- WSL / Daniel Smorigo

Os 106 surfistas de 17 países que vão disputar o Elétron Energy apresenta Oi Hang Loose Pro Contest, já estão escalados para estrear no arquipélago de Fernando de Noronha. Eles foram divididos em duas rodadas. A primeira é formada por oito baterias, valendo dezesseis vagas para completar os 24 confrontos da segunda fase, quando entram as principais estrelas da etapa do QS 5000 que começa nesta terça-feira, com prazo até domingo para ser encerrada na Cacimba do Padre. As previsões indicam boas ondas para toda a semana e as baterias serão transmitidas ao vivo pelo www.worldsurfleague.com

Oi Hang Loose Pro Contest Oi Hang Loose Pro Contest - WSL / WSL Latin America

O Hang Loose Pro Contest é o campeonato mais antigo da América Latina. A estreia do evento no Circuito Mundial de Surfe Profissional foi em 1986 em Florianópolis (SC) e a primeira edição em Fernando de Noronha aconteceu no ano 2000. Foram treze anos seguidos mostrando a potência das ondas da Cacimba do Padre para o mundo, com surfistas de várias partes do planeta conhecendo a beleza do arquipélago pernambucano durante todo este tempo. Depois de 2012, o evento deu uma parada e retornou para a ilha no ano passado, com o potiguar Jadson André faturando o título na final brasileira com o catarinense Yago Dora.

Os dois e Filipe Toledo e Miguel Pupo, são as estrelas do CT que vão prestigiar o Elétron Energy apresenta Hang Loose Pro Contest. Os quatro só estreiam na segunda fase. Filipe está na primeira bateria e um dos seus adversários é o surfista que tirou a primeira nota 10 nos tubos da Cacimba do Padre no ano passado, o paraibano Samuel Igo. O também paulista Miguel Pupo, campeão em Fernando de Noronha em 2012, está na 12.a bateria e Jadson André é o cabeça de chave da 13.a. Já Yago Dora foi escalado na 24.a, para fechar a segunda fase.

Samuel Igo - Oi Hang Loose Pro Contest Samuel Igo - WSL / Daniel Smorigo

Os principais concorrentes pela liderança do WSL Qualifying Series 2020, também fazem parte da lista dos cabeças de chave desta segunda rodada. O vice-líder do ranking, Wiggolly Dantas, vai estrear na décima bateria. O quinto colocado, Lucca Mesinas, do Peru, está na 14.a e nas próximas entram os dois surfistas que estão empatados em sexto lugar. O saquaremense João Chianca, vice-campeão na vitória de Wiggolly Dantas no Volcom Pipe Pro do Havaí, estreia na 15.a bateria e o peruano Alonso Correa, vice-campeão no QS 5000 de Marrocos, está na 16.a.

Apesar das principais estrelas entrarem só na segunda fase, na rodada inicial também tem alguns destaques. Na bateria que vai abrir o Elétron Energy apresenta Oi Hang Loose Pro Contest, estão o norte-americano Luke Gordon e dois brasileiros, Icaro Ronchi e Patrick Plach. Na segunda, entram dois locais de Fernando de Noronha, com o papai Caia Souza estreando junto com o filho, Caio Souza. Os dois vão disputar duas vagas para a segunda fase, com o paulista Gabriel Adisaka e o pernambucano Junior Lagosta.

2020 XXL Biggest Wave Entry: Pedro Scooby at Nazaré, Portugal on November 20, 2019. Photo by Andrés Sanchez. 2020 XXL Biggest Wave Entry: Pedro Scooby at Nazaré - WSL

DE NAZARÉ PARA NORONHA - Na quinta bateria, tem um campeão mundial Pro Junior, o português Vasco Ribeiro. Já na oitava e última desta primeira fase, está o famoso big-rider Pedro Scooby, que participou do Oi Hang Loose Pro Contest no ano passado. No entanto, ele está em Portugal para competir na etapa do Mundial de Ondas Gigantes da World Surf League em Nazaré, que deve acontecer também nesta terça-feira. Como o evento todo será realizado em um dia só, Scooby já comunicou aos organizadores que sairá correndo de Portugal para tentar chegar em Fernando de Noronha a tempo de competir. Para isso, torce para que o evento no Brasil não comece no primeiro dia.

O Elétron Energy apresenta Oi Hang Loose Pro Contest é uma realização da World Surf League (WSL) com patrocínios da Oi e Elétron Energy, através da Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo de Pernambuco, tendo como proponente o Instituto Incentiva, e da Hang Loose.

World Surf League
Download it for free on the App store. Download it for free on Google Play.