- WSL / Mauricio Espinoza

As peruanas Anali Gomez e Melanie Giunta vão decidir o título sul-americano profissional da WSL South America no domingo decisivo do QS 1000 Reef & Paris Women´s Pro em San Bartolo, no Peru. A brasileira Camila Cassia, campeã do Neutrox Weekend no domingo passado no Rio de Janeiro, também estava na briga, mas foi barrada na rodada classificatória para as quartas de final que vão abrir o último dia do evento que fecha a nova "perna sul-americana" feminina com três etapas seguidas do WSL Qualifying Series.

Anali Gomez - Reef & Paris Women's Pro Anali Gomez - WSL / Mauricio Espinoza

A experiente Anali Gomez pode confirmar um inédito tricampeonato sul-americano na história da WSL South America se chegar na grande final do Reef & Paris Women´s Pro, comemorando o título mesmo que não vença o campeonato. "La Negra", como é conhecida, já foi a melhor surfista profissional da América do Sul em 2010 e 2013. Já para Melanie Giunta conseguir seu primeiro título, só interessa a vitória em San Bartolo e Anali não pode ser a outra finalista.

As duas se classificaram para o domingo na mesma bateria que fechou o sábado no Peru. Foi um confronto 100% peruano vencido por Anali Gomez e Melanie Giunta passando em segundo lugar, com ambas despachando Leilani Aguirre e Kalea Gervasi. Com isso, a decisão do título sul-americano não passará das semifinais, pois elas voltarão a se enfrentar nessa fase, caso passem pelas suas primeiras adversárias do último dia.

Melanie Giunta - Reef & Paris Women's Pro Melanie Giunta - WSL / Mauricio Espinoza

San Bartolo já sediou uma das cinco etapas do QS realizadas na América do Sul esse ano, que são válidas pelo ranking regional da WSL South America. Foi quando Anali Gomez tirou a liderança da equatoriana Dominic Barona com a vitória em casa. No domingo, a primeira a competir será Melanie Giunta, na terceira quarta de final com a campeã sul-americana do ano passado, a brasileira Nathalie Martins. Anali Gomez entra na seguinte com a porto-riquenha Havanna Cabrero.

Já a primeira disputa por vaga nas semifinais será entre a campeã mundial Sofia Mulanovich e a havaiana Bailey Nagy. As duas disputaram a primeira bateria do Reef & Paris Women´s Pro, depois passaram pela segunda fase e voltarão a se enfrentar agora num duelo direto na abertura das quartas de final. E o segundo confronto do domingo será entre a argentina Lucia Cosoleto e a peruana Daniela Rosas.

Daniella Rosas - Reef & Paris Women's Pro Daniela Rosas - WSL / Mauricio Espinoza
World Surf League
Download it for free on the App store. Download it for free on Google Play.