- WSL / Jenny Herron

A gaúcha Tatiana Weston-Webb segue representando o Brasil no primeiro QS 10000 feminino da história do WSL Qualifying Series. Ela passou para as oitavas de final batendo até a heptacampeã mundial Stephanie Gilmore, mas a australiana avançou em segundo lugar na bateria. A quinta-feira foi mais um dia só de competição feminina nas ondas de 2-3 pés de Huntington Beach, com a batalha para as oitavas de final masculinas do QS 10000, com onze brasileiros entre os 24 surfistas, ficando para as 7h00 da sexta-feira na Califórnia, 11h00 no fuso horário de Brasília.

HUNTINGTON BEACH, UNITED STATES - August 1: Former event winner Tatiana Weston-Webb of Brazil advances to Round 4 of the 2019 VANS US Open of Surfing after winning Heat 5 of Round 3 at Huntington Beach on August 1, 2019 in CA, USA. (Photo by Kenny Morris/ Tatiana Weston-Webb - WSL / Kenny Morris

A vitória da única brasileira que segue na disputa do QS 10000 feminino, aconteceu na quinta bateria da quinta-feira nos Estados Unidos. A recordista de títulos mundiais, Stephanie Gilmore, largou na frente com notas 5,83 e 7,50 nas primeiras ondas que surfou, no entanto não conseguiu nada melhor do que isso para aumentar seu placar. Tatiana conseguiu virar o resultado também em duas ondas seguidas, que valeram 6,43 e 7,23 para vencer por 13,66 a 13,33 pontos. A gaúcha também derrotou outra australiana, Macy Callaghan, que foi eliminada com 11,60 pontos, ficando em 17.o lugar no Vans US Open.

Com a classificação para as oitavas de final, Tatiana já subiu do sétimo para o quarto lugar no ranking do WSL Qualifying Series, que continua com as australianas Isabella Nichols e Bronte Macaulay na primeira e segunda posições, respectivamente. A gaúcha vem embalada de um vice-campeonato no QS 6000 de Oceanside, também na Califórnia no último domingo. Agora vai enfrentar Mahina Maeda na briga pela quinta vaga nas oitavas de final do US Open.

HUNTINGTON BEACH, UNITED STATES - August 1: Alyssa Spencer advances to Round 4 of the 2019 VANS US Open of Surfing after placing second in Heat 2 of Round 3 at Huntington Beach on August 1, 2019 in CA, USA. (Photo by Kenny Morris/WSL via Getty Images) Alyssa Spencer - WSL / Kenny Morris

A japonesa foi uma das duas surfistas que entraram na lista das seis indicadas pelo ranking do QS para a elite das top-16 do CT nesta etapa. A outra é a americana Alyssa Spencer, que também passou para as oitavas na quinta-feira. As duas tiraram do G-6 a taitiana Vahine Fierro e a americana Samantha Sibley, mas a briga prossegue até o último dia na Califórnia, pois qualquer uma pode chegar no topo do ranking com os 10.000 pontos que estão em jogo.

As oitavas de final femininas já foram anunciadas para o sábado em Huntington Beach, com a primeira bateria começando as 7h00 na Califórnia, 11h00 no Brasil. Depois de dois dias sem competir, os homens voltam na sexta-feira para disputar classificação para as oitavas de final. O Vans US Open of Surfing é o maior campeonato do mundo, promovendo um grande festival com as etapas masculina e feminina do QS 10000, da categoria Pro Junior, Longboard, Skate e muitas outras atrações para o público que sempre lota o píer de Huntington Beach.

HUNTINGTON BEACH, UNITED STATES - JULY 31: WSL Junior World Champion Mateus Herdy of Brazil advances to the Junior Semifinal's  of the 2019 VANS US Open of Surfing after placing second in Quarterfinal Heat 2 at Huntington Beach on July 31, 2019 in CA, USA Mateus Herdy - WSL / Kenny Morris

PRO JUNIOR - Na categoria Pro Junior, para surfistas com até 18 anos de idade, dois sul-americanos vão disputar as semifinais no sábado. O atual campeão mundial Pro Junior da World Surf League, Mateus Herdy, é um dos onze brasileiros que seguem na briga do título do QS 10000, mas ele também quis participar do Pro Junior e passou três baterias, sempre em segundo lugar, para chegar nas semifinais.

Seus adversários na briga pelas duas primeiras vagas na decisão do US Open Pro Junior, são o japonês Joh Azuchi e os norte-americanos Jett Schilling e Taj Lindblad. Na categoria feminina, a atual bicampeã sul-americana Pro Junior da WSL South America em 2017 e 2018, Sol Aguirre, não conseguiu participar do primeiro QS 10000 feminino da história, mas foi até a Califórnia competir no Pro Junior para surfar nas ondas do maior palco do surfe norte-americano.

HUNTINGTON BEACH, UNITED STATES - JULY 31: Sol Aguirre of Peru advances to Round 2 of the Junior's 2019 VANS US Open of Surfing after placing second in Round 1 Heat 5 at Huntington Beach on July 31, 2019 in CA, USA. (Photo by Kenny Morris/WSL via Getty Im Sol Aguirre - WSL / Kenny Morris

Assim como Mateus Herdy, a peruana se classificou em segundo lugar nas duas baterias que disputou até as semifinais, despachando três norte-americanas e uma atleta da Nicarágua. Sol Aguirre é a única surfista de outro continente entre as oito finalistas e sua próxima participação será na segunda e última batalha por duas vagas na decisão do título, contra a havaiana Keala Tomoda-Bannert e as norte-americanas Samantha Sibley e Caitlin Simmers.

World Surf League
Download it for free on the App store. Download it for free on Google Play.