- WSL / Tony Heff

Todo o esforço de Ian Gouveia no Billabong Pipe Masters foi premiado pela World Surf League, que oficializou um dos seus dois convites para o pernambucano disputar toda a temporada do Championship Tour 2018. O outro wildcard ficou para Kelly Slater, que se contundiu nesse ano e perdeu a maioria das etapas. O Brasil já havia garantido um feito inédito, de ter o maior número de integrantes na divisão de elite pela primeira vez na história, com os dez surfistas que estavam classificados para o ano que vem. Agora, serão onze contra oito australianos que sempre foram maioria, seis norte-americanos, quatro havaianos, dois franceses, um sul-africano, um português e um taitiano completando os top-34 do CT 2018.

Ian wins his round 2 heat! Ian Gouveia - WSL / Steve Sherman

Foi a primeira vez que o filho de um dos maiores ídolos do surfe brasileiro, Fábio Gouveia, competiu no Pipe Masters e Ian fez bonito nos tubos de Pipeline e do Backdoor. Ele precisava da vitória no Havaí para entrar no grupo dos 22 primeiros do ranking que são mantidos na elite para o ano seguinte e chegou perto disso. Ian só parou na semifinal contra o novo bicampeão mundial John John Florence. Ele vencia a bateria até o último minuto, quando o havaiano achou uma onda para fazer um tubo e um aéreo na finalização para derrotar o pernambucano.

Com o terceiro lugar em seu primeiro Pipe Masters, Ian Gouveia subiu da 27.a para a 23.a posição no ranking final do Jeep WSL Leaderboard, ficando na porta de entrada da zona de classificação para o CT 2018. Ele seria o primeiro a ser chamado para substituir qualquer ausência dos tops, mas recebeu um dos wildcards da WSL e vai competir em todas as etapas. O primeiro alternate então passou a ser o veterano Bede Durbidge. No entanto, o australiano já anunciou que vai se aposentar e outro brasileiro poderá ser beneficiado, Miguel Pupo, que chegou no Havaí em 23.o no ranking e caiu para o 25.o lugar. Além disso, Wiggolly Dantas é o 26.o e ficaria com a outra vaga de alternate do CT.

Ian Gouveia (BRA) placed 2nd in Semis one at Billabong Pipe Masters 2017 in Pipe  Oahu, Hawaii , USA Ian Gouveia - WSL / Damien Poullenot

É uma verdadeira invasão verde-amarela nunca antes vista na história do Circuito Mundial iniciada em 1976. Em 2017, a Austrália começou o ano com o maior contingente, doze surfistas contra nove brasileiros. Do time australiano, cinco não conseguiram manter suas vagas para 2018, Bede Durbidge e Josh Kerr já encerrando suas carreiras, Jack Freestone, Ethan Ewing e Stuart Kennedy. E apenas um se classificou entre os dez indicados pelo WSL Qualifying Series, Wade Carmichael. Ficaram então apenas oito australianos na nova elite do surfe mundial.

O Brasil sofreu três baixas, os paulistas Miguel Pupo, Wiggolly Dantas e o potiguar Jadson André. Os seis que ficaram no time foram os campeões mundiais Gabriel Medina e Adriano de Souza, os também paulistas Filipe Toledo e Caio Ibelli, o potiguar Italo Ferreira, além de Ian Gouveia como um dos convidados da WSL para 2018. E as cinco novidades na nova "seleção brasileira" são o paulista Jessé Mendes, os catarinenses Tomas Hermes, Yago Dora, Willian Cardoso e o cearense Michael Rodrigues, que conquistaram metade das vagas no G-10 do QS.

Griffin Colapinto of the USA was crowned the 2017 VANS Triple Crown Champion at the 2017 Billabong Pipe Masters and has already qualified for the 2018 Championship Tour after winning the 2017 Qualifying Series. Griffin Colapinto - WSL / Kelly Cestari

O time norte-americano também se reforçou com o campeão do WSL Qualifying Series e da Tríplice Coroa Havaiana, Griffin Colapinto, e por Patrick Gudauskas, que vai retornar a elite graças ao potiguar Italo Ferreira ter ganhado a última vaga no G-22 do CT do australiano Bede Durbidge no Havaí, dispensando assim a sua classificação pelo QS. Além das duas novidades, os quatro que já estavam na elite permaneceram para o ano que vem, Kolohe Andino, Kanoa Igarashi, Conner Coffin e o convidado por contusão, Kelly Slater, que aos 45 anos de idade confirmou que vai continuar competindo no Championship Tour.

O Havaí também manteve sua equipe de 2017 e terá a volta de Keanu Asing, que recuperou sua vaga pelo QS. Os três que continuam são o bicampeão mundial John John Florence, Sebastian Zietz e Ezekiel Lau garantindo sua permanência pelo ranking de acesso. Os outros países que serão representados em 2018 não tiveram alterações. A África do Sul continua somente com Jordy Smith, Portugal com Frederico Morais, Taiti com Michel Bourez e a França com Jeremy Flores e Joan Duru. Já a Itália saiu do CT, pois Leonardo Fioravanti não conseguiu manter sua vaga e terá que voltar a disputar o QS em 2018.

Eleven Time World Champion Kelly Slater surfing at the Future Classic in Lemoore, CA, USA Kelly Slater - WSL / Kenneth Morris

TEMPORADA 2018 - A temporada 2018 promete ser uma das mais excitantes da história e a grande novidade é a etapa inédita que será disputada na piscina de ondas criada por Kelly Slater na Califórnia. Ela vai entrar no lugar da de Trestles, também nos Estados Unidos. Outra mudança será a volta das direitas de Keramas, em Bali, Indonésia, substituindo a etapa de Fiji. As demais continuam as mesmas, inclusive o Oi Rio Pro, em maio na Praia de Itaúna, em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

World Surf League
Download it for free on the App store. Download it for free on Google Play.