- WSL / Damien Poullenot

O Oi Rio Pro pode abrir a etapa brasileira do World Surf League Championship Tour nesta sexta-feira na Praia de Itaúna, em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. A primeira chamada do dia foi marcada para as 6h30 com possível início as 7h00, se as condições do mar estiverem boas para os melhores surfistas do mundo competirem. O prazo do Oi Rio Pro ainda vai até o dia 20 e algumas estrelas falaram sobre a expectativa pelo início do evento, na Coletiva de Imprensa realizada na quinta-feira em Saquarema.

Gabriel Medina (BRA) during Press Conference of Oi Rio Pro 2018 in Saquarema , Brazil Gabriel Medina - WSL / Damien Poullenot

"Eu me sinto muito feliz em competir em casa. Para mim, é o melhor lugar para competir, porque sinto de perto a torcida me ajudando, tenho apoio da minha família, dos amigos e isso me deixa mais motivado para esta etapa. Estou feliz em estar de volta ao Brasil e espero representar bem o meu país no evento", disse o campeão mundial Gabriel Medina, que vai estrear no Oi Rio Pro 2018 em uma bateria 100% brasileira, com o também paulista Jessé Mendes e o catarinense Alejo Muniz. O vencedor avança direto para a terceira fase, mas os perdedores têm outra chance de classificação na repescagem.

O segundo a ser apresentado para a imprensa, que compareceu em grande número na Coletiva de Imprensa Oficial do Oi Rio Pro, foi o também campeão mundial Adriano de Souza, que defende o título de campeão da etapa brasileira, conquistado no ano passado em Saquarema. Mineirinho está escalado na oitava bateria com o norte-americano Griffin Colapinto e o sul-africano Michael February.

Adriano De Souza (BRA) during Press Conference of Oi Rio Pro 2018 in Saquarema , Brazil Adriano de Souza - WSL / Damien Poullenot

"É muito bom estar aqui em Saquarema novamente e obrigado à cidade por receber tão bem aos atletas. A expectativa é muito boa e vou tentar resgatar um pouco da memória do ano passado. Mas, é um longo caminho e uma nova história também. No ano passado, eu estava bem próximo dos líderes do ranking e com a vitória aqui, sai do Brasil na vice-liderança do circuito. Agora estou lá embaixo no ranking e vendo o Italo (Ferreira) liderando me deixa muito supermotivado. Acho que não só eu, mas os 17 brasileiros que vão competir aqui também. Ver o líder do ranking mundial ser brasileiro, dá muito orgulho para todos nós".

O potiguar Italo Ferreira vai vestir a lycra amarela do Jeep Leaderboard no Oi Rio Pro, assim como o australiano Julian Wilson, pois os dois estão empatados em primeiro lugar no ranking. Italo chega no Brasil animado, principalmente pela vitória espetacular na etapa de Bells Beach, ganhando a decisão contra o tricampeão mundial Mick Fanning na bateria que marcou o encerramento da carreira do australiano no Circuito Mundial.

Italo Ferreira (BRA) during Press Conference of Oi Rio Pro 2018 in Saquarema , Brazil Italo Ferreira - WSL / Damien Poullenot

"Não poderia ter sido melhor, especialmente contra o Mick Fanning na final", destacou Italo Ferreira. "Foi a minha primeira vitória no Circuito Mundial e isso me deixou muito confiante. Como todos sabem, no ano passado sofri uma lesão, nem consegui competir aqui em Saquarema, mas voltei com todas as minhas forças e recuperei toda a confiança. Estou muito bem fisicamente, mas é muito cedo para se falar em título mundial. Muitas coisas vão acontecer ainda, mas o que é certo é que estou preparado e vou me dedicar ao máximo".

Além deles, também atenderam aos jornalistas na Coletiva de Imprensa do Oi Rio Pro 2018 as duas brasileiras da elite mundial da World Surf League, a cearense Silvana Lima e a gaúcha Tatiana Weston-Webb, além dos australianos Julian Wilson e Tyler Wright, bicampeã mundial e bicampeã também da etapa brasileira no Rio de Janeiro. Esta será a primeira vez que Tatiana vai participar de um evento com a bandeira do Brasil em sua lycra de competição, pois sempre representou o Havaí por morar lá desde criança.

Tatiana Weston-Webb (BRA) during Press Conference of Oi Rio Pro 2018 in Saquarema , Brazil Tatiana Weston-Webb - WSL / Damien Poullenot

"Estou muito feliz com minha decisão. Foi uma decisão muito importante na minha vida, mas acho que fiz a coisa certa e estou muito feliz em representar a bandeira brasileira a partir de agora", afirmou Tatiana Weston-Webb, falando em português. "O meu sonho está nas Olimpíadas, então vou disputar a vaga com a Silvana (Lima) e a Tainá (Hinckel) principalmente, que estão surfando demais, além de outras brasileiras também e espero que dê tudo certo. Estou ansiosa para estrear aqui em Saquarema como brasileira e muito orgulhosa também em contar com o apoio de todos os brasileiros, como já venho recebendo".

A cearense Silvana Lima falou mais sobre a participação dela na equipe brasileira que disputou a primeira competição por países da história da World Surf League na piscina de ondas perfeitas criada por Kelly Slater em Lemoore, em pleno deserto da Califórnia, há 160 quilômetros do mar. Silvana ocupa o décimo lugar no ranking depois das três etapas da "perna australiana" do World Surf League Championship Tour, enquanto Tatiana vai defender a quarta posição no Jeep Leaderboard no Oi Rio Pro em Saquarema.

Silvana Lima (BRA), Adriano De Souza (BRA) and Italo Ferreira (BRA) during Press Conference of Oi Rio Pro 2018 in Saquarema , Brazil Adriano de Souza, Silvana Lima e Italo Ferreira - WSL / Damien Poullenot

"Eu acho que o evento lá na piscina foi sensacional. A festa da gente lá foi de deixar a galera maluca, porque onde tem brasileiro, tem festa, então a gente foi para fazer a festa", disse Silvana Lima. "Infelizmente, não conseguimos ganhar, mas foi por pouco e nossa, foi demais. Eu acho que vai ser o futuro do surfe, tudo certinho, com horário certo, a onda no momento certo, totalmente diferente do mar. A onda é tão perfeita que acaba ficando difícil pra gente surfar. Eu já estou muito ansiosa para a etapa do CT que vai rolar lá e espero me dar bem. Agora é me concentrar aqui. É muito bom competir em casa, já conheço Saquarema há muitos anos, competi aqui bastante e espero fazer um bom resultado esse ano aqui".

O World Surf League Championship Tour tem patrocínio global da Corona, Jeep, Airbnb e Hurley e a Oi como patrocinador "naming rights" da etapa brasileira, que é realizada com o importante apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, viabilizado pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SEELJE), e da Prefeitura Municipal de Saquarema. O Oi Rio Pro 2018 também conta com apoio institucional da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ) e Associação de Surf de Saquarema (ASS).

lineup freesurfing at Saquarema Beach before the start of the Oi Rio Pro 2018 in Saquarema , Brazil Praia de Itaúna, Saquarema - WSL / Damien Poullenot
World Surf League
Download it for free on the App store. Download it for free on Google Play.