- WSL

A World Surf League anunciou vÔrias iniciativas importantes para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março. A igualdade na premiação para homens e mulheres foi o assunto principal da mesa redonda realizada na Califórnia e liderada pela Deputy Commissioner da WSL, Jessi Miley-Dyer, contando com a participação das surfistas do CT, Carissa Moore, Lakey Peterson, Courtney Conlogue, Caroline Marks e a brasileira Tatiana Weston-Webb. O diÔlogo aberto e sincero focou na igualdade da premiação nesta nova temporada, a competitividade entre as meninas, a imagem corporal e o quanto a WSL tem feito para valorizar a categoria feminina nos últimos anos.

Women's Round Table Women's Round Table - WSL / Brady Lawrence

"A imagem corporal tem sido a coisa mais difícil, mas acho que jÔ percorremos um longo caminho", disse a tricampeã mundial Carissa Moore. "Mais do que nunca, nós agora estamos sendo muito mais apreciadas pelo nosso corpo atlético e pelas performances dentro d“Ôgua. Existem algumas listas das mais lindas por aí e é difícil quando você não sabe quem as cria, mas acho que você perceber que não pode se abalar por essas coisas vem com a maturidade, pois acredito que a definição de beleza vem de dentro de nós".

"Eu sempre me sinto muito feminina surfando e você precisa ser autêntica para si mesma, não importa o que aconteça com os altos e baixos da vida", disse Courtney Conlogue. "No começo da minha carreira, eu tinha que ganhar para realmente vencer na vida e se eu não ganhasse, teria que voltar para a faculdade".

A campanha global de marketing da World Surf League, "Every Wave for Everyone" (Cada Onda para Todas), que serÔ lançada neste verão, a partir deste dia 7 de março, mostrarÔ muitas mulheres surfistas que serviram de inspiração para vÔrias gerações do esporte. O conteúdo aparecerÔ nas mídias sociais da WSL e das atletas compartilhando este momento único de igualdade entre homens e mulheres.

Kelly Slater (USA) finished with a point total of 16.27 (out of a possible 20.00) at the 2018 Surf Ranch Pro in Lemoore, CA, USA. Kelly Slater - WSL / Sean Rowland

"Eu apoiei completamente a decisĆ£o da WSL de pagar a mesma premiação aos competidores masculinos e femininos e acredito que esta foi a melhor mensagem de igualdade que poderia haver", disse o onze vezes campeĆ£o mundial, Kelly Slater. "A WSL considerando todos os seus atletas igualmente, valoriza bastante os nossos eventos. Eu vejo isso como uma vitória para todos e faz com que o "Every Wave for Everyone" seja facilmente identificĆ”vel. Ɖ um prazer ver mais apoio do que nunca para as mulheres pelo nosso corpo diretivo".

A primeira etapa do World Surf League Championship Tour (CT) com premiação igual para todos serÔ realizado neste mês de abril em Queensland, na AustrÔlia, onde a WSL também irÔ lançar um programa global de compromisso para as mulheres chamado "Rising Tides - WSL Girls Program". Esse programa especial das meninas vai oferecer clínicas em cada etapa do CT feminino para inspirar as próximas gerações do sexo feminino.

Sofia Mulanovich - Maui and Sons Pichilemu Women's Pro by Royal Guard Sofia Mulanovich - WSL / Luiz Barra

Uma nova série de conteúdo também serÔ inaugurada esse ano, a "WSL Heritage Series", que contarÔ com mulheres notÔveis no esporte - trailblazers, recordistas e ativistas de vanguarda que ajudaram a pavimentar todo o caminho até aqui. A série incluirÔ atletas famosas como as campeãs mundiais Lisa Andersen e Sofia Mulanovich, bem como algumas pioneiras menos conhecidas do público atual, como Pauline Menczer e Sarah Gerhardt.

"Este Ć© um momento incrivelmente emocionante para o surfe e a WSL tem imenso orgulho em instituir prĆŖmios iguais para homens e mulheres em todos os eventos promovidos por nós, tornando-se a primeira liga esportiva global dos Estados Unidos a fazer isso", destacou a CEO da WSL, Sophie Goldschmidt. "Ɖ uma iniciativa que tĆ­nhamos como uma meta de longo prazo para a organização e esperamos que o resultado dessas discussƵes e a instituição da igualdade na premiação inspire outras ligas e organizaƧƵes a fazerem o mesmo".

Round Table Edit Round Table Edit - WSL

Para assistir a mesa redonda da WSL do Dia Internacional da Mulher, visite o site worldsurfleague.com e para ver imagens sociais do "Every Wave for Everyone" acesse o LINK e confira #everywave. Para imagens selecionadas da mesa redonda, clique em LINK tambƩm.

AVANƇOS NOTƁVEIS DA WSL PARA AS MULHERES NO SURFE:

  • anunciou a igualdade na premiação entre os gĆŖneros a partir de 2019, juntando-se a outras organizaƧƵes fora do mundo do esporte para alcanƧar esse importante marco

  • os eventos combinados com as categorias masculina e feminina do Championship Tour aumentaram de apenas quatro para nove etapas desde 2013

  • a premiação em dinheiro nas etapas femininas do Championship Tour aumentou em 250% desde a mudanƧa da ASP (Association of Surfing Professionals) para World Surf League em 2013 e 38% por evento desde o ano passado

  • para 2019, estĆ£o programados 64 eventos femininos globais, contra apenas 14 realizados 7 anos atrĆ”s

  • o aumento de dois eventos históricos do Big Wave Tour para as meninas em PeĀ“ahi e Mavericks. Em 2016, as mulheres competiram pela primeira vez no circuito de ondas gigantes

  • nomeação da primeira CEO feminino da WSL em 2017

  • desenvolvimento da FoundersĀ“ Cup, competição especial com os atletas representando suas regiƵes, com vĆ”rias equipes lideradas por capitĆ£es do sexo feminino
World Surf League
Download it for free on the App store. Download it for free on Google Play.