- WSL / Daniel Smorigo

Muitos surfistas já estão em Fernando de Noronha, aproveitando os últimos dias de treinos livres para o Elétron Energy apresenta Oi Hang Loose Pro Contest, que começa nesta terça-feira no famoso arquipélago do estado de Pernambuco. De todos os mais de 100 participantes de 18 países, quem chega na ilha com uma expectativa diferente dessa vez é o potiguar Jadson André. Ele vai defender o título da vitória sobre o catarinense Yago Dora no ano passado, na volta do campeonato mais tradicional da América do Sul para os tubos da Cacimba do Padre. Os paulistas Filipe Toledo e Miguel Pupo, são as outras estrelas do CT que vão competir na Cacimba do Padre esta semana, com todas as baterias sendo transmitidas ao vivo pelo www.worldsurfleague.com

Jadson Andre - Oi Hang Loose Pro Contest Jadson Andre - WSL / Daniel Smorigo

"Estou muito feliz em voltar a Noronha mais uma vez para competir. Especialmente esse ano, que será diferente pra mim, pois chegarei lá para defender o título", disse Jadson André. "Sei que todos estarão comentando, falando disso, etc.., então, sem dúvidas, a pressão é um pouco maior. Mas, isso é normal e já aconteceu comigo em outros eventos. Eu amo Noronha e me sinto em casa lá. Todos os locais me tratam como seu eu fosse uma cria deles e isso sempre me deixa empolgado em voltar para a ilha".

O natalense é mais um talento surgido nas ondas de Ponta Negra e viaja para Noronha desde criança. Sua primeira participação no Hang Loose Pro Contest foi em 2006, com apenas 15 anos de idade. Foram três anos seguidos passando a primeira bateria e perdendo na segunda. Antes da vitória no ano passado, o melhor desempenho na Cacimba do Padre havia sido em 2010, quando passou quatro baterias até ser barrado por Joan Duru nas oitavas de final. O francês perdeu sua vaga no CT no ano passado e estará em Noronha novamente.

Jadson Andre - Oi Hang Loose Pro Contest Jadson Andre - WSL / Daniel Smorigo

"A Cacimba do Padre não tem muito espaço para todo mundo ficar pegando as melhores ondas", destaca Jadson André. "Mas, quando estou treinando, os locais sempre deixam as ondas boas para mim, por já me conhecerem desde moleque. Eu tenho esse privilégio e voltar pra lá, sem dúvidas, é sempre muito especial. Não vejo a hora de dividir aquelas ondas maravilhosas da Cacimba com todos os locais de Noronha de novo".

A Ilha também estará representada no Elétron Energy apresenta Oi Hang Loose Pro Contest esse ano. Os experientes Caia Souza, Patrick Tamberg e o mais jovem Brayner Silva, estão confirmados entre os mais de 100 surfistas de 18 países já inscritos, com outros podendo entrar até o início do campeonato na terça-feira. Após a vitória em Noronha no ano passado, Jadson fez mais duas finais seguidas na Austrália e liderou o ranking do WSL Qualifying Series até o final da temporada, quando foi superado pelo português Frederico Morais.

Jadson Andre and Yago Dora - Oi Hang Loose Pro Contest Jadson Andre and Yago Dora - WSL / Daniel Smorigo

BICAMPEONATO INÉDITO - O potiguar é um dos quatro surfistas que podem entrar na história do Hang Loose Pro Contest, como o primeiro a conseguir um bicampeonato em Fernando de Noronha. Os outros são o paulista Miguel Pupo campeão em 2012, o catarinense Alejo Muniz em 2011 e o espanhol Aritz Aranburu em 2007. Dois chegaram perto deste feito inédito. O carioca Raoni Monteiro decidiu o título por três anos seguidos, mas só venceu o primeiro em 2008, perdendo para Bruno Santos em 2009 e para C. J. Hobgood em 2010. Já o catarinense Jean da Silva (in memoriam) ganhou em 2006 e perdeu a final de 2012 para Miguel Pupo.

