- WSL / Max Petit Breuilh

As peruanas ganharam tudo e fizeram história no Maui and Sons Pichilemu Women´s Pro by Royal Guard, encerrado no domingo de boas ondas em Punta de Lobos, no Sul do Chile. No sábado, Daniella Rosas se tornou a mais jovem campeã sul-americana da WSL Latin America, com apenas 17 anos. E Anali Gomez é a primeira bicampeã nos seis anos da etapa do WSL Qualifying Series feminino mais tradicional da América do Sul. "La Negra" é a única que já tem três títulos sul-americanos e conquistou sua segunda vitória em Pichilemu, na onda que surfou nos últimos minutos da final contra Freya Prumm. A australiana repetiu o vice-campeonato de 2017, quando também perdeu o título para a costa-ricense Leilani McGonagle.

Anali Gomez - Maui And Sons Pichilemu Women's Pro by Royal Guard Anali Gomez - WSL / WSL Latin America

"Estou um pouco cansada porque foi um dia longo, intenso, mas foi bom que as ondas subiram neste último dia e estou feliz por conseguir outra vitória aqui nesse evento incrível", disse Anali Gomez. "Quero agradecer e parabenizar a Trini (Trinidad Segura, uma das organizadoras do evento) e todos os patrocinadores, por fazerem esse grande campeonato. A final foi difícil, porque a Freya (Prumm) surfa com uma força alucinante e nós estávamos tentando conseguir notas mais altas, então fizemos o que foi possível. A gente tem que acreditar até o fim e, felizmente, veio aquela onda para mim e eu não poderia perder a chance, então estou muito feliz e quero dedicar essa vitória para o Peru e a todos que sempre me apoiam".

A decisão da sexta edição do Maui and Sons Pichilemu Women´s Pro reuniu as finalistas nos dois últimos anos do QS 1500 do Chile, a vice-campeã de 2017, Freya Prumm, e a defensora do título, Anali Gomez. A peruana contava com o apoio de toda a torcida que encheu a praia no domingo de Sol e com as melhores ondas dos três dias da etapa do WSL Qualifying Series feminino mais antiga da América do Sul, com séries de 3-5 pés em Punta de Lobos.

Freya Prumm - Maui And Sons Pichilemu Women's Pro by Royal Guard Freya Prumm - WSL / Luis Barra

As duas escolheram posicionamentos diferentes na bateria final, com 35 minutos de duração. A peruana remou mais para o fundo, a australiana sentou mais embaixo do pico e foi Anali Gomez quem pegou a primeira onda. "La Negra" conseguiu fazer algumas manobras de frontside, que valeram nota 3,50. Freya Prumm tentou ser mais vertical com seu backside na primeira esquerda que pegou e largou na frente com 4,25. Anali logo pegou outra, que rendeu duas manobras apenas, mas que a colocou em primeiro lugar com o 2,90 recebido.

A australiana fez uma escolha melhor da sua segunda onda, que abriu mais parede para ela mandar algumas batidas e rasgadas de backside, para retomar a ponta com nota 3,25. A disputa do título prosseguiu assim, quase onda a onda, com ambas tentando melhorar suas notas a cada chance de surfar as esquerdas de Punta de Lobos. A peruana chegou a igualar a pontuação de Freya Prumm quando a bateria chegou aos 10 minutos do fim. Mas, a australiana permaneceu na frente por ter a maior nota, 4,25 contra 4,00.

Anali Gomez - Maui And Sons Pichilemu Women's Pro by Royal Guard Anali Gomez - WSL / Pablo Jimenez

Anali ficou precisando de 3,51 para vencer e falhou na primeira tentativa. Freya ainda aumentou a vantagem para 4,21 pontos, com o 3,95 que conseguiu depois. Mas, quando restavam 2 minutos, a peruana enfim achou uma onda boa e arriscou tudo, atacando os pontos mais críticos com fortes batidas e rasgadas abrindo grandes leques de água, ficando a expectativa pela nota dos juízes. A bateria terminou e foi anunciada nota 5,75 para Anali Gomez festejar o primeiro bicampeonato nos seis anos de história do Maui and Sons Pichilemu Women´s Pro by Royal Guard, com a terceira vitória peruana no Chile.

"As ondas melhoraram bastante hoje (domingo), mas ainda assim estava difícil de achar as boas, então fico feliz pelo resultado, apesar de ter chegado tão perto da minha primeira vitória aqui", disse Freya Prumm. "Quero parabenizar a Anali (Gomez) e todas as meninas que competiram neste evento e espero voltar mais vezes para tentar o título. Agradeço aos patrocinadores do evento e ao meu namorado, que está aqui sempre me apoiando e me ajudando a evoluir. Os pontos daqui são muito importantes para mim no QS e obrigado a todos que vieram a praia assistir o campeonato, que foi incrível mais uma vez".

