- WSL / Tim Hain

A conquista do primeiro título mundial feminino do Brasil no Longboard foi adiada mais uma vez. Depois de 27 pódios consecutivos nos campeonatos que disputou desde 2014, a carioca Chloé Calmon parou na terceira fase da etapa decisiva na Ilha Taiwan e a havaiana Honolua Blomfield faturou o caneco de campeã mundial da World Surf League com a vitória no Taiwan World Longboard Championship nesta quarta-feira na praia Jinzun Harbour, em Taitung. Chloé terminou novamente como vice-campeã mundial e a melhor brasileira em Taiwan foi a pernambucana Atalanta Batista. A tricampeã sul-americana ficou em quinto lugar com a derrota nas quartas de final para a campeã mundial de 2016, a americana Tory Gilkerson.

Honolua Blomfield Women's Final of Taiwan Open World Longboard Championship Honolua Blomfield - WSL / Tim Hain

"Me sinto como se estivesse no topo do mundo e isso tudo é surreal", disse Honolua Blomfield, de apenas 18 anos de idade. "Ver todo o seu trabalho duro ser recompensado dessa maneira, é o melhor sentimento do mundo e certamente esse é o melhor dia da minha vida. Eu entrei com tudo na final, pois a Lindsay (Steinriede) estava ganhando notas altas durante todo o dia, então eu teria que ser melhor do que ela de alguma forma. Foi um dia incrível, com altas ondas e o swell (ondulação) continua bombando lá fora. Terminar um evento assim, em boas condições e com o título mundial, é quase inacreditável para mim e estou muito feliz".

As competidoras dos Estados Unidos se destacaram no último dia da competição feminina no Taiwan World Longboard Championship. A havaiana Honolua Blomfield tinha ficado em terceiro lugar na outra etapa disputada em Papua Nova Guiné e comemorou seu primeiro título mundial na Ilha Taiwan. Na grande final, surfou três ondas no critério excelente dos juízes para derrotar a campeã mundial de 2011, Lindsay Steinriede, por 18,60 a 16,50 pontos somando 9,77 com 8,83 das duas melhores apresentações. Outras duas norte-americanas dividiram o terceiro lugar nas semifinais, Tory Gilkerson e Rachael Tilly.

Lindsey Steinride in Women's Final of Taiwan Open World Longboard Championship Lindsey Steinride - WSL / Tim Hain

"Estou muito contente com o encerramento do evento em ondas incríveis como as de hoje (quarta-feira) aqui em Taiwan", disse Lindsay Steinriede. "Estou realmente feliz por ter feito boas baterias e só tentei aproveitar ao máximo essas ondas. O ano foi ótimo, com dois eventos para decidir o título mundial, pois isso nos deu mais uma oportunidade de sucesso. A Honolua (Blomfield) tem apenas 18 anos de idade e está surfando de forma incrível. Estou feliz por ela, que fez um surfe inacreditável na final e certamente foi o melhor dia de ondas que tivemos em Taiwan. Esse lugar é maravilhoso e já estou ansiosa para voltar aqui no ano que vem".

Esta foi a primeira vez que o título mundial feminino foi decidido em duas etapas. A primeira aconteceu em Papua Nova Guiné e foi vencida pela brasileira Chloé Calmon, derrotando a havaiana Crystal Walsh na final. Agora, pela primeira vez as meninas competiram na Ilha Taiwan e o evento está sendo um sucesso de ondas, com Jinzun Harbour apresentando boas condições desde o domingo, quando foi iniciado o Taiwan World Longboard Championship.

Honolua Blomfield in Women's Final of Taiwan Open World Longboard Championship Honolua Blomfield - WSL / Tim Hain

"Foi muito legal para o longboard ter mais do que um evento, pois nos deu mais oportunidades para trabalhar, já que nem tudo foi decidido num só campeonato", comentou Honolua Blomfield. "Eu mesma fiquei em terceiro lugar lá em Papua Nova Guiné e estava tentando não pensar muito em título mundial, embora este era um sonho meu desde criança, quando comecei a competir. Terminar tudo aqui em Taiwan em um dia de ondas incríveis, complementou meu sonho e o sentimento é muito melhor do que eu poderia imaginar".

SUL-AMERICANAS - Depois de dois dias só de baterias masculinas na Ilha Taiwan, na quarta-feira apenas as meninas competiram nas boas ondas de 3-4 pés em Jinzun Harbour. A peruana Maria Fernanda Reyes entrou no primeiro duelo do dia e foi eliminada pela australiana Nava Young por 9,74 a 7,00 pontos na abertura da repescagem. A brasileira Atalanta Batista fechou esta segunda fase despachando a japonesa Natsumi Taoka por 14,90 pontos, com as notas 7,50 e 7,40 recebidas nas primeiras ondas que surfou na bateria.

Atalanta Bastita on Day 4 of Taiwan Open World Longboard Championship Atalanta Bastita - WSL / Tim Hain

A tricampeã sul-americana nem teve tempo para descansar e conquistou outra vitória no confronto seguinte, valendo as duas primeiras vagas para as quartas de final. Dessa vez, sua melhor onda valeu nota 7,33 para garantir o primeiro lugar por 13,90 pontos, contra 11,97 da norte-americana Kaitlin Maguire e 11,90 da francesa Alice Lemoigne, eliminada em nono lugar na segunda e última etapa do World Surf League Longboard Championship Tour 2017.

A carioca Chloé Calmon, que tinha estreado com os recordes femininos do domingo em Taiwan, entrou no confronto seguinte para fazer sua segunda defesa da liderança do ranking em Taiwan e acabou em último lugar numa bateria muito disputada. Ela até começou bem com uma nota 6,67, no entanto só conseguiu 6,23 para somar no placar depois disso. Já as duas norte-americanas que enfrentou foram melhores e acabaram com a chance do Brasil conquistar seu primeiro título mundial. Lindsay Steinriede venceu por 15,40 pontos e Tory Gilkerson passou em segundo para as quartas de final com 13,73 nas duas notas computadas.

Chloe Calmon on Day 4 of Taiwan Open World Longboard Championship Chloe Calmon - WSL / Tim Hain

A única esperança de vitória brasileira em Taiwan ficou então para Atalanta Batista. No entanto, a pernambucana não conseguiu repetir as boas atuações anteriores na abertura das quartas de final. Ela não achou ondas com potencial para mostrar todo o seu surfe que já rendeu três troféus de campeã nas três únicas edições do título sul-americano da WSL South America, além de quatro canecos de campeã brasileira. Atalanta não conseguiu nenhuma nota 5 pelo menos e foi batida por 12,43 a 9,47 pela campeã mundial do ano passado, a americana Tory Gilkerson. Mesmo assim, o quinto lugar em Taiwan foi seu melhor resultado em etapas válidas pelo título mundial.

TÍTULO MASCULINO - Com o encerramento da categoria feminina, agora só falta decidir o campeão mundial de 2017 no Taiwan World Longboard Championship. A primeira chamada para a rodada classificatória para as quartas de final será as 7h00 da quinta-feira em Taitung, 21h00 da quarta-feira no horário de verão do Brasil. O atual campeão mundial, Phil Rajzman, vai disputar a primeira bateria do dia e outro competidor do Rio de Janeiro, Rodrigo Sphaier, entra na terceira. Os dois brasileiros são os únicos sul-americanos que seguem vivos na disputa pelo título da etapa na Ilha Taiwan.

World Surf League
Download it for free on the App store. Download it for free on Google Play.