para o campeão do QS 1500 Pro Zarautz, Jorgann Couzinet, que entrou no grupo dos dez surfistas que se classificam para o World Surf League Championship Tour com a vitória na final francesa com Maxime Huscenot.

Josefina Ane (ARG) - Women's champion at the Royal St Andrews Hotel Port Alfred Classic pres. by Quiksilver Josefina Ane (ARG) WSL / Thurtell

Esta foi a segunda decisão de título consecutiva da jovem Josefina Ané, 19 anos. Antes de partir para a África do Sul, foi vice-campeã em casa no QS 1000 Rip Curl Pro Argentina, sem conseguir impedir o bicampeonato da equatoriana Dominic Barona em Mar del Plata. Em Port Alfred, ela era a única estrangeira entre as vinte participantes e estreou passando em segundo na bateria vencida por Nicole Pallet, a mesma da semifinal no domingo.

Dessa vez, a sul-africana quase não achou ondas e a argentina a superou por uma larga vantagem de 11,25 a 3,70 pontos. Na grande final, Josefina Ané também pegou as melhores ondas que entraram na bateria para derrotar a sul-africana de apenas 14 anos de idade, Zoe Steyn, por 13,75 a 7,50 pontos. Com os 1.000 pontos da vitória no Royal St Andrews Hotel Port Alfred Classic, a argentina subiu do 56.o para o 43.o lugar no ranking que não sofreu alterações nas primeiras posições com os resultados das duas etapas finalizadas no domingo.

Josefina Ana (ARG) - Winner of the women's event at the Royal St Andrews Hotel Port Alfred Classic pres. by Quiksilver Josefina Ana (ARG) WSL / Thurtell

"Esta é a minha primeira vitória no QS e estou muito feliz", disse Josefina Ané. "Agradeço todas as meninas que participaram desse evento. Meu inglês é um pouco ruim, mas estou muito feliz e contente por ter decidido vir participar deste campeonato, parabéns a todos que fizeram o evento e a todas as pessoas que vieram a praia nesses dias".

VITÓRIA NO G-10 - No QS 1500 Zarautz Pro da Espanha, a vencedora foi a francesa Pauline Ado, que subiu para a 14.a posição no ranking. Se entre as meninas, ninguém entrou no grupo das seis que se classificam para o CT, no masculino o campeão Jorgann Couzinet ingressou na lista dos dez indicados para a elite dos top-34 da World Surf League. Ele acabou tirando a vaga do brasileiro Jadson André e essa foi a única mudança de nomes no G-10. Com os 1.125 pontos do vice-campeonato, Maxime Huscenot saiu da rabeira da lista para a sexta posição no ranking das 24 etapas completadas na Espanha e na África do Sul.

Jose Gundesen (ARG) during semis of Pro Zarautz 2018 presented by Oakley Jose Gundesen WSL / Damien Poullenot

O argentino Jose Gundesen também lucrou com o excelente terceiro lugar do seu primeiro bom resultado em etapas internacionais do QS. Ele marcou 840 pontos no ranking e subiu da 194.a para 92.a posição, entrando no grupo dos 100 primeiros colocados que podem participar dos eventos mais importantes e decisivos do WSL Quaifying Series, com status QS 6000 e QS 1000.

Também conseguiram ingressar nos top-100 o espanhol Vicente Romero, que dividiu o terceiro lugar com ele em Zarautz, bem como os finalistas do QS 1000 da África do Sul. O campeão na final sul-africana do Royal St Andrews Hotel Port Alfred Classic, Jordan Maree, saltou de 215 para 88 no ranking. Já o vice-campeão, Jordan Lawler, foi do 140.0 para o 85.o lugar.

Jose Gundesen (ARG) during semis of Pro Zarautz 2018 presented by Oakley Jose Gundesen WSL / Damien Poullenot

PRÓXIMAS ETAPAS - Outra etapa do QS 1000 vai acontecer na África do Sul no próximo fim de semana, com o Mitchum Buffalo City Surf Pro começando na sexta-feira nas ondas de Nahoon Reef, em East London. Mais duas serão realizadas neste mês de abril, o QS 1500 Krui Pro nos dias 15 a 20 na ilha da Sumatra, na Indonésia, e o QS 3000 Pro Santa Cruz de 24 a 29 de abril na Praia da Física, em Santa Cruz, Portugal, que no ano passado foi vencido pelo uruguaio Marco Giorgi.

World Surf League
Download it for free on the App store. Download it for free on Google Play.
Download
Download