- WSL / Laurent Masurel

A quarta-feira amanheceu com ondas bem mais baixas do que no primeiro dia e a continuação da repescagem foi sendo adiada pela manhã até as 12h30 em Portugal, 8h30 no Brasil. E não foi um bom dia para os brasileiros e os dois que ainda estavam na repescagem foram eliminados. O campeão mundial Adriano de Souza torceu o joelho quando entrava no mar para disputar a primeira bateria do dia. Ele ainda tentou competir, mas saiu da água carregado logo após a primeira onda que pegou. O catarinense Yago Dora também perdeu para o português Frederico Morais e ficaram os mesmos oito brasileiros que se classificaram para a terceira fase na terça-feira de ondas pesadas em Supertubos.

Adriano de Souza (BRA) suffered an injury while heading out for his 2018 MEO Rip Curl Pro Portugal Round 2 heat in Peniche, Portugal. Adriano de Souza - WSL / Laurent Masurel

As condições do mar estavam difíceis para competir, mas ainda haviam algumas ondas para rolar a segunda metade da repescagem. Com a contusão de Adriano de Souza, o francês Joan Duru avançou e será o adversário de um dos concorrentes ao título mundial na sétima bateria da terceira fase, Filipe Toledo. Esse confronto irá acontecer logo após o líder Gabriel Medina enfrentar o perigoso Ryan Callinan. O australiano está participando da "perna europeia" como convidado da World Surf League e foi vice-campeão no Quiksilver Pro France na semana passada.

A final foi contra o também australiano Julian Wilson, que está na briga pelo título mundial com os dois brasileiros e vai fechar a terceira fase do MEO Rip Curl Pro Portugal com o pernambucano Ian Gouveia. O filho do grande ídolo Fábio Gouveia pode até tirar o australiano da disputa se conseguir derrota-lo nesta batalha pela última vaga para a rodada classificatória para as quartas de final. Um brasileiro já está garantido nesta quarta fase, o potiguar Italo Ferreira ou o paulista Jessé Mendes, que irão se enfrentar na primeira bateria do próximo dia de competição em Peniche.

Yago Dora (BRA)  placed 2nd in Heat 12 of Round 2 at the MEO Rip Curl Pro Portugal 2018 Yago Dora - WSL / Laurent Masurel

A primeira chamada da quinta-feira será as 7h45 em Portugal, 3h45 da madrugada no fuso horário de Brasília. Depois do confronto brasileiro na abertura da terceira fase, o próximo a competir será o cearense Michael Rodrigues, na quinta bateria com o taitiano Michel Bourez. Gabriel Medina entra com sua lycra amarela do Jeep Leaderboard na seguinte com o australiano Ryan Callinan e Filipe Toledo na sétima bateria com o francês Joan Duru.

BRASIL X AUSTRÁLIA - Depois, tem mais três confrontos diretos entre Brasil e Austrália, como o do Medina com Callinan. O catarinense Tomas Hermes está na nona bateria com Wade Carmichael e precisa passar para entrar no grupo dos 22 primeiros do ranking que são mantidos na elite do CT para o ano que vem. Outro catarinense, Willian Cardoso, entra na 11.a bateria com Adrian Buchan e a 12.a e última será a do número 3 do Jeep Leaderboard, Julian Wilson, com o pernambucano Ian Gouveia.

Frederico Morais (PRT)  placed 1st in Heat 12 of Round 2 at the MEO Rip Curl Pro Portugal 2018 Frederico Morais - WSL / Laurent Masurel

O australiano precisa chegar nas semifinais em Portugal para impedir que Gabriel Medina conquiste seu segundo título mundial por antecipação no MEO Rip Curl Pro. Os dois fizeram a final do ano passado em Supertubos e a única chance de Medina conseguir isso é com o bicampeonato na etapa portuguesa. Mas, o bi mundial só poderá acontecer se Filipe Toledo perder para Joan Duru agora na terceira fase e Julian Wilson não passar das quartas de final.

World Surf League
Download it for free on the App store. Download it for free on Google Play.