"Será o meu primeiro evento no ano, vou estar no meio da minha pré-temporada, então meu approach vai ser igual ao ano passado", disse Jadson André. "Vou lá pra me divertir, pegar ondas, surfar os tubos da Cacimba do Padre que eu amo e tentar fazer um bom evento. Na verdade, o resultado é consequência, então só quero tentar surfar o meu melhor naquelas ondas maravilhosas. Se for da vontade de Deus, de me tornar o primeiro bicampeão do evento na ilha, será sensacional".

Jadson Andre - Oi Hang Loose Pro Contest Jadson Andre - WSL / Daniel Smorigo

Além de Jadson André, mais dois tops do CT 2020 inscritos no Elétron Energy apresenta Oi Hang Loose Pro Contest, vão estrear na temporada 2020 em Fernando de Noronha, Filipe Toledo e Miguel Pupo. Filipe foi o número 4 do mundo no ano do primeiro título mundial do Italo Ferreira e Miguel está retornando a elite dos top-34 do World Surf League Championship Tour esse ano. Jadson não fez uma boa temporada na divisão principal em 2019 e confirmou sua permanência entre os dez indicados pelo QS, então quer fazer melhor em 2020.

"Eu estou com uma ótima expectativa para o Circuito Mundial deste ano. Estou no meio da minha preparação física, fiz alguns ajustes na minha parte técnica e estou bem empolgado. Certamente, vou fazer de tudo para viver o meu melhor ano no CT. Eu e minha equipe estamos superanimados com este momento e vamos ver como chegaremos no final do ano".

Miguel Pupo (BRA), won the 26th annual ASP PRIME Hang Loose Pro Contest 2012 .  ASP/Smorigo Miguel Pupo (BRA) - WSL / photo:DanielSmorigo

DIRETO NO G-10 - Para os surfistas que vão iniciar a temporada em Fernando de Noronha, como Filipe Toledo e os concorrentes ao inédito bicampeonato na Cacimba do Padre, Jadson André, Miguel Pupo e Alejo Muniz, a vitória no Oi Hang Loose Pro Contest pode valer uma vaga direta na lista dos dez primeiros do WSL Qualifying Series, que se classificam para o CT. Foi assim para os vencedores das outras três etapas com status QS 5000 deste ano.

O japonês Shun Murakami ganhou a primeira na China e lidera o ranking com os 330 pontos que somou na terceira no Havaí. A segunda foi vencida pelo norte-americano Nat Young, derrotando o peruano Alonso Correa na final em Marrocos. E a terceira foi dominada pelos brasileiros, com Wiggolly Dantas sendo o campeão do Volcom Pipe Pro, João Chianca ficando em segundo e Yago Dora em terceiro lugar no QS 5000 de Pipeline.

Yago Dora - Oi Hang Loose Pro Contest Yago Dora - WSL / Daniel Smorigo

Wiggolly chega ao Brasil dividindo a vice-liderança do ranking com Nat Young, que não vem competir em Fernando de Noronha. O líder também não e o caminho está livre para Wiggolly assumir a ponta no Oi Hang Loose Pro Contest. Seus principais concorrentes serão o quinto colocado, Lucca Mesinas, e os dois que estão empatados em sexto lugar, o também peruano Alonso Correa e o saquaremense João Chianca, vice-campeão em Pipeline. Yago Dora é o 11.o do ranking, na porta de entrada do G-10 que garante vaga no CT.

O Elétron Energy apresenta Oi Hang Loose Pro Contest é uma realização da World Surf League (WSL) com patrocínios da Oi e Elétron Energy, através da Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo de Pernambuco, tendo como proponente o Instituto Incentiva, e da Hang Loose.

World Surf League
Download it for free on the App store. Download it for free on Google Play.