- WSL / Matt Dunbar

Depois de um dia de parado por falta de boas ondas em Keramas, o Corona Bali Protected retornou na quinta-feira com as oitavas de final femininas e o destaque do dia foi a cearense Silvana Lima, que despachou a líder do ranking na Indonésia. Esta é a primeira competição que a brasileira participa desde setembro do ano passado, pois teve que parar para operar os dois joelhos. Depois de barrar a norte-americana Caroline Marks, Silvana Lima agora vai disputar a segunda vaga para as semifinais com a australiana Sally Fitzgibbons. Já a gaúcha Tatiana Weston-Webb foi eliminada no último confronto do dia e terminou em nono lugar no terceiro desafio do World Surf League Championship Tour em Bali.

BALI, INDONESIA - MAY 14: Silvana Lima of Brazil advances to Round 3 of the 2019 Corona Bali Protected after winning Heat 2 of Round 2 at Keramas on May 14, 2019 in Bali, Indonesia. (Photo by Matt Dunbar/WSL via Getty Images)(Photo by Cait Miers/WSL via G Silvana Lima - WSL / Cait Miers

"Eu fiquei bastante nervosa quando vi que iria enfrentar a Caroline (Marks), porque ela é uma surfista incrível, com um backside perfeito, então sabia que seria muito difícil vencê-la", disse Silvana Lima. "Certamente, conseguir ganhar da líder do ranking aumenta 100% a confiança em mim e no meu surfe. É um sentimento muito bom porque este é o meu primeiro evento depois de tanto tempo sem competir e já estou nas quartas de final. Isso é muito bom para mim e para correr atrás do grande objetivo esse ano, a classificação para as Olimpíadas".

A bateria de Silvana Lima com Caroline Marks, que está competindo com a lycra amarela do Jeep Leaderboard, foi a terceira a entrar no mar em Keramas na quinta-feira e marcou o maior confronto de gerações do CT 2019. A americana tem apenas 17 anos, metade da idade da cearense, que tem 34 e já está em sua 16.a temporada na divisão de elite, quase a vida toda da adversária. Mas, dentro d´água, a batalha foi igualada pela raça de Silvana Lima, que surfou a melhor onda da bateria. Ela entrou na briga com o 6,83 recebido e depois pegou outra onda boa para tirar 5,73 e confirmar a vitória por 12,56 a 11,26 pontos.

BALI, INDONESIA - MAY 13: Caroline Marks of the United States, wearing the yellow Jeep Leader jersey advances directly to Round 3 of the 2019 Corona Bali Protected after winning Heat 1 of Round 1 at Keramas on May 13, 2019 in Bali, Indonesia. (Photo by Ca Caroline Marks - WSL / Matt Dunbar

A adversária da cearense nas quartas de final é a igualmente experiente Sally Fitzgibbons, com 28 anos de idade e 13 temporadas na elite, que derrotou a havaiana Coco Ho. Mas, a vitória de Silvana Lima sobre a número 1 do ranking, Caroline Marks, não foi o único resultado surpreendente do dia. Na penúltima bateria da quinta-feira, a australiana Bronte Macaulay barrou a defensora do título do Corona Bali Protected, Lakey Peterson. A californiana não conseguiu achar boas ondas e foi facilmente batida por 11,10 a 6,17 pontos.

Bronte Macaulay vai disputar a última vaga para as semifinais com outra australiana, Nikki Van Dijk, que eliminou a outra brasileira da elite mundial, Tatiana Weston-Webb. O mar já estava bem difícil nestas últimas baterias do dia, com poucas ondas boas entrando para as competidoras e Nikki Van Dijk teve mais sorte para vencer por 10,60 a 8,50 pontos. Com a derrota em nono lugar na Indonésia, a gaúcha marcou 2.610 pontos no ranking, enquanto Silvana Lima já garantiu 4.745 e 18.000 dólares de prêmio nas quartas de final.

BALI, INDONESIA - MAY 16: Tatiana Weston-Webb of Brazil is eliminated from the 2019 Corona Bali Protected with an equal 9th finish after placing second in Heat 8 of Round 3 at Keramas on May 16, 2019 in Bali, Indonesia. (Photo by Matt Dunbar/WSL via Getty Tatiana Weston-Webb - WSL / Matt Dunbar

DOIS DIAS PARADO - As mulheres voltaram a competir na quinta-feira, mas a terceira fase masculina foi adiada pelo segundo dia consecutivo em Bali. A próxima chamada para a primeira batalha por vagas nas oitavas de final, entre o potiguar Jadson André e o australiano Julian Wilson, foi anunciada para as 6h25 da sexta-feira na Indonésia, 19h25 da quinta-feira no fuso horário de Brasília.

Pela primeira vez na temporada 2019, todos os onze participantes do Brasil chegaram na terceira fase e dois duelos serão 100% verde-amarelos. O catarinense Yago Dora está na segunda bateria com o cearense Michael Rodrigues e na nona serão dois paulistas disputando uma vaga para as oitavas de final, o recordista absoluto nas direitas de Keramas, Filipe Toledo, e Caio Ibelli, que está substituindo o contundido Adriano de Souza neste início de ano.

World Surf League
Download it for free on the App store. Download it for free on Google Play.