- WSL / Rodrigo Farias
- WSL / Rodrigo Farias
Melhores ondas do campeão de 2016 William Aliotti
3:15
A onda de El Gringo é conhecida como uma das mais perigosas do mundo.

O prazo do tradicional Maui and Sons Arica Pro Tour by Corona & Canon começa nesta segunda-feira e vai até o próximo domingo no Chile. O evento mais tradicional do calendário da WSL South America é um verdadeiro desafio nos tubos gelados de El Gringo, na Ex-Isla Alacrán, em Arica. Neste ano, ganhou importância porque triplicou a premiação oferecida e o status subiu de QS 1500 para QS 3000. Com isso, 89 surfistas de 14 países já estão escalados para estrear no Chile e restam apenas sete vagas para completar o quadro de 96 participantes.

Alonso Correa - Maui and Sons Arica Pro Tour Alonso Correa - WSL / Pablo Jimenez

Entre eles, três que já foram campeões nos tubos de El Gringo entram na primeira fase, os peruanos Gabriel Villaran (2009) e Alvaro Malpartida (2013) e o francês William Aliotti, que defende o título conquistado no ano passado contra o australiano Dean Bowen. Os 89 participantes foram divididos em duas rodadas com dezesseis baterias de quatro competidores. Os 32 mais bem colocados no ranking mundial da World Surf League, formam a lista dos cabeças de chave que só entram na segunda fase, para enfrentar os que passarem pela primeira.

Os brasileiros são maioria entre os concorrentes ao título do QS 3000 Maui and Sons Arica Pro Tour. Um dos destaques é Thiago Camarão, que venceu a primeira etapa da WSL South America esse ano na Argentina e divide a liderança do ranking sul-americano com o peruano Miguel Tudela, campeão do QS 1000 Rip Curl Pro San Bartolo encerrado no sábado no Peru. Os peruanos formam o segundo maior pelotão com treze surfistas, um a mais do que os doze dos Estados Unidos. O Chile vem a seguir, com onze inscritos já confirmados.

Tomas Tudela - Maui and Sons Arica Pro Tour Tomas Tudela - WSL / Rodrigo Farias

A relação dos países dos participantes da oitava edição do tradicional Desafio de Arica prossegue com o Havaí com nove surfistas, Austrália com sete, Argentina com seis, França do atual campeão William Aliotti com três e mais seis nações serão representadas por um competidor, Espanha, Portugal, Grécia, Uruguai, Equador e Costa Rica.

Entre os destaques da lista, tem ex-tops do CT como o brasileiro Raoni Monteiro e o espanhol Aritz Aranburu, campeões sul-americanos como Robson Santos (2015) e o atual, Leandro Usuna, da Argentina, além de quatro surfistas que já festejaram vitórias num dos tubos mais perigosos do mundo. Até agora, ninguém conseguiu ganhar a etapa chilena duas vezes.

Maui and Sons Arica Pro Tour Guillermo Satt - WSL / Pablo Jimenez

CAMPEÕES EM ARICA - O peruano Alvaro Malpartida, que está escalado na primeira bateria do QS 3000 Maui and Sons Arica Pro Tour, junto com o brasileiro Wesley Leite e o havaiano Danny Fuller, chegou perto disso. Ele perdeu a decisão peruana com Gabriel Villaran na primeira edição do evento em 2009, mas ganhou o título de 2013. O primeiro campeão em El Gringo, Gabriel Villaran, vai estrear na décima bateria, contra o brasileiro Weslley Dantas, o australiano Jock Barnes e o argentino Juan Arca.

Na 12.a, o francês William Aliotti faz sua primeira defesa do título em mais um confronto internacional da rodada inicial, contra o peruano Adrian Garcia, o brasileiro Kim Matheus e o chileno Cristobal Montecinos. E o dono da única vitória chilena no Maui and Sons Arica Pro Tour, Guillermo Satt (2011), está entre os 32 surfistas que só competem a partir da segunda fase. Ele e o brasileiro Hizunomê Bettero são os cabeças de chave da nona bateria.

Maui and Sons Arica Pro Tour Yage Araujo - WSL / Rodrigo Farias

CABEÇAS DE CHAVE - Nesta segunda e última rodada de 16 baterias, entram as principais estrelas da competição, os mais bem colocados no ranking do WSL Qualifying Series, como os dois surfistas que dividem o primeiro lugar na disputa pelo título sul-americano da WSL South America. O brasileiro Thiago Camarão, campeão do Rip Curl Pro Argentina em Mar del Plata, começa a defender a liderança na quarta bateria e na sexta estreia o peruano Miguel Tudela, que assumiu a ponta com a vitória no Rip Curl Pro San Bartolo Peru no último sábado.

Já os últimos campeões sul-americanos da WSL South America vão fazer suas primeiras apresentações em duas baterias seguidas. O brasileiro Robson Santos está na 11.a com Gabriel André, segundo colocado na final do Rip Curl Pro San Bartolo Peru no sábado. E o defensor do título, Leandro Usuña, da Argentina, na 12.a, com o peruano Tomas Tudela. Entre os cabeças de chave, também estão dois vice-campeões do Maui and Sons Arica Pro Tour, o do ano passado, Dean Bowen, da Austrália, na sétima bateria, e o uruguaio Marco Giorgi, derrotado na única vitória brasileira de Jessé Mendes em 2014, na que fecha a segunda fase.

Maui and Sons Arica Pro Tour Lucas Silveira - WSL / Mauricio Lazo
World Surf League
Download it for free on the App store. Download it for free on Google Play.