- WSL / Peu Fernandes

Em mais um dia de ótimas ondas na Praia da Tiririca, foram definidos os oito classificados para as quartas de final que vão abrir o domingo decisivo do South to South apresenta QS 1500 Itacaré Surf Sound Festival, as 9h00 na bela cidade da Costa do Cacau no litoral Sul da Bahia. A combinação do vento nas direitas estava boa para os aéreos, que arrancaram as maiores notas do dia. O capixaba Krystian Kymerson foi quem chegou mais perto da nota 10 na bateria que fechou o sábado. Outros tiraram 9,5, 9,0 e várias notas no critério excelente dos juízes. Serão sete brasileiros e um peruano disputando o título neste domingo, que vale um prêmio de 10.000 dólares, 1.500 pontos no ranking do WSL Qualifying Series e 1.000 para o Sul-americano da WSL South America.

Na bateria que Krystian Kymerson tirou nota máxima de metade dos quatro juízes, com a média ficando em 9,90, o capixaba e o paulista Alex Ribeiro barraram o líder do ranking sul-americano, Thiago Camarão. Krystian já saltou do oitavo para o segundo lugar e pode até assumir a ponta se vencer o South to South apresenta Itacaré Surf Sound Festival. No momento, os doze primeiros colocados no ranking têm chances na briga pelo título regional da WSL South America, que garante participação nas principais etapas do WSL Qualifying Series com status QS 6000 e QS 10000 e será decidido na próxima semana, em São Sebastião (SP).

Krystian Kymerson - South to South apresenta Itacaré Surf Sound Festival Krystian Kymerson - WSL / Igor Neves

"Eu sabia que essa bateria ia ser muito, muito difícil, porque a galera que estava nela sabe dar aéreos também, então estou muito feliz", disse Krystian Kymerson, que ainda somou um 6,90 com a nota 9,90 do aéreo full-rotation muito alto que completou e foi avaliado como o mais incrível da semana na Praia da Tiririca. Ele venceu a bateria que fechou o sábado por 16,80 pontos e o paulista Alex Ribeiro também mostrou a potência das suas manobras de backside nas direitas da Tiririca para conquistar a última vaga para as quartas de final com os 15,80 que totalizou com as notas 8,00 e 7,80 das suas melhores ondas. O líder do ranking sul-americano, Thiago Camarão, ficou em terceiro com 13,65 e Marcos Correa em quarto com 11,20.

"Na bateria que disputei antes, eu não consegui completar os aéreos, mas dessa vez entrei muito focado e estou feliz por ter passado essa bateria. Tomara que amanhã (domingo) continue com essas ondas e esse ventinho, porque estou gostando muito", continuou Krystian Kymerson, que falou mais sobre a nota 9,90. "Eu logo vi que aquela onda ia ser boa, ela formou a rampa perfeita pra dar o aéreo rodando full-rotation, que eu consegui completar de frente pra fazer mais uma manobra e foi quase 10. Agora entrei na briga pelo título sul-americano e vamos decidir tudo lá em Maresias, mas vou vir com tudo amanhã pra tentar ganhar esse campeonato".

Marco Fernandez - South to South apresenta Itacaré Surf Sound Festival Marco Fernandez - WSL / Igor Neves

As boas condições do mar proporcionaram grandes momentos durante todo o sábado na Praia da Tiririca. O dia começou com vitória baiana de Marco Fernandez nas baterias restantes da terceira fase. Depois, o surfista de Arembepe passou junto com Thiago Camarão na quarta rodada e ainda ganhou a terceira bateria classificatória para as quartas de final. Essa quase terminou com uma dobradinha baiana, mas no final o paulista Tales Araujo tirou a segunda vaga do surfista de Ilhéus, Franklin Serpa. Com isso, Marco Fernandez é a esperança de título da Bahia no Itacaré Surf Sound Festival, pois os outros ficaram no sábado.

"É sempre bom competir em casa, aqui na Bahia, então estou muito feliz e agora é manter o foco e esperar o último dia, para ver como vai ser", disse Marco Fernandez. "A Tiririca mostrou hoje (sábado) toda a sua qualidade, deu altas ondas, a galera toda tá quebrando, tivemos vários high-scores (notas altas) e estou feliz por estar entre os finalistas. Foi muito importante esta etapa ter voltado esse ano, porque Itacaré é um dos lugares mais ‘surfe' que eu conheço, então espero que esse evento continue por vários e vários anos".

Alex Ribeiro - South to South apresenta Itacaré Surf Sound Festival Alex Ribeiro - WSL / Igor Neves

QUARTAS DE FINAL - O baiano Marco Fernandez vai enfrentar o paulista Alex Ribeiro, que já venceu a etapa do QS de Itacaré em 2014 e estava na elite mundial do CT até o ano passado, na terceira quarta de final do South to South apresenta Itacaré Surf Sound Festival neste domingo. A última vaga para as semifinais será disputada pelo dono da maior nota, Krystian Kymerson, e o paulista Tales Araujo. Já a primeira bateria do domingo será entre o catarinense Alejo Muniz e o paulista Weslley Dantas, com o peruano Alonso Correa entrando na segunda quarta de final com outro paulista que se destacou em Itacaré, Deivid Silva.

Deivid competiu desde o primeiro dia, pois não fez a inscrição dentro do prazo e teve que entrar na primeira fase. Isso não o prejudicou em nada, pois já fechou a quinta-feira com o maior placar do evento, 16,90 pontos, marca só superada no sábado, quando foram quebrados todos os recordes do South to South apresenta Itacaré Surf Sound Festival.

