- WSL / Damien Poullenot
- WSL / Damien Poullenot

O Hang Loose Pro Contest 30 Anos começa nesta terça-feira na Praia da Joaquina com 144 surfistas de 22 países divididos em duas fases de 24 baterias no QS 6000 de Florianópolis. Os 48 mais bem colocados no ranking mundial só entram na segunda fase e não competem no primeiro dia, como os campeões mundiais Adriano de Souza e Gabriel Medina e outros oito dos onze tops do CT que estão na Ilha de Santa Catarina. A exceção é Wiggolly Dantas, que decidiu vir na última hora e vai estrear na quarta bateria da primeira fase, com o catarinense Luan Wood e os australianos Kai Hing e Harrison Martin.

Wiggolly Dantas was eliminated in Round Three. Wiggolly Dantas - WSL / Ed Sloane

Os estrangeiros são maioria entre os competidores, com 86 surfistas de 21 países, contra 58 brasileiros. A Austrália dominou o pódio no início da história do Hang Loose Pro Contest com aquele campeonato épico de 1986, apresentando a Praia da Joaquina e Florianópolis para o mundo através do surfe. E as quatro edições em Santa Catarina foram vencidas pelos australianos, que formam o maior pelotão estrangeiro na celebração dos 30 anos do evento mais tradicional da América Latina. Serão dezesseis no total, contra quinze dos Estados Unidos.

Em praticamente todas as baterias do Hang Loose Pro Contest 30 Anos, surfistas de outros países vão disputar classificação nas ondas da Praia da Joaquina. A França comparece com a terceira maior equipe, nove surfistas, depois tem o Peru com seis, Portugal, Espanha e Japão com cinco cada, Havaí com quatro e a Argentina com três. Seis nações terão dois competidores, Chile, África do Sul, Nova Zelândia, Taiti, Costa Rica e Ilha Reunião. E outras seis terão um, Uruguai, Inglaterra, Indonésia, Marrocos, Barbados e São Bartolomeu.

Gabriel Medina (BRA) placed 2 nd in  Heat 2 of Semis at Billabong Pro  Tahiti16 Gabriel Medina - WSL / Poullenot/Aquashot

Os confrontos internacionais vão acontecer desde a bateria que vai abrir o campeonato na terça-feira, com um surfista do Uruguai, Marco Giorgi, um dos Estados Unidos, Cory Arrambide, um da África do Sul, Slade Prestwich, e um do Brasil, o paulista Magno Pacheco. Na segunda entra um de Portugal e um da Indonésia, na terceira um do Japão e um da Inglaterra, ambas contra dois brasileiros, como no confronto direto com a Austrália na bateria do Wiggolly Dantas.

CABEÇAS DE CHAVE - Nesta primeira rodada, 96 surfistas são divididos em 24 baterias e os dois primeiros de cada avançam para enfrentar os 48 cabeças de chave do Hang Loose Pro Contest 30 Anos, que entram na segunda fase. O vencedor da primeira eliminatória do campeonato na terça-feira, já vai encarar Gabriel Medina na abertura da rodada de apresentação das principais atrações da semana na Praia da Joaquina.

Marco Giorgi (URY) .Acores16 Marco Giorgi - WSL / Laurent Masurel

Já o também campeão mundial Adriano de Souza, vai fechar a segunda fase, então os dois só se enfrentam se for na decisão do QS 6000 de Florianópolis. A lista dos cabeças de chave tem outros oito tops da elite mundial, os paulistas Miguel Pupo e Alex Ribeiro, o potiguar Jadson André, o catarinense Alejo Muniz, americano Kanoa Igarashi, o havaiano Keanu Asing e os australianos Jack Freestone e Ryan Callinan. Além deles, os principais concorrentes pelas últimas vagas no grupo dos dez surfistas que o Qualifying Series indica para disputar o título mundial da World Surf League.

Alguns já podem confirmar suas classificações para o CT 2017 no Hang Loose Pro Contest 30 Anos, como o pernambucano Ian Gouveia da equipe Hang Loose e o baiano Bino Lopes. O paulista Jessé Mendes também está no G-10, mas ocupando a perigosa décima posição e todos os que estão mais próximos da zona de classificação vão competir na penúltima etapa importante antes do encerramento da temporada no Havaí. Alguns brasileiros, inclusive, como o catarinense Tomas Hermes (13.o), o paulista Deivid Silva (14.o) e o cearense Michael Rodrigues (18.o).

Adriano de Souza winning his Round 3 heat. Adriano de Souza - WSL / Kelly Cestari

TRIAGENS - Antes da primeira fase começar na terça-feira, vão acontecer duas triagens para definir os últimos participantes do Hang Loose Pro Contest. A organização do evento preferiu fazer uma competição para definir a última vaga de convidado para a bateria que vai fechar a primeira fase. Ela será disputada a partir das 7h00 da terça-feira por até oito atletas que ficaram de fora dos 142 confirmados no evento, conforme o ranking de entradas da WSL. A final será logo após a decisão de outra triagem, dos surfistas da Associação de Surf da Joaquina (ASJ), que também tem direito a uma vaga de convidado por sediar o evento nessa semana.

COLETIVA DE IMPRENSA - Também na terça-feira vai acontecer a coletiva de imprensa do Hang Loose Pro Contest 30 Anos, às 17 horas no Joaquina Beach Hotel, na Praia da Joaquina. Os campeões mundiais Adriano de Souza e Gabriel Medina, o brasileiro mais bem colocado no ranking do WSL Qualifying Series, Ian Gouveia, e Alfio Lagnado, da Hang Loose, vão atender aos jornalistas logo após o término do primeiro dia de competição em Florianópolis.

Ian Gouveia placed 2nd in Semis 1 at the Billabong Pro Cascais. Ian Gouveia - WSL / Poullenot/Aquashot

O QS 6000 Hang Loose Pro Contest 30 Anos será realizado com patrocínio da Hang Loose e apoio do Governo do Estado de Santa Catarina / Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, através do FUNDESPORTE e da Prefeitura Municipal de Florianópolis, além da Mini Kalzone e lojas J Bay e Tent Beach. O evento é homologado e supervisionado pela WSL South America como 46.a etapa do WSL Qualifying Series 2016, com realização da Associação de Surf da Joaquina (ASJ), divulgação da Rede Atlântida FM e site Waves

World Surf League
Download it for free on the App store. Download it for free on Google Play.