- WSL / Rodrigo Farias
- WSL / Rodrigo Farias

Em mais um dia de mar clássico, com ondas incríveis e tubos espetaculares de 8-10 pés em El Gringo, as principais estrelas do QS 1500 Maui and Sons Arica Pro Tour começaram a estrear em Ex-Isla Alacrán, no Chile. O líder do ranking sul-americano da WSL South America, Leandro Usuna, ganhou o confronto que abriu a quarta-feira e o atual campeão mundial Pro Junior da World Surf League, Lucas Silveira, passou junto com o argentino para a rodada classificatória para as quartas de final. Na quarta-feira também aconteceram as primeiras vitórias chilenas, mas o grande destaque do terceiro dia foi o brasileiro Lucas Chianca, que fez um novo recorde de 16,70 pontos para a etapa mais antiga e desafiadora do WSL Qualifying Series na América do Sul.

Maui and Sons Arica Pro Tour Leandro Usuna - WSL / Mauricio Lazo

"Essa é a minha terceira vez competindo aqui em Arica e eu gosto muito de ondas grandes com tubos como El Gringo, porque não tem nada parecido com isso na Argentina", disse Leandro Usuna, primeiro não brasileiro a liderar o ranking sul-americano da WSL South America. "Eu estava bem ansioso nesses últimos dias esperando para competir e a cada dia o mar ficava maior. Até passei algumas noites sem dormir por causa disso (risos). Mas, agora que passei a minha primeira bateria, não vou ficar me cobrando muito. Vou tentar ficar mais calmo e espero ir bem nesse campeonato".

O argentino só surfou duas ondas na bateria e foi preciso na escolha para ganhar notas 7,00 e 5,67 que foram suficientes para estrear com vitória no QS 1500 Maui and Sons Arica Pro Tour. Na briga pela segunda vaga para a terceira fase, o brasileiro Lucas Silveira superou os outros dois componentes por 7,94 pontos, contra 6,56 do peruano Sebastian Correa e apenas 1,67 do chileno Danilo Cerda. Leandro Usuna certamente vai aumentar a vantagem na ponta do ranking sul-americano da WSL South America, pois o vice-líder, Flavio Nakagima, do Brasil, foi eliminado no penúltimo confronto do dia.

Maui and Sons Arica Pro Tour Tomas Tudela - WSL / Rodrigo Farias

NOVO RECORDE - Na disputa seguinte, El Gringo parece ter acordado e bombou mais ondas para os quatro competidores. Eram três brasileiros com um argentino, Francisco Usuna, irmão do líder do ranking sul-americano, que terminou em último. Já os irmãos de Saquarema, a "Cidade do Surf" da Região dos Lagos do Rio de Janeiro, largaram na frente. Lucas Chianca surfou o primeiro tubaço do dia, que valeu nota 8,0. E o mais jovem, João, de apenas 15 anos de idade, começou em segundo lugar com 4,50.

Lucas Chianca, também conhecido por Chumbinho, fez a melhor apresentação da semana em El Gringo e surfou mais três tubos fantásticos para atingir 16,70 pontos com a nota 8,70 do último que fechou a bateria. Mas, ele já venceria com as notas 7,43 e 7,83 dos dois anteriores, que acabaram sendo descartados do resultado. Já João Chianca não conseguiu achar outra onda boa e acabou perdendo a disputa pela segunda vaga para o paraibano Samuel Igo.

Maui and Sons Arica Pro Tour Max Longhurst - WSL / Rodrigo Farias

"Eu gosto muito dessa onda aqui, sempre venho pra cá para treinar mesmo quando não tem campeonato e estava ansioso para competir", disse Lucas Chianca. "Eu consegui pegar boas ondas para vencer e fiquei um pouco triste porque o meu irmão perdeu, mas ele é novo ainda e terá outras chances. Nós chegamos aqui sete dias antes do campeonato começar e eu estava bem confortável para surfar nessas condições. Sei que as ondas vão baixar um pouco nos próximos dias, vai ficar mais difícil, mas estou confiante para a próxima fase e para conseguir um bom resultado nesse evento, que para mim é o melhor de todos no mundo".

VITÓRIAS CHILENAS - Na quarta-feira também aconteceram as primeiras vitórias chilenas no QS 1500 Maui and Sons Arica Pro Tour, pois na primeira fase apenas um se classificou e em segundo lugar na sua bateria. O tabu foi quebrado por Manuel Selman, um dos quatro surfistas que chegaram nas semifinais do ano passado, que acabaram sendo canceladas pelas condições extremas e muito perigosas do mar no último dia. Selman surfou o melhor tubo da bateria, que rendeu uma nota 8,50 e garantiu a vitória por 10,93 pontos. Destaque da terça-feira, o australiano Dean Bowen passou em segundo com 8,60, eliminando o argentino Nahuel Amalfitano com 8,50 e o norte-americano Nate Dorman com apenas 2,90 pontos.

