NewsTaiwan Open World Longboard Champs - Women's

Sul-americanos quase com força máxima no Taiwan Longboard

A batalha pelo título mundial de Longboard prosseguiu em mais um dia de boas ondas de 4-6 pés em Jinzun Harbour, em Taitung, na Ilha Taiwan. Na terça-feira, só teve competição masculina mais uma vez e a feminina deve começar na quarta-feira, com a primeira chamada do dia marcada para as 6h00 em Taiwan, 20h00 da terça-feira no horário de verão do Brasil. As brasileiras Chloe Calmon e Atalanta Batista ainda aguardam para estrear, mas o time sul-americano masculino já competiu e apenas um dos sete participantes não passou para a terceira fase. Os outros seis seguem na busca pelo título mundial de 2018 na Ilha Taiwan.

Chloe Calmon At the 2018 World Longboard Championship in Taiwan. Chloe Calmon WSL / Tim Hain

A terça-feira já começou bem para os concorrentes da América do Sul, com o primeiro uruguaio a disputar o Mundial de Longboard na história da World Surf League, estreando com vitória no Taiwan Open of Surfing. Julian Schweizer fez uma boa escolha de ondas em Jinzun Harbour para tirar duas notas na casa dos 6 pontos e vencer por 13,07 a 11,60 do inglês Adam Griffiths e 9,10 do norte-americano Kevin Skvarna.

Mais dois sul-americanos fizeram suas primeiras apresentações em Taiwan nas baterias que fecharam a primeira fase. O brasileiro Rodrigo Sphaier perdeu por pouco para o inglês Ben Skinner, mas depois passou pela repescagem iniciada em seguida, despachando o norte-americano Steven McLean por uma boa vantagem de 13,94 a 8,07 pontos. Já o peruano bicampeão mundial Piccolo Clemente, ganhou a disputa pela última vaga direta para a terceira fase, derrotando os australianos Nic Jones e Josh Constable por 13,00 pontos.

Rodrigo Sphaier At the 2018 World Longboard Championship in Taiwan. Rodrigo Sphaier WSL / Tim Hain

REPESCAGEM - Três brasileiros não conseguiram vencer suas primeiras baterias no Taiwan Open of Surfing e tiveram que disputar a repescagem. O primeiro a competir foi Rodrigo Sphaier, que aproveitou a segunda chance de classificação para a terceira fase. Jefson Silva também, superando o japonês Kyohei Okada por um baixo placar de 9,07 a 5,80.

Somente no último confronto do dia, aconteceu a única eliminação sul-americana, mas foi por pouco. O brasileiro Wenderson Biludo quase conseguiu a vitória em sua última onda, porém a nota ficou em 6,67 e precisava de um pouquinho mais. Ele acabou derrotado pelo sul-africano Sam Christianson, por uma pequena diferença de 10,73 a 10,40 pontos. Biludo terminou em 25.o lugar no ranking 2018 da World Surf League, mas os outros seis sul-americanos seguem na busca por mais um título mundial.

Phil Rajzman on FInal Day of Taiwan Open World Longboard Championship Phil Rajzman WSL / Tim Hain

TERCEIRA FASE - Pena que dois duelos da terceira fase ficaram formados por dois surfistas da América do Sul, então enquanto dois já estão garantidos na rodada classificatória para as quartas de final, dois sairão da briga na segunda fase eliminatória do Taiwan Open of Surfing. Ela já vai começar com o bicampeão mundial Phil Rajzman, vice-campeão desta etapa no ano passado, enfrentando o uruguaio Julian Schweizer.

Depois, tem o também carioca Eduardo Bagé contra o norte-americano Tony Silvagni na quarta bateria desta terceira fase. Os outros três sul-americanos estão na chave de baixo do evento, que vai apontar o segundo finalista. O peruano Piccolo Clemente, que também já conquistou dois títulos mundiais, está na oitava bateria com o americano Kevin Skvarna. E o 11.o e último confronto da terceira fase será um verdadeiro clássico do Longboard brasileiro, entre o saquaremense Rodrigo Sphaier e o paulista Jefson Silva.

Piccolo Clemente At the 2018 World Longboard Championship in Taiwan. Piccolo Clemente WSL / Tim Hain

Após definir os campeões mundiais de Longboard nessa semana, na próxima o Taiwan Open of Surfing também vai decidir os títulos masculino e feminino da categoria Pro Junior, para surfistas com até 18 anos de idade

World Surf League
Download it for free on the App store. Download it for free on Google Play.
Download
Download