- WSL
- WSL

O Oi Rio Pro só começa na terça-feira, mas a cidade de Saquarema já vive o clima da volta da etapa brasileira do World Surf League Championship Tour depois de 15 anos e a segunda-feira já será agitada na "Capital Nacional do Surfe". Pela manhã, acontecem as triagens que definirão os últimos brasileiros para competir com os melhores surfistas do mundo nas categorias masculina e feminina. E à tarde, os campeões mundiais Gabriel Medina, Adriano de Souza, Kelly Slater, John John Florence, Stephanie Gilmore, Tyler Wright, além da única brasileira da elite feminina, Silvana Lima, estarão atendendo os jornalistas na Coletiva de Imprensa oficial do Oi Rio Pro, que começa às 15h00 no Centro de Treinamento da CBV - Confederação Brasileira de Vôlei - em Saquarema.

Adriano De Souza Saquarema Semifinal 1 Adriano De Souza - WSL

Na terça-feira, começa o prazo da etapa brasileira apresentada por Corona e as previsões estão favoráveis para que ela seja iniciada no primeiro dia. Em todos os dias, a comissão técnica da World Surf League se reúne nas primeiras horas da manhã para analisar as condições do mar e decidir se estão boas para competir ou não. Além disso, onde as baterias irão acontecer, se na Praia de Itaúna, onde está instalada toda a arena do Oi Rio Pro, ou nas direitas da Barrinha, que já mostrou sua qualidade internacional no swell (ondulação) do último fim de semana em Saquarema.

O objetivo é oferecer as melhores condições de ondas possíveis para os melhores surfistas do mundo darem um show na "Capital Nacional do Surfe" da Região dos Lagos do Rio de Janeiro. E o primeiro dia é imperdível, pois se decidirem iniciar com os homens, o Oi Rio Pro já começa com os campeões mundiais Gabriel Medina e Adriano de Souza estreando nas primeiras baterias. O português Frederico Morais e o australiano Ethan Ewing, são os primeiros adversários de Medina. E Mineirinho entra na segunda, com o havaiano Ezekiel Lau e o norte-americano Nat Young, que substitui o contundido Italo Ferreira em Saquarema.

Gabriel Medina of Brasil (pictured) winning his round two heat  at the Oi Rio Pro in Rio de Janeiro, Brasil on Wednesday May 11, 2016. Gabriel Medina - WSL / Daniel Smorigo

No entanto, a World Surf League convidou o paulista Jessé Mendes, que lidera o ranking do WSL Qualifying Series, para competir no Oi Rio Pro e compensou a saída do potiguar. Já os outros integrantes da "seleção brasileira" do CT estão confirmados para se apresentar num dos maiores palcos do surfe no país, os campeões mundiais Adriano de Souza e Gabriel Medina, Filipe Toledo que venceu o Oi Rio Pro em 2015, Caio Ibelli vice-campeão do Rip Curl Pro Bells Beach na Austrália, Wiggolly Dantas que já venceu etapa do QS em Saquarema, Miguel Pupo, Ian Gouveia e Jadson André.

TRIAGEM NA SEGUNDA-FEIRA - E o Brasil ainda terá um décimo participante, o vencedor da triagem organizada pela Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ) e Associação de Surf de Saquarema (ASS), com supervisão da World Surf League, para definir as outras duas vagas de convidados (wildcard) da etapa brasileira apresentada por Corona. Essa competição especial vai começar as 10h00 na segunda-feira, com as baterias somente de surfistas locais de Saquarema. Os vencedores vão disputar a decisão do "wildcard" com os outros quatro concorrentes convidados pelos organizadores do Oi Rio Pro para as duas categorias.

John John Florence winning the Oi Rio Pro in Rio de Janeiro, Brasil on Thursday May 19, 2016 John John Florence - WSL / Daniel Smorigo

O bicampeão brasileiro Leonardo Neves, que já fez parte da elite mundial, está na pré-triagem com Yan Guimarães e os jovens João Chianca e Daniel Templar. Quem ganhar, enfrenta mais dois locais de Saquarema, o ex-top do CT, Raoni Monteiro, e o big-rider Lucas "Chumbinho" Chianca, além do carioca Lucas Silveira e do catarinense Yago Dora, por ser o número 3 no ranking do QS, na decisão da triagem masculina.