Maui and Sons Arica Pro Tour Manuel Selman - WSL / Rodrigo Farias

"Estou muito contente por ter esse campeonato aqui e muito motivado por estar competindo mais uma vez em El Gringo, que é uma onda incrível", disse Manuel Selman. "Eu pretendo terminar entre os top-100 do ranking QS (WSL Qualifying Series) esse ano e quero muito ganhar esse campeonato. Já cheguei nas semifinais duas vezes, no ano passado não foi possível terminar o evento, então vou fazer de tudo para vencer esse ano. Essa onda é muito difícil de surfar, então quanto mais experiência você tiver aqui, mais confiança você vai sentir na água. Eu surfo aqui há tanto tempo e isso, sem dúvida, é uma vantagem a meu favor".

O campeão do Maui and Sons Arica Pro Tour em 2011, Guillermo Satt, também estreou com vitória no confronto que acabou sendo o último do dia, por causa da entrada do vento maral afetando a qualidade das ondas em El Gringo e deixando o mar muito perigoso para os atletas competirem. E a quarta-feira foi então encerrada com uma dobradinha chilena. Guillermo Satt só surfou duas ondas para vencer por 13,44 pontos e o veterano Renato Aguirre, de 44 anos de idade, ganhou a disputa pela segunda vaga do também chileno Nicolas Guajardo e do norte-americano Myles Laine-Toner.

Maui and Sons Arica Pro Tour Guillermo Satt - WSL / Rodrigo Farias

DESTAQUE PERUANO - Antes desta bateria, outro campeão nos tubos de El Gringo, o peruano Alvaro Malpartida em 2013, fez uma grande apresentação e foi quem chegou mais perto do recorde do brasileiro Lucas Chianca. Ele começou bem com nota 7,33 e surfou outro tubo melhor ainda para sacramentar a vitória com nota 8,83. Com ela, Malpartida totalizou 16,16 pontos e o chileno Leonardo Acevedo atingiu 12,53 para passar em segundo lugar. Os dois acabaram barrando o vice-líder do ranking sul-americano da WSL South America, o brasileiro Flavio Nakagima, além do peruano Joaquin Del Castillo, ambos com vitórias no QS esse ano.

"Foi uma bateria bem difícil para mim, porque não tinha muitas ondas. E no final, eu não estava com a prioridade (de escolha da próxima onda) e precisava de uma nota alta", contou Alvaro Malpartida. "Mas, ainda bem que entrou uma série grande e os três surfistas remaram em ondas que acabaram fechando, menos a quarta que sobrou pra mim e era perfeita. Todos os surfistas estão quebrando, então é um prazer estar competindo contra eles".

Maui and Sons Arica Pro Tour Dean Bowen - WSL / Rodrigo Farias

O peruano Alvaro Malpartida também foi vice-campeão na primeira edição do Maui and Sons Arica Pro Tour em 2009 e destacou a organização do evento esse ano: "Toda a equipe e organização do evento estão de parabéns. Eles estão cuidando muito bem da gente e principalmente da nossa segurança. Caso alguma coisa aconteça, tem toda uma equipe médica e os jet skies na água prontos para ajudar. Isso vale muito para nós, atletas, especialmente numa onda tão perigosa como El Gringo".

ENCONTRO DE CAMPEÕES - Com a combinação dos resultados da quarta-feira, os dois únicos surfistas que já venceram o Maui and Sons Arica Pro Tour e ainda estão vivos na competição, irão se enfrentar na terceira fase. Guillermo Satt e Alvaro Malpartida foram para a terceira bateria e vão disputar duas vagas para as quartas de final com os segundos colocados dos dois últimos confrontos da segunda fase. Essas baterias ficaram para abrir a quinta-feira, com a primeira chamada do dia marcada para as 7h30 em Ex-Isla Alacrán, no Chile.

Maui and Sons Arica Pro Tour Alvaro Malpartida - WSL / Pablo Jimenez

Somente as primeiras baterias desta rodada classificatória para as quartas de final já estão formadas. A batalha vai começar com o líder do ranking sul-americano, Leandro Usuna, da Argentina, enfrentando o novo recordista do Maui and Sons Arica Pro Tour, Lucas Chianca, do Brasil, e dois australianos, Dean Bowen e Max Longhurst. E a segunda bateria terá dois brasileiros, Lucas Silveira e Samuel Igo, contra o chileno Manuel Selman e o peruano Tomas Tudela.

O QS 1500 Maui and Sons Arica Pro Tour é a terceira etapa do WSL Qualifying Series realizada na América do Sul esse ano. A vitória no verdadeiro desafio numa das melhores e mais perigosas ondas do mundo vale um prêmio de 10.000 dólares, 1.500 pontos para o ranking mundial e 1.000 para o sul-americano da WSL South America. A primeira chamada da quinta-feira foi marcada para as 7h30 no Chile

World Surf League
Download it for free on the App store. Download it for free on Google Play.