- WSL / Jack Barripp

O Taiwan Open of Surfing deu a largada na disputa pelo título mundial de Longboard masculino de 2018 da World Surf League na segunda-feira, que amanheceu com séries limpas de 4-5 pés em Jinzun Harbour, em Taitung. No entanto, entrou um vento muito forte ainda pela manhã acabando com a boa formação das ondas e a competição foi paralisada logo após os cariocas Phil Rajzman e Eduardo Bagé estrearem com vitórias na Ilha Taiwan. Ela só retornou 4 horas depois, para realizar mais quatro baterias apenas, faltando cinco para fechar a primeira fase. Elas ficaram para abrir a terça-feira, com a primeira chamada do dia marcada para as 7h30 em Taiwan, 20h30 da segunda-feira no horário de verão do Brasil.

Phil Rajzman At the 2018 Taiwan Open Of Surfing World Longboard Championships. Phil Rajzman - WSL / Jack Barripp

O bicampeão mundial Phil Rajzman foi finalista no Taiwan Open of Surfing do ano passado, quando o título da temporada foi decidido em duas etapas. Ele perdeu a bateria final para o francês Edouard Delpero e terminou em quarto lugar no ranking mundial de 2017, depois de conquistar seu segundo título em 2016. Desta vez, os títulos masculino e feminino voltam a ser definidos em um evento único e a estreia das meninas em Taiwan foi adiada no primeiro dia.

Phil entrou no mar na hora que o vento apertou, deteriorando a qualidade das ondas em Jinzun Harbour. Ele teve que trabalhar bastante para achar algumas com paredes para mostrar a sua combinação das manobras clássicas dos pranchões, com batidas e rasgadas. O carioca conseguiu somar apenas 11,36 pontos nas duas notas computadas, que foram suficientes para derrotar os havaianos Scotty Fong Junior e Duane Desoto e avançar direto para a terceira fase.

Duane Desoto At the 2018 Taiwan Open Of Surfing World Longboard Championships. Duane Desoto - WSL / Jack Barripp

"O vento realmente entrou forte no início da bateria e mudou tudo", lamentou Phil Rajzman. "No começo do dia, as ondas estavam boas, limpas, então tive que mudar um pouco as coisas, mas continuei com a mesma estratégia. Eu já estou aqui há alguns dias, então estou mais acostumado com este pico e como as condições do mar mudam a cada momento. É sempre difícil competir contra dois havaianos em ondas assim, maiores, pois eles são muito bons nestas condições. Mas, eu foquei em escolher as melhores ondas e isso me deu a vitória".

Quando a bateria de Phil Rajzman começou, o também carioca Eduardo Bagé estava saindo do mar com a primeira vitória brasileira no segundo confronto do dia. Foi, também, uma disputa fraca de ondas, mas ele teve mais trabalho para vencer com um placar mais apertado, de 12,97 a 11,47 pontos sobre o australiano bicampeão mundial, Harley Ingleby. O havaiano Makamae Desoto ficou em último com 4,90, mas os dois perdedores nas baterias desta rodada inicial, têm outra chance de avançar para a terceira fase na repescagem.

Taylor Jensen at the 2018 World Longboard Championship Taylor Jensen - WSL / Tom Bennett

TARDE DE DERROTAS - À tarde, depois que o vento acalmou, as ondas voltaram a apresentar boa formação em Jinzun Harbour e os recordes do dia foram registrados nas baterias que fecharam a segunda-feira. Na penúltima, o defensor do título mundial e três vezes campeão, Taylor Jensen, dos Estados Unidos, atingiu 15,17 pontos nas duas notas computadas. E na última, o francês Antoine Delpero, irmão do vencedor da etapa de Taiwan na final do ano passado com Phil Rajzman, Edouard Delpero, aumentou esta marca para exatos 16,00 pontos.

Mais dois brasileiros competiram durante a tarde, porém ambos foram derrotados e terão que encarar a repescagem. Wenderson Biludo perdeu para o próprio Edouard Delpero por 13,84 a 10,63 pontos, enquanto Jefson Silva ficou em último na bateria que o irmão dele, Antoine Delpero, fez os recordes do dia, nota 8,83 e 16,00 pontos.

Jefson Silva At the 2018 Taiwan Open Of Surfing World Longboard Championships. Jefson Silva - WSL / Jack Barripp

Outro ainda vai estrear, Rodrigo Sphaier, que foi escalado na penúltima bateria da primeira fase. Na última, está o peruano Piccolo Clemente, que assim como Phil Rajzman, já tem dois títulos mundiais de Longboard no currículo. E neste ano tem uma novidade na equipe sul-americana no Mundial de Longboard, com a primeira participação de um uruguaio, Julian Schweizer, na bateria que ficou para abrir a terça-feira na Ilha Taiwan.

CATEGORIA FEMININA - As meninas também podem estrear nesta terça-feira no Taiwan Open of Surfing. Vice-campeã mundial em 2017, a carioca Chloe Calmon é uma das favoritas ao título mais uma vez. Ela está escalada na quarta bateria com duas norte-americanas, Soleil Errico e Avalon Gall. A outra representante da América do Sul no Mundial de Longboard da World Surf League também é brasileira, a pernambucana Atalanta Batista, que vai disputar a segunda bateria com a havaiana Crystal Walsh e a australiana Emily Lethbridge.

Chloé Calmon - Neutrox Weekend / Barra da Tijuca Chloé Calmon - WSL / Fabriciano Junior

O Taiwan Open of Surfing é realizado com o mesmo formato de competição utilizado nas etapas do World Surf League Championship Tour. Assim como os homens, a vitória na rodada inicial feminina também vale passagem direta para a terceira fase, mas as perdedoras têm uma segunda chance de classificação na repescagem.

Depois de definir os campeões mundiais de Longboard nessa semana, na próxima o Taiwan Open of Surfing também vai decidir os títulos masculino e feminino da categoria Pro Junior, para surfistas com até 18 anos de idade, tudo transmitido ao vivo pelo www.worldsurfleague.com e pelo Facebook Live e pelo aplicativo da World Surf League. A primeira chamada da terça-feira será as 7h30 em Taiwan, 20h30 da segunda-feira no Brasil.

Atalanta Bastita on Day 4 of Taiwan Open World Longboard Championship Atalanta Bastita - WSL / Tim Hain
World Surf League
Download it for free on the App store. Download it for free on Google Play.