Entre as meninas, a pré-triagem será um verdadeiro confronto de gerações do surfe feminino de Saquarema, entre as experientes Taís de Almeida e Alessandra Vieira, com as jovens Carol Bonelli e Kayane Reis. A vencedora terá a chance de brigar pelo "wildcard" do Oi Rio Pro com as atuais campeãs sul-americanas da WSL South America, a paranaense Nathalie Martins na profissional e a catarinense Tainá Hinckel na Pro Junior, a vice-campeã brasileira e também catarinense Jacqueline Silva, porque a campeã Silvana Lima já é do CT, além da atual campeã estadual profissional, Karol Ribeiro, indicada pela FESERJ.

Kelly Slater (USA) finds a tube during Round 1 of the Oi Rio Pro. Kelly Slater - WSL / Daniel Smorigo

JEEP WSL LEADER - Os campeões da triagem já garantem um belo prêmio de 10.000 dólares, que é o mínimo que recebem os participantes das etapas do World Surf League Championship Tour. E a cada bateria vencida, o valor vai aumentando, até chegar na bolada de 100.000 dólares oferecida ao campeão e 60.000 dólares para a campeã do Oi Rio Pro 2017. E o primeiro desafio dos trialistas já será duríssima, contra os surfistas que competem com a lycra amarela do Jeep WSL Leader no Brasil.

Mais difícil ainda porque junto com o campeão mundial e defensor do título da etapa brasileira, John John Florence, está o australiano Jack Freestone, vice-campeão na final do ano passado com o havaiano na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Já a vencedora da triagem feminina vai encarar a hexacampeã mundial Stephanie Gilmore e também australiana Keely Andrew. Mas, esta rodada inicial não é eliminatória. Os vencedores das baterias avançam para a terceira fase e os perdedores têm uma segunda chance de classificação nos primeiros duelos diretos, somente com dois competidores nas ondas na Praia de Itaúna, ou na Barrinha.

Stephanie Gilmore was eliminated in the quarterfinals at the Oi Rio Pro. Stephanie Gilmore - WSL / Daniel Smorigo

O World Surf League Championship Tour tem patrocínio global do Jeep e Airbnb e a Oi como patrocinador "naming rights" da etapa brasileira apresentada por Corona. O Boticário e TNT Energy Drink são dois novos patrocinadores do Oi Rio Pro 2017, que será realizado com o importante apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e viabilizado pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje), da Prefeitura Municipal de Saquarema, Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ) e Associação de Surf de Saquarema (ASS). A competição será transmitida ao vivo pelo www.worldsurfleague.com

COLETIVA DE IMPRENSA - Stephanie Gilmore, Tyler Wright e Silvana Lima, estarão atendendo os jornalistas na coletiva de imprensa do Oi Rio Pro, junto com os campeões mundiais Kelly Slater, Gabriel Medina, Adriano de Souza e o atual, John John Florence, que venceu a etapa brasileira no ano passado na Barra da Tijuca. A Coletiva de Imprensa será nas segunda-feira, as 15h00 no Centro de Treinamento da CBV - Confederação Brasileira de Vôlei - em Saquarema.

Silvana Lima placed third in her Round One heat. Silvana Lima - WSL / Daniel Smorigo

Para participar da Coletiva de Imprensa Oficial do Oi Rio Pro, é necessário enviar um e-mail para jcarvalho@worldsurfleague.com com o nome do veículo de comunicação e os jornalistas precisam informar sua função, número do celular e e-mail de cada um, para poder entrar na portaria do Centro de Treinamento da CBV - Confederação Brasileira de Vôlei. Sem todos esses dados na lista, o acesso não será permitido.

World Surf League
Download it for free on the App store. Download it for free on Google Play.