- WSL / Ed Sloane
- WSL / Ed Sloane

Como surfistas, temos razões egoístas para querermos ver a água dos mares limpa e os ecossistemas saudáveis. Ninguém quer ficar doente depois de surfar ou então testemunhar a morte de enormes recife de corais. Muito menos ainda, queremos perder recursos preciosos para a exploração de corporações ou perder o acesso às praias para grandes empreendimentos imobiliários. E a lista não para por ai.

Independentemente de nossas inclinações políticas, não há dúvidas de que nossos oceanos estão sob um cerco de ameaças. E sem oceanos saudáveis o mundo como o conhecemos deixaria de sair.

Isso pode soar alarmista, mas nossos oceanos estão sendo atacados. A maioria dos cientistas e especialistas concorda que sem um plano sério de mudanças estratégicas, os efeitos do excesso de pesca e da poluição por plásticos, carbono e produtos químicos tóxicos (sem mencionar uma infinidade de outras ameaças), terão efeitos catastróficos em nosso ambiente oceânico. Não há soluções fáceis para os muitos riscos que correm os oceanos do mundo, mas é fácil pensar globalmente e atuar localmente.

Com o Circuito Mundial atualmente em Fiji - lar de alguns dos ambientes oceânicos mais preservados do planeta - que momento poderia ser melhor de chamar atenção para uma campanha diretamente relacionada ao nosso passatempo favorito: surfar. Em homenagem ao Dia Mundial dos Oceanos, 8 de junho, compilamos uma lista de cinco maneiras simples de realmente fazer a diferença. Confira:

1. Não jogue lixo na praia

O lixo plástico e outros detritos não biodegradáveis podem ser a principal ameaça para nossos oceanos. Reduzir e reutilizar sacos de plástico. Recolha seu lixo antes que ele acabe no oceano. Animais de todos os tipos e tamanhos frequentemente confundem plástico com alimentos (que depois terminam na cadeia alimentar) e muitos outros ficam emaranhados e morrem. Então, lembre-se que o sushi fresco que você come provavelmente contém plástico num nível elementar. Que horror! E se você ainda não ouviu falar sobre os criadas Gyers - as ilhas oceânicas plásticas criadas pelos humanos - confira [aqui (https://www.5gyres.org).

2. Diminua a pressão

Para explicar de uma forma bem simples, mantenha os pneus do seu veículo adequadamente inflados. Esta pode ser a maneira mais fácil de fazer a diferença nesta lista de ações que irão proteger os oceanos. Desta maneira, você evita o excesso de atrito e assim diminui sua pegada de carbono reduzindo o consumo de combustível fóssil e economizando gasolina. Combustíveis fósseis são uma das principais razões para a mudança climática e a acidificação dos oceanos, que por sua vez pode alterar o delicado equilíbrio químico do oceano e prejudicar a fauna marinha tanto em escala local como global.

3. Aperte o interruptor

Tire da tomada seus equipamentos eletrônicos que não estão sendo utilizados - computadores, aparelhos de cozinha, cabos de alimentação, videogames - já que muitos deles continuam consumindo energia mesmo depois de desligados. De acordo com as estimativas do Departamento de energia dos EUA, esta energia "fantasma" representa 75% da energia consumida pelos eletrônicos numa residência média. Se você nem sempre pode desconecta-los, use uma régua de alimentação elétrica, que tenha um botão de fácil acesso para cortar com segurança a energia dos dispositivos que não estão sendo usados.

4. Mantenha a limpeza

Escolha produtos de limpeza ecológicos ao invés daqueles com abundância de produtos químicos tóxicos. Muitos itens naturais e cotidianos encontrados na maioria das cozinhas - incluindo bicarbonato de sódio, vinagre e limões - fazem o trabalho tão bem quanto os produtos de limpeza comprados na loja. Mesmo que você não viva perto da costa, quase tudo o que escorre no seu ralo pode eventualmente parar nos oceano.

5. Tem muito peixe no mar (ou talvez não)

De acordo com algumas estimativas, muitas das populações no oceano de grandes peixes predadores (como o atum-rabilho, o peixe-espada e o dourado-do-mar, entre outros) foram reduzidas em cerca de 90%, desde que a pesca se tornou uma indústria de grande porte com fins lucrativos, nos últimos 100 anos. As espécies listadas acima são apenas alguns exemplos dos tipos de peixes que acabam em seu prato de jantar. Ajude a causar um impacto positivo ao exigir frutos do mar sustentáveis"​​em seus restaurantes favoritos e mercados.

Fonte: Smithsonian / Museu Nacional de História Natural

World Surf League
Download it for free on the App store. Download it for free on Google Play.