- WSL / Daniel Smorigo

Previsões confirmadas e o sábado amanheceu quase sem ondas na Praia de Itaúna para a continuação do Oi Rio Pro em Saquarema. A etapa brasileira do World Surf League Championship Tour ainda tem prazo até o dia 20 para ser encerrada e uma nova chamada para as duas categorias foi marcada para as 6h45 do domingo na "Capital Nacional do Surf" da Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Saquarema is host the 2018 Oi Rio Pro. Saquarema - WSL / Daniel Smorigo

Na sexta-feira de ondas pequenas, foi realizada a primeira fase feminina e das três participantes do Brasil, apenas a gaúcha Tatiana Weston-Webb estreou com vitória passando direto para a rodada classificatória para as quartas de final do Oi Rio Women´s Pro. A cearense Silvana Lima e a saquaremense Taís de Almeida perderam e terão que disputar a repescagem. Já os homens ainda não estrearam na quarta etapa da temporada, pois o início da competição masculina foi adiado na sexta-feira e agora no sábado também.

"Sem dúvidas, foi a decisão mais correta chamar um day off hoje (sábado)", aprovou uma das surfistas que vão disputar a repescagem feminina, Paige Hareb, da Nova Zelândia. "Ontem já foi difícil competir, mas sei que a previsão mostra que tem ondas chegando nos próximos dias, então não precisa tanta pressa agora. Eu ainda não consegui passar da segunda fase esse ano e meu objetivo é conseguir isso aqui no Brasil. Gostei muito de Saquarema, é uma cidadezinha pequena e bem tranquila, lembrando bastante a minha cidade na Nova Zelândia e realmente só quero passar dessa segunda fase (risos)".

Gabriel Medina  training in a freesurf session of Saquarema, Rio de Janeiro, (BRA) Gabriel Medina - WSL / Daniel Smorigo

A única representante da Nova Zelândia na elite mundial do World Surf League Championship Tour em 2018, vai tentar vencer sua primeira bateria no ano contra a norte-americana Caroline Marks. As duas vão disputar o quinto duelo da repescagem. Silvana Lima está no segundo com a australiana Bronte Macaulay e na bateria seguinte Taís de Almeida enfrenta a francesa Johanne Defay, vice-campeã do Oi Rio Women´s Pro na final do ano passado com a bicampeã mundial e bicampeã da etapa brasileira, Tyler Wright.

Na categoria masculina, são quatorze brasileiros entre os 36 surfistas que ainda aguardam para estrear em Saquarema. Entre eles, destaque para o potiguar Italo Ferreira, que vai competir com a lycra amarela do Jeep Leaderboard na Praia de Itaúna e o campeão mundial Adriano de Souza, que defende o título de campeão do Oi Rio Pro conquistado na decisão do ano passado com o australiano Adrian Buchan.

World Surf League
Download it for free on the App store. Download it for free on Google Play.