- WSL / WSL/POULLENOT

O potiguar Italo Ferreira ficou muito perto de conquistar a quinta vitória seguida do Brasil em etapas do WSL Qualifying Series nesta quinta-feira em Portugal. Mas, por 12,90 a 12,10 pontos, o havaiano Ezekiel Lau conseguiu acabar com essa série invicta e faturou o título do QS 10000 EDP Billabong Pro Cascais. A vitória valeu 92 posições no ranking para o havaiano, que saiu da 104.a para a 12.a colocação. E os 8.000 pontos do vice-campeonato, levaram o brasileiro do 96.o para o 17.o lugar. Os quatro surfistas que chegaram no último dia, agora partem de Portugal para a França, onde no sábado começa a oitava das dez etapas do World Surf League Championship Tour em Hossegor.

Italo Ferreira (BRA)  Runner up of the EDP BIllabong Pro Cascais 2017 in Cascais, Portugal Italo Ferreira - WSL / WSL/POULLENOT

O surfista de Baía Formosa (RN) sofreu uma contusão no início da temporada e não competiu em três etapas do CT. Com isso, está fora do grupo dos 22 primeiros do ranking que são mantidos na elite dos top-34 para o ano que vem, mas bem perto da zona de classificação, em 23.o lugar. Esta foi apenas a segunda participação de Italo Ferreira em eventos do QS esse ano e agora está em uma situação mais confortável para garantir sua permanência pelo ranking de acesso, que indica dez surfistas para o CT. Já faziam dois anos que ele não decidia um título na World Surf League e o potiguar agora ganha novo ânimo para buscar outros bons resultados.

"Foram três meses muito difíceis de recuperação da minha lesão (tornozelo), então estou muito feliz por estar de volta ao pódio", disse Italo Ferreira. "Parabéns ao Zeke (Ezekiel Lau), pois ele surfou muito bem e obrigado a todo este público que veio aqui para nos apoiar. A vibração aqui em Portugal é sempre fantástica. Eu tenho ótimas lembranças daqui, onde fiz final do World Junior, no CT em Peniche e agora aqui em Cascais, então saio feliz mais uma vez pelo resultado e já estou ansioso para voltar".

Italo Ferreira (BRA) is the runner-up at EDP BILLABONG PRO CASCAIS 2017 in Cascais, Portugal Italo Ferreira (BRA) - WSL / WSL/MASUREL

A decisão do título da última etapa com status máximo QS 10000, antes da Tríplice Coroa Havaiana que fecha a temporada na ilha de Oahu, rolou com notas medianas nas ondas de 3-4 pés da quinta-feira na Praia do Guincho. Italo largou na frente surfando uma esquerda que rendeu nota 5,83. As ondas não estavam abrindo paredes mais longas para fazer mais manobras, então ambos optaram em usar os aéreos para arrancar maiores notas.

O havaiano entrou na briga com notas 5,17 e 6,67 seguidas, enquanto o brasileiro não conseguia completar as aterrisagens. Ezekiel Lau seguiu aumentando a vantagem a cada onda, trocando o 5,17 por 5,33 e logo por um 6,23 que construiu o seu placar da vitória por 12,90 pontos. Italo Ferreira ainda tentou uma reação no final, porém o máximo que conseguiu foi uma nota 6,27 para totalizar 12,10 pontos.

Ezekiel Lau (HAW) is the winner at EDP BILLABONG PRO CASCAIS 2017 in Cascais, Portugal Ezekiel Lau (HAW) - WSL / WSL/MASUREL

"Este é o primeiro ano que eu participo deste evento e só em chegar na final já era uma grande vitória para mim", contou Ezekiel Lau, que também está fora dos top-22 do CT e busca confirmar sua permanência pelo QS. "Está sendo um ano de aprendizado para mim, aprendendo sobre mim mesmo e como eu gosto de competir. Tentei encarar cada dia como se fosse um surfe normal, apenas com uma lycra e eu adoro competir, então eu simplesmente aprendi a amar tudo isso, vivendo intensamente cada momento".

