- WSL / @ZERODOISZOOM

O Saquarema Surf Festival apresentado pela Prefeitura de Saquarema foi iniciado pela categoria Longboard no feriadão da segunda-feira de boas ondas de 3-4 pés e ótimo público na Praia de Itaúna. Um total de 34 competidores de 8 países disputou a categoria masculina, enquanto na feminina foram 13 representantes de 4 nações. Foram realizadas 14 baterias dos homens e 4 das mulheres, já definindo as quartas de final das duas categorias. Os destaques do primeiro dia foram o brasileiro Jeferson Silva, o peruano Piccolo Clemente e o norte-americano Tony Silvagni. Nesta terça-feira, será dada a largada no Quiksilver Pro QS 3000, com as baterias da etapa masculina do WSL Qualifying Series começando as 8h00 na Capital Nacional do Surf, ao vivo pelo WorldSurfLeague.com.

Saquarema Surf Festival Robledo Oliveira - WSL / @ZERODOISZOOM

O Saquarema Surf Festival está sendo realizado pela 213 Sports, em memória ao bicampeão brasileiro Léo Neves, que morava na cidade e faleceu enquanto competia nas mesmas ondas da Praia de Itaúna em 2019. Nesta semana, serão disputadas seis competições, todas valendo pontos nos rankings regionais masculino e feminino da WSL Latin America e com o princípio da igualdade na premiação para homens e mulheres. As do Longboard foram iniciadas na segunda-feira. Na terça-feira começa o Quiksilver Pro QS 3000 masculino, na quarta-feira o Roxy Pro QS 3000 feminino e na quinta-feira as duas categorias do Pro Junior Sub-20.

O primeiro destaque nas ondas da Praia de Itaúna foi o norte-americano Tony Silvagni, que fez as marcas a serem batidas no segundo confronto do dia. Ele escolheu boas ondas nas direitas e esquerdas de Itaúna, para mostrar sua habilidade nas manobras mais tradicionais no bico do pranchão, como o "hang ten" e o "hang five". Tony computou notas 8,25 e 7,00 na vitória por 15,25 pontos. Essa marca só foi superada na terceira fase, quando foram disputadas as vagas para as quartas de final do Saquarema Surf Festival Longboard Pro.

Saquarema Surf Festival Tony Silvagni - WSL / @ZERODOISZOOM

Primeiro pelo peruano Piccolo Clemente, que ganhou uma das baterias mais difíceis do campeonato. Nela estavam o também bicampeão mundial Phil Rajzman e o vice-campeão mundial de 2019 e local de Saquarema, Rodrigo Sphaier. Piccolo surfou as melhores ondas, combinando as manobras tradicionais do pranchão com as mais progressivas, como batidas e rasgadas nas esquerdas e direitas da Praia de Itaúna. Ele já tinha conseguido uma nota 8,00 em sua estreia na segunda fase e arrancou um 8,50 dos juízes nessa bateria, que somou com um 7,00 para vencer por 15,50 pontos.

O carioca Phil Rajzman foi em várias ondas, mas não conseguiu apresentar todo o seu potencial e Rodrigo Sphaier ficou com a segunda vaga para as quartas de final do Saquarema Surf Festival Longboard Pro. Anderson Ferreira foi eliminado junto com o bicampeão mundial. Na segunda bateria desta terceira fase, a batalha foi intensa até os últimos minutos, com os brasileiros Darlan Marques e Eduardo Bagé despachando o uruguaio Julian Schweizer e o argentino Surfiel Gil.

O norte-americano Tony Silvagni conquistou sua terceira vitória na disputa seguinte e Jeferson Silva estabeleceu novos recordes no confronto que fechou o show de longbard na segunda-feira em Saquarema. Ele fez a melhor apresentação do dia, recebendo uma nota 9,00 na última onda que surfou. Jeferson já tinha conseguido um 7,50 e totalizou 16,50 pontos. Já os outros dois brasileiros da bateria, Jefson Silva e Alexandre Escobar, foram eliminados pelo peruano William Saldana Diaz.

Saquarema Surf Festival William Saldana Diaz - WSL / @ZERODOISZOOM

QUARTAS DE FINAL - O outro peruano classificado, o bicampeão mundial Piccolo Clemente, vai abrir as quartas de final do Saquarema Surf Festival Longboard Pro com o igualmente experiente Eduardo Bagé. A segunda batalha por vagas nas semifinais será 100% brasileira, entre Rodrigo Sphaier e um talento da nova geração, Darlan Marques, da Bahia. Na terceira bateria, o americano Tony Silvagni enfrenta o peruano William Saldaña Diaz. E na última, tem mais dois brasileiros, o recordista absoluto da segunda-feira, Jeferson Silva, e Alex "Leco" Salazar.

