NewsRDS Pro Junior

RDS Pro Junior decide títulos sul-americanos Sub-18 na Guarda do Embaú

O futuro do surfe na América do Sul vai se apresentar neste fim de semana na paradisíaca Guarda do Embaú, em Palhoça, Santa Catarina. Mais de cinquenta surfistas e vinte meninas com até 18 anos de idade, já confirmaram participação no RDS Pro Junior, evento idealizado pelo campeão mundial Adriano de Souza com apoio de Yago Dora e Lucas Silveira para homenagear o surfista Ricardo dos Santos, assassinado em 2015 em frente à sua casa na Guarda do Embaú, por um policial militar já condenado pelo crime que tirou a vida de um dos melhores "tuberiders" do mundo. As eliminatórias começam na sexta-feira e no domingo serão decididos os títulos sul-americanos Pro Junior Sub-18 de 2017 da WSL South America.

Mateus Herdy - RDS Pro Junior Mateus Herdy WSL / Luiz Paulo Fotografia

Os campeões do ano passado foram definidos numa etapa igualmente única disputada no Peru. O paulista Weslley Dantas já estourou o limite de idade e não vai defender o título, mas a catarinense Tainá Hinckel, de apenas 14 anos de idade, pode conquistar o bicampeonato e até igualar um feito único da paraibana Diana Cristina, tricampeã em 2008, 2009 e 2010. Tainá mora na Guarda do Embaú, sempre foi incentivada pelo próprio Ricardo dos Santos a seguir carreira no esporte e vai competir em casa, onde aprendeu a surfar.

"Estou em um ano muito feliz", disse Tainá Hinckel. "Eu competi na etapa do CT (Oi Rio Pro em Saquarema) pela primeira vez e também disputei as finais do Mundial da ISA no Japão. Então quero completar essa sequência com a classificação para o Mundial Pro Junior da WSL. Não será fácil, porque as outras meninas virão com força total, mas vou competir em casa, pois sou catarinense e já surfei muito na Guarda".

Tainá Hinckel - RDS Pro Junior Tainá Hinckel WSL / Luiz Paulo Fotografia

Dezoito surfistas já estão confirmadas para disputar o título feminino no RDS Pro Junior em homenagem a Ricardo dos Santos. Entre as treze brasileiras, algumas das principais concorrentes de Tainá Hinckel são Yanca Costa, Luara Thompson, Carol Bonelli, Julia Camargo e Maju Freitas. Já as cinco inscritas de outros países são a peruana Sol Aguirre e as argentinas Abril Solis, Bianca Schipani, Catalina Mercere e Flavio Cianciarulo.

Os argentinos também formam o maior pelotão estrangeiro na categoria masculina com cinco participantes: José Gundesen é o principal nome, Andres Mondo Prados, Juan Cruz Ruggiero, Bautista de Abajo e Uriel Sposaro. O chileno Gustavo Dylan Dvorquez e o peruano Jhonny Guerrero, também confirmaram presença no RDS Pro Junior, para enfrentar os 45 brasileiros que já estão inscritos para competir na Guarda do Embaú.

Lucas Vicente - RDS Pro Junior Lucas Vicente WSL / Luiz Paulo Fotografia

Entre os jovens adolescentes, são vários surfistas com potencial para conquistar o título sul-americano Sub-18 da WSL South America no RDS Pro Junior. Nomes como o catarinense Mateus Herdy, os paulistas Samuel Pupo, Lucas Vicente, Daniel Adisaka, o cearense Cauã Costa, o gaúcho Gustavo Borges, o saquaremense João Chianca, o carioca Pedro Dib, o potiguar Mateus Sena, já conquistaram vitórias importantes nas categorias de base e podem ser apontados como fortes concorrentes ao troféu de melhor surfista Pro Junior da América do Sul.

Além de definir os campeões da WSL South America, o RDS Pro Junior também vai definir a equipe sul-americana para disputar o título mundial no World Surf League Junior Championship 2017. Serão classificados os quatro primeiros colocados na categoria masculina e as duas finalistas da feminina. Este evento será disputado no início de janeiro de 2018 na Austrália.

Trophy - RDS Pro Junior Trophy - RDS Pro Junior WSL / Luiz Paulo Fotografia

Para mais informações, sigam as redes sociais do RDS Pro Junior nos links abaixo:

https://www.facebook.com/rdsprojunior/

https://www.instagram.com/rdsprojunior/

O RDS Pro Junior tem o patrocínio de Min13rinho, G8 Sports, HD, Estácio, AprimoreSurf, Yago Dora, Lucas Silveira e o apoio de Fecasurf, ASPG, Naipe e Guarda do Embaú. A competição será transmitida ao vivo pelo www.worldsurfleague.com

×
World Surf League
Official App
Free – Google Play
Get it