O havaiano entrou no CT com a última vaga do QS no ano passado e já conseguiu um bom resultado em sua primeira temporada na divisão de elite da World Surf League, um terceiro lugar parando nas semifinais do Rip Curl Pro Bells Beach na Austrália. Depois disso, não passou mais da terceira fase nas outras etapas e ocupa a 25.a posição no ranking. Agora, deve confirmar sua permanência pelo G-10 de novo, pois as duas últimas etapas com status QS 10000 serão na sua casa, abrindo a Tríplice Coroa Havaiana na ilha de Oahu.

Frederico Morais (PRT)  placed 2nd in  Semifinal Two at EDP BIllabong Pro Cascais 2017 in Cascais, Portugal Frederico Morais - WSL / WSL/POULLENOT

SEMIFINAIS - Nas semifinais, Ezekiel Lau barrou o favorito ao título do EDP Billabong Pro Cascais, o português Frederico Morais. Nessa bateria, o havaiano fez a melhor apresentação do último dia, surfando muito bem as quatro ondas que pegou. Ele recebeu três notas na casa dos 7 pontos para conquistar a segunda vaga na grande final por 15,27 a 12,13 pontos.

No primeiro duelo do dia, Italo Ferreira usou sua variedade de manobras para liquidar o norte-americano Kanoa Igarashi por um placar mais apertado, 12,67 a 12,30 pontos. A classificação para a grande final foi confirmada só na última onda do potiguar, que valeu 6,47. O californiano ainda recebeu a maior nota da bateria - 6,77 - e tentou a vitória mais duas vezes, porém o máximo que conseguiu foi 5,53 e precisava de um pouquinho mais do que isso.

Kanoa Igarashi (USA) placed 2nd in  Semifinal One at EDP BIllabong Pro Cascais 2017 in Cascais, Portugal Kanoa Igarashi - WSL / WSL/POULLENOT

PRÓXIMAS NO BRASIL - Depois do encerramento da "perna europeia" em Portugal, o Brasil vai sediar as próximas etapas do WSL Qualifying Series nesta reta final da temporada. Serão duas em semanas seguidas. A primeira é o South to South apresenta Itacaré Surf Sound Festival com status QS 1500 nos dias 26 a 29 de outubro na Praia da Tiririca, em Itacaré, na bela Costa do Cacau do Sul da Bahia. E a última parada antes da Tríplice Coroa Havaiana será no litoral norte de São Paulo, no Hang Loose São Sebastião Pro com nível QS 3000 de 1.o a 5 de novembro na Praia de Maresias, em São Sebastião.

No momento, os brasileiros dominam a lista dos dez indicados pelo WSL Qualifying Series para a elite dos top-34 da World Surf League. São cinco que estão se classificando. O paulista Jessé Mendes e o catarinense Yago Dora, já ultrapassaram a barreira dos 19.000 pontos que garantem vaga no CT 2018. Jessé lidera o ranking e Yago perdeu a segunda posição para o norte-americano Kanoa Igarashi, que também confirmou o seu nome agora em Portugal.

Willian Cardoso (BRA) advanced to Quarters after placing  first in Heat 6 of Round Five at EDP BILLABONG PRO CASCAIS 2017 in Cascais, Portugal Willian Cardoso (BRA) - WSL / WSL/MASUREL

Os catarinenses Willian Cardoso e Tomas Hermes estão mais perto disso, ocupando a quarta e quinta posições com 17.550 e 17.000 pontos, respectivamente. O cearense Michael Rodrigues, que foi vice-campeão nas duas provas do QS 6000 da "perna europeia", na Espanha e Portugal, não passou da sua estreia em Cascais e caiu da quarta para a oitava posição. E os mais próximos da zona de classificação agora são o catarinense Alejo Muniz em 16.o lugar e Italo Ferreira em 17.o, somando apenas dois resultados entre os cinco computados no ranking.

World Surf League
Download it for free on the App store. Download it for free on Google Play.