Na categoria feminina, a atual campeã sul-americana da WSL Latin America e duas vezes vice-campeã mundial, Chloé Calmon, que é patrocinada pela Roxy, entra na primeira bateria com Ayllar Cinti. Na segunda, estão Mainá Thompson e Evellin Neves. Na terceira, tem a peruana Maria Fernanda Reyes e Jasmim Avelino. E a última vaga para as semifinais do Saquarema Surf Festival Longboard Pro, será disputada por Cristiana Pires e Luana Soares.

Saquarema Surf Festival Maria Fernanda Reyes - WSL / @ZERODOISZOOM

QUIKSILVER PRO QS 3000 - Nesta terça-feira, os pranchões abrem espaço para as pranchinhas. Às 8h00 será iniciado o Quiksilver Pro QS 3000, a etapa masculina do WSL Qualifying Series promovida pelo Saquarema Surf Festival em memória a Léo Neves. Serão disputadas 24 baterias até as 16h00, as 16 da rodada inicial e as 8 primeiras da segunda fase. Do total de 128 concorrentes ao título na Praia de Itaúna, 80 estreiam na terça-feira. Todas as baterias serão formadas por quatro surfistas, com os dois melhores em cada avançando para a próxima fase.

O surfista local de Saquarema, Raoni Monteiro, que por muitos anos defendeu o Brasil na elite do World Surf League Championship Tour, já entra na segunda bateria do dia com três surfistas bem mais jovens, Ian Casal, Luiz Mendes e o uruguaio Martin Ottado. Raoni fez bonito na etapa do QS realizada na semana passada em Florianópolis. Ele também iniciou na primeira fase e foi até as quartas de final, que abriram o domingo decisivo na Praia Mole.

Quem também já compete na manhã da terça-feira na Praia de Itaúna, é o filho do homenageado pelo Saquarema Surf Festival, Valentim Neves. Ele estreia na sexta bateria do dia, com os igualmente brasileiros João Ferreira, Kayki Araujo e Denisson Santos. Nesta primeira fase, também competem surfistas da Argentina, do Peru, do Chile e do Uruguai. Entre os pré-classificados que entram na segunda fase, um dos destaques vai fechar o dia, o campeão mundial Pro Junior, Mateus Herdy.

O Saquarema Surf Festival apresentado pela Prefeitura Municipal de Saquarema é um evento licenciado pela WSL Latin America para a 213 Sports realizar uma etapa do WSL Qualifying Series e seletivas sul-americanas para os mundiais das categorias Pro Junior e Longboard, todas para homens e mulheres competirem na Praia de Itaúna. O evento tem patrocínio da Quiksilver, ROXY, 51 ICE, Corona, apoio da Orthopride, Stanley Brasil, Monster Energy e parceria da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ), Associação de Surf de Saquarema (ASS), MegAçaí e dos sites Ricosurf e Waves. O evento será transmitido ao vivo pelo WorldSurfLeague.com.

SOBRE A 213 SPORTS - Fundada por Pedro Dau, Yuri Binder, Bernardo Montenegro e Marcelo Montenegro, a 213 Sports nasceu em 2012. Em 2021, a agência foi adquirida pela V3A e, desde então, responde pela vertical de Esportes, que integra o pilar de Ventures da companhia. Focada em marketing esportivo, a 213 Sports já realizou mais de 50 projetos para marcas globais e locais, impactando mais de 20 milhões de pessoas no Brasil e no mundo. A essência da 213 Sports vê o esporte como engajamento, entretenimento e, principalmente, uma válvula de escape para as marcas que buscam atenção do consumidor final. Insights estratégicos alinhados com o posicionamento da marca, excelência na execução e resultados mensuráveis com retorno social, sempre que possível, são as bases que sustentam a 213 Sports. Responsável por inúmeros cases, a agência se destaca por realizações como CamelBak Race, Casa ON Running, Oi Rio Pro, Pelé Academia, Praia Para Todos, Sephora Beauty Run, WSL House, entre outros.

World Surf League
Download it for free on the App store. Download it for free on Google Play.