- WSL / Damien Poullenot

Depois de quatro dias de espera, finalmente as ondas chegaram em Hossegor na segunda-feira, mas o início do Quiksilver Pro France foi adiado mais uma vez, porque as condições prometem ficar bem melhores. A primeira chamada da terça-feira será as 7h45 na França, 2h45 da madrugada no Brasil. Na segunda-feira, as disputas rolaram em ondas de 3-4 pés na praia Les Culs Nus, onde aconteceu a primeira competição especial de aéreos da World Surf League e deu Brasil mais uma vez. O catarinense Yago Dora conquistou o título do Red Bull Airbone France e depois três baterias da segunda fase do Roxy Pro fecharam o dia.

Yago Dora (BRA - red) is the winner of the 2018 Redbull Airborne speciality event after placing frist in the final with Griffin Colapinto (USA - yellow) placing second and Jack Freestone (AUS - black) placing third in Hossegor, France. Griffin Colapinto, Yago Dora and Jack Freestone - WSL / Laurent Masurel

"Eu nem consigo acreditar que venci", disse Yago Dora. "Estou exausto, porque uma hora de bateria é muito tempo. Tive sorte por ter ficado sozinho mais embaixo do pico e ali consegui duas boas ondas, enquanto todos ainda estavam lá fora. O Griffin (Colapinto) precisava de uma nota baixa, mas felizmente ele não conseguiu e foi muito legal vencer o primeiro Red Bull Airbone. Os aéreos são o futuro do esporte e os juízes estavam querendo ver aqueles aéreos progressivos e inovadores, então conseguir a vitória foi incrível para mim".

O Red Bull Airbone France foi disputado por dezoito surfistas convidados, alguns da elite do World Surf League Championship Tour, como Yago Dora, o também brasileiro Italo Ferreira e o sul-africano Jordy Smith, junto com outros especialistas em manobras aéreas. Os seis melhores do Qualifying se classificaram para disputar a grande final. Yago Dora avançou em terceiro lugar, mas Italo Ferreira não foi bem e ficou em 15.o, entre os últimos colocados.

Yago Dora (BRA) is the winner of the 2018 Redbull Airborne speciality event after placing frist in the final in Hossegor, France. Yago Dora - WSL / Damien Poullenot

Na bateria final, com os seis competidores dentro d´agua, o catarinense construiu a vitória logo nos primeiros cinco minutos, sem perder a liderança em toda a decisão do título. Ele começou com um enorme "slob air" de frontside que valeu nota 6,67. Foi a sua maior nota e ela teve peso dobrado no resultado. Logo Yago Dora pegou outra onda para mandar um "full rotation" e atingir imbatíveis 18,27 pontos.

Quem chegou mais perto disso foi o também top do CT, Griffin Colapinto. O norte-americano totalizou 17,21 pontos e terminou em segundo lugar, seguido pelo australiano Jack Freestone com 15,30. Os outros não conseguiram achar boas ondas para mostrarem as manobras que os levaram até a bateria final. Kalani David ficou em quarto lugar com apenas 5,66 pontos, o também havaiano Matt Meola em quarto com 5,40 e o norte-americano Eithan Osborne foi o sexto colocado sem surfar nenhuma onda, com zero no placar.

Griffin Colapinto (USA) placed second in the final of the 2018 Redbull Airborne speciality event in Hossegor, France. Griffin Colapinto - WSL / Damien Poullenot

ROXY PRO FRANCE - Após o término do Red Bull Airbone France, começou a segunda fase do Roxy Pro também na praia Les Culs Nus. No entanto, só foi possível realizar três das seis baterias, pois as condições se deterioraram rapidamente. Na verdade, rolaram apenas duas, porque a australiana Keely Andrew se contundiu na primeira fase, disputada na quarta-feira da semana passada, então nem entrou no mar para enfrentar a havaiana Malia Manuel, que avançou direto para a terceira fase.

Depois, a havaiana Coco Ho confirmou o favoritismo contra a neozelandesa Paige Hareb, mas a norte-americana Caroline Marks foi batida pela convidada do Roxy Pro France, Vahine Fierro. A taitiana conquistou o título mundial Pro Junior de 2017 da World Surf League e surfou as melhores ondas que entraram na bateria para derrotar a jovem californiana por 11,00 a 8,26 pontos. Com a classificação, Vahine Fierro avançou para disputar vagas para as quartas de final em sua primeira participação em etapas do World Surf League Championship Tour.

Caroline Marks (USA) placed 2nd in Heat 3 of Round 2 at the  Quiksilver and Roxy Pro France 2018 Caroline Marks - WSL / Damien Poullenot

O Quiksilver Pro France e o Roxy Pro France estão sendo transmitidos ao vivo de Hossegor pelo www.worldsurfleague.com e pelo Facebook Live e pelo aplicativo da World Surf League. A primeira chamada da terça-feira será para as duas categorias e foi marcada para as 7h45 na França, 2h45 da madrugada no Brasil. A expectativa é de que seja um dia com altas ondas para dar a largada na etapa masculina que abre a "perna europeia" em Hossegor.

World Surf League
Download it for free on the App store. Download it for free on Google Play.