NewsEDP Billabong Pro Ericeira

Cinco brasileiros triunfam na volta do QS 10000 de Portugal

O QS 10000 EDP Billabong Pro Ericeira retornou depois de um dia parado para realizar mais dezesseis baterias em ondas passando dos 2 metros de altura na Praia Ribeira D´Ilhas na quinta-feira em Portugal. O dia não foi bom para o Brasil, pois dos quinze que competiram, apenas cinco passaram suas baterias, os campeões mundiais Gabriel Medina e Adriano de Souza, o também paulista Deivid Silva, o potiguar Jadson André e o baiano Bino Lopes. E o peruano Alonso Correa conquistou a última vaga do dia para a rodada classificatória para as oitavas de final do último QS 10000 do ano, antes do encerramento da temporada no Havaí.

Gabriel Medina (BRA) during Round 3 of EDP Billabong Pro Ericeira 2018 Gabriel Medina WSL / Damien Poullenot

Os brasileiros Gabriel Medina, Deivid Silva e Bino Lopes, também já chegaram na quarta fase da competição, quando o formato muda para confrontos com três atletas classificando os dois primeiros colocados. Deivid já largou a rabeira da lista dos dez indicados para a elite do CT pelo ranking do WSL Qualifying Series e será o primeiro a disputar vagas para as oitavas de final. Ele está na segunda bateria com o havaiano Sebastian Zietz e o neozelandês Ricardo Christie, que entrou no G-10 na quinta-feira, tirando o australiano Reef Heazlewood da lista.

Depois, Medina e Bino entram juntos na quarta bateria com o australiano Connor O´Leary. Já Alonso Correa só teve um adversário definido na quinta-feira, o japonês Kanoa Igarashi que assumiu a liderança isolada no ranking do QS em Portugal. O outro será conhecido na sexta-feira, pois restaram quatro baterias para fechar a terceira fase. Elas vão apontar os últimos oito concorrentes por vagas nas oitavas de final do EDP Billabong Pro Ericeira no pointbreak de direitas de Ribeira D´Ilhas.

Deivid Silva (BRA) during Round 2 of EDP Billabong Pro Ericeira 2018 Deivid Silva WSL / Damien Poullenot

VITÓRIAS E DERROTAS - A quinta-feira foi iniciada pelas oito baterias que faltavam da segunda fase ainda. O dia não começou bem para os brasileiros, com dois sendo barrados logo na segunda bateria, o carioca Jeronimo Vargas e o atual campeão sul-americano da WSL South America, Thiago Camarão. O paulista estava na porta de entrada do G-10, mas já caiu três posições com a derrota em 73.o lugar no QS 10000 de Portugal.

Depois, Adriano de Souza estreou com vitória, assim como o potiguar Jadson André, que defende a quinta posição no ranking em Ericeira. Mas, o peruano Tomas Tudela foi eliminado no confronto vencido por Jadson, o carioca Lucas Silveira também já tinha perdido e na bateria que fechou a segunda fase caíram mais dois, o catarinense Willian Cardoso e o paulista Flavio Nakagima.

Adriano De Souza (BRA) during Round 2 of EDP Billabong Pro Ericeira 2018 Adriano De Souza WSL / Damien Poullenot

A terceira fase foi iniciada em seguida e mais um foi barrado na primeira bateria, o capixaba Rafael Teixeira, na vitória norte-americana de Griffin Colapinto com o paulista Deivid Silva avançando em segundo lugar. O catarinense Yago Dora ficou em último no confronto seguinte e o uruguaio Marco Giorgi também saiu da briga do título duas baterias depois, na que o baiano Bino Lopes conseguiu a segunda vaga na disputa vencida pelo francês Joan Duru.

PARTICIPAÇÃO TRIPLA - Até no confronto com participação tripla do Brasil, só um conseguiu se classificar. O campeão mundial Gabriel Medina confirmou o favoritismo mais uma vez nas ondas de Ribeira D´Ilhas e na briga pela segunda vaga, o francês Jorgann Couzinet superou o baiano Marco Fernandez e o catarinense Mateus Herdy. Na disputa seguinte, outro catarinense foi eliminado em último lugar, Tomas Hermes. E na última do dia, o peruano Alonso Correa despachou o americano Ian Crane e o português Tomas Fernandes para passar junto com o australiano Soli Bailey, que fechou a quinta-feira com vitória.

Marco Giorgi (URY) during Round 3 of EDP Billabong Pro Ericeira 2018 Marco Giorgi WSL / Damien Poullenot
World Surf League
Download it for free on the App store. Download it for free on Google Play.
Download
Download