NewsOi Rio Women's Pro

Meninas também já escaladas para estrear no Oi Rio Pro

As melhores surfistas do mundo também já sabem quem irão enfrentar na estreia do Oi Rio Pro em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. A etapa brasileira do World Surf League Championship Tour é apresentada por Corona e começa na terça-feira (09) na Praia de Itaúna. E a previsão das ondas está boa para o primeiro dia do prazo, que vai até 21 de maio na "Capital Nacional do Surfe". Duas brasileiras vão competir em Saquarema, a top da elite, Silvana Lima, e a vencedora da triagem que definirá a última participante do Oi Rio Women's Pro 2017.

Silvana Lima faces the Brazilian media after her Round Two elimination. Silvana Lima WSL / Kelly Cestari

Essa competição especial pela única vaga de convidada da etapa brasileira, está marcada para as 10h00 da segunda-feira na Praia de Itaúna. Dependendo da condição do mar, a triagem masculina com Raoni Monteiro, Lucas Chianca, Lucas Silveira e Yago Dora, pode abrir o dia. As participantes da bateria feminina serão indicadas em conjunto pela World Surf League, WSL South America, Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro e Associação de Surf de Saquarema. A vencedora já garante a premiação mínima de 10.000 dólares, oferecida para as dezoito participantes nas etapas do World Surf League Women´s Championship Tour.

Elas são divididas em seis baterias na rodada inicial e as primeiras colocadas em cada, avançam direto para a terceira fase, mas as perdedoras têm uma segunda chance de classificação. A ganhadora do "wildcard" na triagem vai completar a terceira bateria do Oi Rio Women´s Pro, da hexacampeã mundial Stephanie Gilmore com sua lycra amarela do Jeep WSL Leader, e Keely Andrew. Já a única brasileira na elite das top-17 da World Surf League, Silvana Lima, foi escalada para fechar a primeira fase, com a francesa Johanne Defay e a americana Lakey Peterson.

Stephanie Gilmore was eliminated in the quarterfinals at the Oi Rio Pro. Stephanie Gilmore WSL / Daniel Smorigo

As duas adversárias da cearense foram semifinalistas da primeira etapa da temporada na Austrália, com a californiana sendo vice-campeã na final contra Stephanie Gilmore na Gold Coast. Lakey Peterson é a número 5 no Jeep WSL Ranking, Johanne Defay está em sétimo lugar e Silvana Lima ocupa a 14.a posição, fora do grupo das dez primeiras que são mantidas na elite para o ano que vem. A norte-americana iniciou seu caminho até a final na Gold Coast eliminando a brasileira na segunda fase, agora as duas voltarão a se enfrentar em Saquarema.

JEEP WSL LEADER - Na briga pelo título mundial da temporada, as quatro primeiras colocadas no ranking vão brigar pela liderança na etapa brasileira apresentada por Corona na "Capital Nacional do Surfe". A norte-americana Courtney Conlogue, campeã do primeiro Oi Rio Pro em 2015 no Postinho da Barra da Tijuca, ganhou chances matemáticas com o bicampeonato no Rip Curl Pro Bells Beach, conquistado de forma espetacular contra Stephanie Gilmore. Com a vitória, Courtney subiu do oitavo para o quarto lugar no ranking.

Sally Fitzgibbons winning her semifinal heat at the Oi Rio Pro in Rio de Janeiro, Brasil on Tuesday, May 17, 2016. Sally Fitzgibbons WSL / Daniel Smorigo

Em terceiro está a atual campeã mundial e defensora do título do Oi Rio Pro, Tyler Wright, que precisa ser finalista de novo para voltar ao topo do ranking. A disputa está mais acirrada entre Gilmore e Sally Fitzgibbons neste início de temporada. As duas chegaram a competir com a lycra amarela do Jeep WSL Leader na etapa passada em Bells Beach, pois estavam empatadas em primeiro lugar com suas vitórias na Gold Coast e Margaret River, respectivamente.

A californiana Courtney Conlogue será a primeira das quatro concorrentes a estrear em Saquarema. Ela está na segunda bateria, com as australianas Nikki Van Dijk e Bronte Macaulay. Stephanie Gilmore entra na seguinte, com Keely Andrew e a brasileira que vencer a triagem. Tyler Wright faz sua primeira defesa do título do Oi Rio Women´s Pro contra a havaiana Coco Ho e a sul-africana Bianca Buitendag na quarta bateria. E na quinta, Sally Fitzgibbons enfrenta a havaiana Tatiana Weston-Webb e a francesa Pauline Ado.

Tyler Wright winning her quarter final. Tyler Wright WSL / Daniel Smorigo

COLETIVA DE IMPRENSA - Stephanie Gilmore, Tyler Wright e Silvana Lima, estarão atendendo aos jornalistas na coletiva de imprensa do Oi Rio Pro, junto com os campeões mundiais Kelly Slater, Gabriel Medina, Adriano de Souza e o atual, John John Florence, que venceu a etapa brasileira no ano passado na Barra da Tijuca. A Coletiva de Imprensa será na segunda-feira, as 15h00 no Centro de Treinamento da CBV - Confederação Brasileira de Vôlei - em Saquarema.

×
×
World Surf League
Official App
Free – Google Play
Get it