Ella McCaffray - Maui And Sons Pichilemu Women's Pro by Royal Guard Ella McCaffray - WSL / Luis Barra

Nas semifinais, a australiana ganhou a primeira vaga para a decisão do título, derrotando a grande surpresa do Maui and Sons Pichilemu Women´s Pro esse ano, Ella McCaffray. A jovem californiana só tinha participado de uma etapa do WSL Qualifying Series em 2019 e sido vice-campeã no QS 1000 da Carolina do Norte, Estados Unidos. No domingo, McCaffray ganhou a melhor bateria do último dia, contra a costa-ricense Leilani McGonagle, campeã do QS 1500 do Chile em 2017 e que tentava chegar em sua quarta final consecutiva em Pichilemu.

Mesmo com a maior nota, 7,75, Leilani foi derrotada por 14,15 a 14,00 pontos na soma das duas ondas computadas. Freya Prumm também surfou bem no segundo confronto das quartas de final, conseguindo a maior nota do dia, 8,00, contra a alemã Camilla Kemp. Depois, as sul-americanas despacharam as duas portuguesas que se classificaram para o domingo. Foram duas baterias bem disputadas, com Anali Gomez superando Carol Henrique por 9,75 a 8,35 pontos e a argentina Josefina Ané batendo Yolanda Hopkins por 11,00 a 10,75.

Josefina Ane - Maui And Sons Pichilemu Women's Pro by Royal Guard Josefina Ane - WSL / Pablo Jimenez

SEMIFINAL SUL-AMERICANA - Nas semifinais, já não tinham tantas ondas boas como quando o último dia foi iniciado, às 10h00. Freya Prumm ganhou a primeira vaga na final, somando notas 4,25 e 4,00 no placar de 8,25 a 7,45 pontos da californiana Ella McCaffray. E na semifinal sul-americana, Josefina Ané liderou quase todo o confronto, até Anali Gomez tirar notas 5,50 e 6,00 em duas ondas seguidas, para vencer por 11,50 a 8,50 pontos. Josefina Ané e Ella McCaffray dividiram o terceiro lugar no Maui and Sons Pichilemu Women´s Pro.

Na decisão do título, Anali também conquistou o inédito bicampeonato na última onda que surfou, não perdendo nenhuma bateria nas esquerdas de Punta de Lobos, desde a sua vitória na final do ano passado. Na segunda fase, competiu junto com Daniella Rosas, que terminou em último na bateria. No entanto, sua última concorrente, a chilena Lorena Fica, também perdeu no confronto seguinte e Daniella se sagrou campeã sul-americana de 2019.

Daniella Rosas - Maui And Sons Pichilemu Women's Pro by Royal Guard Daniella Rosas - WSL / WSL Latin America

CAMPEÕES SUL-AMERICANOS - O Maui and Sons Pichilemu Women´s Pro by Royal Guard decidiu o último título da WSL Latin America em 2019, com Daniella Rosas igualando o número de troféus do Peru com os do Brasil nesta temporada. Cada país ganhou três títulos sul-americanos, dividindo as conquistas de cada categoria. O Brasil ganhou o principal título masculino com o saquaremense João Chianca e os femininos, com a catarinense Tainá Hinckel sendo bicampeã Pro Junior entre os surfistas com até 18 anos de idade, e a carioca Chloé Calmon festejando o primeiro dela no Longboard.

Os peruanos já tinham feito história com dois títulos masculinos, com Piccolo Clemente se tornando tetracampeão no Longboard e Raul Ríos conquistando o primeiro troféu de campeão sul-americano Pro Junior para o seu país, acabando com uma hegemonia do Brasil na categoria masculina. Agora, Daniella Rosas também consegue um feito histórico no Chile, ao ser a mais jovem campeã do principal título sul-americano da WSL Latin America, com 17 anos.

Finalists - Maui And Sons Pichilemu Women's Pro by Royal Guard Finalists - WSL / Max Petit Breuilh

"Eu só tenho que agradecer a todos que organizam esse evento nesse lugar incrível e parabenizar todas as meninas que competiram aqui. Estou muito feliz por ser campeã sul-americana profissional, que era um sonho para mim. Agradeço a todos vocês do Chile e obrigado Pichilemu, que agora passa a fazer parte da minha história", disse Daniella Rosas, após receber seu troféu de campeã sul-americana de 2019 no pódio em Pichilemu.

Mais informações, notícias, fotos, vídeos e todos os resultados do QS 1500 Maui and Sons Pichilemu Women´s Pro by Royal Guard podem ser acessadas na página da etapa chilena clicando em "Events" na barra superior do www.worldsurfleague.com

World Surf League
Download it for free on the App store. Download it for free on Google Play.