- WSL / Nicolas Diaz

O sábado amanheceu com um novo swell bombando altas ondas em El Gringo para definir as quartas de final do QS 3000 Maui and Sons Arica Pro Tour, que vão abrir o domingo decisivo da etapa mais tradicional do WSL Qualifying Series na América do Sul no Chile. O peruano Tomas Tudela comandou o show nos tubos em um dia parecendo Banzai Pipeline, com condições épicas para competir em El Gringo. Ele ganhou o Desafio de Arica no ano passado e no sábado surfou dois tubaços incríveis para fazer um novo recorde de 18,33 pontos. Três brasileiros, dois australianos, um argentino e um surfista da Costa Rica, também avançaram para decidir o título no último dia do QS 3000 do Chile.

Tomas Tudela - Maui and Sons Arica Pro Tour Tomas Tudela - WSL / Nicolas Diaz

"Eu já venho a Arica há alguns anos e El Gringo tem uma qualidade diferente, é uma das melhores ondas do mundo e sempre venho pra cá com uma mentalidade mais positiva", disse Tomas Tudela. "Eu não estava passando muitas baterias esse ano nos outros eventos e aqui eu me sinto mais forte para conseguir meus objetivos. Estou aqui para defender o meu título, mas isso tem que ser passo a passo, sem pensar lá na frente. Eu quero agradecer as pessoas que torcem por mim, minha família e os amigos de Punta Hermosa, Lima e de todo o Peru".

O peruano fez uma apresentação impecável em sua segunda participação no sábado em El Gringo. Ele disputou o primeiro confronto do dia, válido pela quarta fase da competição, junto com o vice-campeão na final peruana do ano passado, Alvaro Malpartida, que foi barrado pelo brasileiro Samuel Igo. Depois, Tomas Tudela completou dois tubos sensacionais para ganhar notas 9,00 na primeira onda que surfou e 9,33 na última. Com elas, estabeleceu um novo recorde de 18,33 pontos de 20 possíveis para o QS 3000 Maui and Sons Arica Pro Tour.

Dean Bowen - Maui and Sons Arica Pro Tour Dean Bowen - WSL / Nicolas Diaz

Nesta segunda bateria classificatória para as quartas de final, o australiano Dean Bowen, vice-campeão nos tubos de El Gringo em 2016, também surfou grandes tubos para passar em segundo lugar com 16,24 pontos, somando notas 8,47 e 7,77. Os dois tiraram o último chileno da disputa do título, Danilo Cerda, além do brasileiro João Chianca. O outro chileno era Nicolas Vargas, que já havia perdido para o brasileiro Vitor Mendes e o australiano Jacob Willcox no confronto que abriu a disputa por vagas nas quartas de final do QS 3000 do Chile.

"As ondas estão muito boas hoje (sábado), nem tão grandes e nem pequenas. Estão perfeitas, mas eu sabia que seria uma bateria muito difícil ", disse Vitor Mendes, irmão mais jovem do top da elite do CT e único brasileiro que venceu o Desafio de Arica nos tubos de El Gringo, Jessé Mendes. "Eu consegui um 7,33 em minha primeira onda e fiquei esperando por uma outra onda boa. Ela veio e fiz outra nota 7 para passar em primeiro, então estou muito feliz por ter avançado para as quartas de final. Meu irmão (Jessé Mendes) já venceu aqui anos atrás (2014), então será fantástico se eu conseguir ganhar também nesse lugar com tubos incríveis".

Carlos Muñoz - Maui and Sons Arica Pro Tour Carlos Muñoz - WSL / Nicolas Diaz

Na terceira classificatória para as quartas de final, a vitória foi do surfista da Costa Rica que sofreu o pior acidente nas oito edições da etapa do Chile em Arica já disputadas, caindo de cabeça na bancada de El Gringo. Carlos Munoz achou um tubaço no último minuto para ganhar nota 7,10 e saltar da quarta para a primeira posição na bateria. Com isso, o brasileiro Jeronimo Vargas, que estava liderando, passou em segundo lugar e o havaiano Torrey Meister acabou eliminado junto com o carioca Raoni Monteiro.

"Estou muito contente em passar essa bateria e avançar para as quartas de final desse campeonato incrível", disse Carlos Munoz. "Eu me concentrei bastante antes da bateria e a primeira onda que entrei me pegou na cabeça e me deixou um pouco assustado. Mas, tentei manter a calma e consegui ainda surfar dois bons tubos para vencer. Essa última onda no final da bateria, acho que foi Deus quem mandou, porque parecia não haver mais ondas. Eu quase não saio do tubo, então estou muito feliz em poder avançar para o domingo".

Lucas Chianca - Maui and Sons Arica Pro Tour Lucas Chianca - WSL / Nicolas Diaz

Na última bateria do dia, caiu um dos grandes favoritos para vencer o QS 3000 Maui and Sons Arica Pro Tour. O big-rider Lucas "Chumbo" Chianca, campeão da etapa do WSL Big Wave Tour nas temidas ondas de Nazaré, esse ano em Portugal, vinha se destacando nos tubos de El Gringo, batendo recordes a cada dia. Só que dessa vez, ele não conseguiu pegar as melhores ondas que entraram na bateria e terminou em último no confronto que o argentino Leandro Usuna brilhou num tubaço nota 9,63 para se classificar em primeiro lugar, com o brasileiro Weslley Dantas em segundo.

CINCO PAÍSES - O QS 3000 Maui and Sons Arica Pro Tour foi iniciado na terça-feira com 108 surfistas de incríveis dezenove países. Agora, restaram oito representantes de cinco nações para decidir o título no domingo e a expectativa é de que seja mais um dia com altos tubos em El Gringo. O Brasil já era maioria entre os 108 inscritos e manteve esse status até o último dia, classificando três surfistas, contra dois australianos, o peruano defensor do título, um argentino um costa-ricense.

Samuel Igo - Maui and Sons Arica Pro Tour Samuel Igo - WSL / Nicolas Diaz

A primeira quarta de final, que vai abrir o domingo às 7h00 no Chile, será entre o australiano Dean Bowen e o jovem brasileiro Vitor Mendes. Na segunda, o peruano Tomas Tudela terá outro australiano pela frente, Jacob Willcox, no seu caminho por um inédito bicampeonato consecutivo em nove anos de história da etapa do QS em Arica. Depois, o costa-ricense Carlos Munoz enfrenta o brasileiro Weslley Dantas e a última vaga para as semifinais será disputada pelo argentino Leandro Usuna e outro brasileiro, Jeronimo Vargas.

World Surf League
Download it for free on the App store. Download it for free on Google Play.