Deivid Silva - South to South apresenta Itacaré Surf Sound Festival Deivid Silva - WSL / Igor Neves

O próprio Deivid Silva tirou uma nota 9,5 em sua primeira atuação do dia e totalizou 16,40 pontos. Na bateria seguinte, o também paulista Flavio Nakagima igualou o 9,5 e ainda somou uma nota 8,0 para atingir 17,50 pontos, que depois foi superado pelos 17,90 conseguidos pelo catarinense Alejo Muniz na abertura da quinta fase da competição.

"Nas duas primeiras fases eu passei em segundo lugar, então estou muito feliz por ter achado boas ondas nessa bateria para surfar do jeito que eu gosto, porque era realmente uma bateria muito difícil", disse Alejo Muniz. "O Deivid (Silva) e o (Flavio) Nakagima são uns dos meus surfistas favoritos no QS e os dois estão bem perto de classificar para o CT como eu, então eu sabia que ia ser uma bateria muito difícil. Eu precisei mesmo surfar bem para superar eles e estou muito feliz por ter avançado para o último dia do evento aqui".

Alejo Muniz - South to South apresenta Itacaré Surf Sound Festival Alejo Muniz - WSL / Igor Neves

Deivid Silva também falou sobre a sua classificação para o domingo decisivo do QS 1500 da Bahia em Itacaré. "Estou muito feliz por ter feito mais uma boa bateria aqui, pois o Alejo Muniz, o Renan (Argemiro) e o Nakagima, que estava surfando muito sempre tirando notas altas, eram três adversários muito difíceis. Estou contente por estar aqui, pois eu não ia vir para esse evento, mas resolvi vir de última hora graças a meu pai que insistiu e está dando tudo certo. Amanhã (domingo) vou vir com tudo de novo e seja o que Deus quiser".

PERUANO CLASSIFICADO - Quem também saiu muito contente da Praia da Tiririca no sábado foi o peruano Alonso Correa, único estrangeiro a conseguir furar o bloqueio brasileiro na disputa por vagas nas quartas de final do South to South apresenta Itacaré Surf Sound Festival. Ele garantiu a classificação somente na onda que surfou no último minuto da bateria liderada desde o início pelo paulista Weslley Dantas, que começou com uma nota 9,5. Alonso arrancou um 8,0 na última onda que o levou para o primeiro lugar, com ambos eliminando o último surfista de Itacaré, Yagê Araujo, além do pernambucano Gabriel Farias.

Alonso Correa - South to South apresenta Itacaré Surf Sound Festival Alonso Correa - WSL / Igor Neves

"Foi muito difícil pra mim, porque eu não consegui pegar muitas ondas e o nível da bateria era muito alto, com o Weslley (Dantas) já começando com um 9,5, o Yagê (Araujo) que é local daqui e o Gabriel (Farias) que estava acertando os aéreos", destacou Alonso Correa. "Eu tinha duas notas 6 e pouco e precisava de uma maior pra passar. Só no último minuto entrou uma série boa e peguei uma onda que eu sabia que ia melhorar minha pontuação, mas os outros também surfaram e eu não sabia o que poderia acontecer. Estou muito feliz por ter passado e adorei esse lugar, pois não conhecia Itacaré e é muito lindo, tem boas ondas, Sol, é quente, bem diferente do Peru, então estou muito contente por ter passado para as quartas de final".

ONDA FEST ITACARÉ - Também neste sábado, acontece a segunda e última noite do Onda Fest Itacaré na Praia do Resende em Itacaré, com os shows do Bruta Raça, Rael, Fábrica de Sons e banda Kasa 8. Na sexta-feira, o espaço reservado para o Festival de Música do South to South apresenta Itacaré Surf Sound Festival, ficou lotado para assistir o Conecrew, Maskavo e Marlon Moreira. Os ingressos estão à venda em Itacaré na loja South to South, no Café Bar Pé de Amendoa e na Cacau Show, bem como nas lojas Backdoor de Ilhéus e Itabuna.

Yage Araujo - South to South apresenta Itacaré Surf Sound Festival Yage Araujo - WSL / Igor Neves

Já as várias atividades de preservação e educação ambiental que estão acontecendo desde a quinta-feira na Praia da Tiririca, tiveram mais um dia agitado no sábado. Cerca de sessenta crianças de escolas públicas de Itacaré visitaram a arena do South to South apresenta Itacaré Surf Sound Festival para conhecer de perto um campeonato internacional de surfe e as oficinas e palestras das tendas das entidades selecionadas pela Associação de Surf de Itacaré (ASI), como INEMA, Recicla Itacaré, Instituto Floresta Viva, Instituto Baleia Jubarte, Civil Eco, Embaúba e Sala Verde em parceria com a Secretaria de Meio-Ambiente da Prefeitura de Itacaré.

O Governo do Estado da Bahia e South to South apresentam o QS 1500 Itacaré Surf Sound Festival, evento homologado pela WSL South America como 48.a etapa do WSL Qualifying Series, que será realizado com apoio da Prefeitura Municipal de Itacaré, Governo do Estado da Bahia, South to South, Instituto Floresta Viva, Grou Turismo, Pousada Terra Boa e Associação de Surf de Itacaré (ASI).

World Surf League
Download it for free on the App store. Download it for free on Google Play.