- WSL / WSL/POULLENOT

Os melhores surfistas do mundo já estão chegando no Rio de Janeiro, para disputar o quarto desafio na corrida pelo título do World Surf League Championship Tour nas ondas da Praia de Itaúna, que começa na sexta-feira em Saquarema. A etapa brasileira terá a Oi como "naming rights" pelo quarto ano consecutivo e o Oi Rio Pro 2018 promete lotar mais uma vez a "Capital Nacional do Surf" da Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Neste ano, um brasileiro vai competir com a lycra amarela do Jeep Leaderboard, o potiguar Italo Ferreira, que venceu a segunda etapa da "perna australiana" em Bells Beach e divide a liderança com Julian Wilson. Entre as meninas, a hexacampeã mundial Stephanie Gilmore chega no Brasil na frente do ranking.

Adriano De Souza of Brazil is the 2017 Oi Rio Pro Champion after defeating Adrian Buchan of Australia in the final in Saquarema, Rio De Janeiro, Brazil Adriano De Souza - WSL / WSL/POULLENOT

"A Oi reconhece a importância do esporte como ferramenta de transformação social para a construção de uma sociedade mais coletiva", disse Bruno Cremona, gerente de Patrocínios e Eventos da Oi. "A empresa acredita na importância de apoiar projetos esportivos que integram, ocupam espaços e conectam as pessoas. O surfe e o skate, democráticos e inclusivos, são as principais modalidades na plataforma de esportes Oi. Pelo quarto ano, temos o prazer de patrocinar o Oi Rio Pro".

A CEO da World Surf League, Sophie Goldschmidt, também comentou sobre a renovação de patrocínio com a Oi como "naming rights" da etapa brasileira do WSL Championship Tour: "As expectativas para a edição deste ano do Oi Rio Pro são extremamente altas, depois da mudança para Saquarema no ano passado ter sido realizado com muito sucesso. É com grande satisfação que nós recebemos a Oi, em mais um ano, como patrocinador principal da única etapa do CT (Championship Tour) no Brasil".

Adriano de Souza of Brazil is the 2017 Oi Rio Pro Champion after defeating Adrian Buchan (AUS) in the final at Saquarema, Rio de Janeiro, Brazil. Adriano de Souza - WSL / Daniel Smorigo

No ano passado, o Oi Rio Pro terminou com a torcida que lotou a Praia de Itaúna em todos os dias, explodindo de vibração pela segunda vitória do campeão mundial Adriano de Souza, desde que a etapa brasileira da World Surf League retornou para a capital carioca, pela iniciativa e grande empenho do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Naquele ano de 2011, Mineirinho também conquistou o título na reestreia da Barra da Tijuca no Circuito Mundial, repetindo o feito na volta para Saquarema, que tinha sediado a última etapa no Rio de Janeiro em 2002, antes de ser transferida para Santa Catarina.

"Pelo segundo ano consecutivo, a quarta etapa do Mundial da WSL desembarca em Saquarema, no litoral fluminense. A cidade, que já respira surfe o ano todo e acolhe tão bem atletas e o público em geral, nos faz ter a certeza de que o sucesso vai se repetir em 2018, com areias lotadas e muita torcida brasileira", disse José Ricardo Brito, secretário de Esporte, Lazer e Juventude, do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Adriano de Souza of Brazil is the 2017 Oi Rio Pro Champion after defeating Adrian Buchan (AUS) in the final at Saquarema, Rio de Janeiro, Brazil. Adriano de Souza - WSL / Damien Poullenot

"A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, tem muita satisfação em viabilizar esta competição, não somente pela magnitude do evento, mas também por acreditar que o esporte é um dos caminhos para a transformação social", destaca o secretário José Ricardo Brito. "Trazer um torneio mundial, com grandes nomes da modalidade, para nossa casa, é fomentar os sonhos de crianças e jovens que desejam se tornar surfistas profissionais no futuro. Destaco ainda o trabalho realizado pelo ex-secretário Thiago Pampolha, que iniciou esse trabalho e ajudou a fortalecer esse evento tão importante para o calendário esportivo fluminense".

Depois de seis anos sendo disputada nas ondas da Barra da Tijuca, em 2017 a etapa brasileira voltou para Saquarema, que sempre foi um dos grandes palcos do surfe brasileiro, com ondas de qualidade internacional para os melhores do mundo competirem. O retorno foi triunfal, a Praia de Itaúna ficou lotada em todos os dias do Oi Rio Pro, a economia local foi aquecida numa época de baixa estação, os surfistas deram um show, aprovaram a mudança e a expectativa é de que o sucesso se repita esse ano.

Gabriel Medina of Brazil finishes equal 9th in the Oi Rio Pro after placing second to trials winner Yago Dora (BRA) in Heat 2 of Round Five at Saquarema, Rio de Janeiro, Brazil. Gabriel Medina - WSL / Daniel Smorigo

"É muito gratificante sediarmos mais uma vez a etapa do mundial de surfe no município de Saquarema", disse a prefeita de Saquarema, Manoela Alves. "Estamos muito felizes e empenhados em receber os atletas da elite do surfe da melhor forma, com estrutura e segurança. O público de todas as partes do Brasil vem prestigiar o evento, o que é muito positivo para a nossa cidade. Temos certeza de que, assim como na edição do ano passado, o Oi Rio Pro 2018 será um sucesso!".

A janela do Oi Rio Pro começa nesta sexta-feira e vai até o dia 20 de maio em Saquarema, mas pode ser finalizado em cinco a seis dias. A cada manhã, a comissão técnica da World Surf League se reúne para avaliar as condições do mar, ver se as ondas estão boas ou não, para decidir se haverá competição e a programação do dia para os homens e para as mulheres. Todos os 36 participantes da categoria masculina, bem como as 18 da feminina, estreiam na rodada inicial, divididos em baterias com três surfistas. A vitória vale passagem direta para a terceira fase, mas os derrotados têm outra chance de classificação na repescagem.

Yago Dora of Brazil continious his rampage of taking down World Champions and advances to the Semifinals of the Oi Rio Pro after defeating 3X World Champion Mick Fanning (AUS) in Quarterfinal Heat 2 at Saquarema, Rio de Janeiro, Brazil. Yago Dora - WSL / Damien Poullenot

A OI E O ESPORTE - A companhia patrocina grandes eventos esportivos, equipes e atletas de diferentes modalidades como surfe, skate e eventos de cultura urbana. Além de patrocinar pelo quarto ano consecutivo o Oi Rio Pro, a Oi patrocina os surfistas brasileiros de destaque na WSL: Gabriel Medina, Ítalo Ferreira, Filipe Toledo, Silvana Lima e Adriano de Souza, o Mineirinho, além do surfista Davizinho, de 12 anos, atual vice-campeão mundial de surfe adaptado. Recentemente, como parte do legado do patrocínio aos Jogos Cariocas de Verão de 2016 e 2017, a Oi construiu pistas de skate em Manguinhos e São João da Barra e reformou o park de Campo Grande - aproveitando assim o grande potencial do esporte urbano para aproximar culturas e realidades, promovendo encontros e transformando espaços públicos.

World Surf League
Download it for free on the App store. Download it for free on Google Play.