WSL / WSL South America
NewsRip Curl Pro Argentina

Rip Curl Pro Argentina com etapas masculina e feminina do QS na Semana Santa em Mar del Plata

O famoso balne√°rio de Mar del Plata j√° se prepara para receber pelo s√©timo ano consecutivo o Rip Curl Pro Argentina na Semana Santa, com uma etapa do QS 1500 masculina combinada com uma do QS 1000 feminina, valendo pontos para o ranking mundial do WSL Qualifying Series e para o regional da WSL South America, que define os campe√Ķes sul-americanos da temporada. Este ser√° o √ļnico evento internacional do ano em territ√≥rio argentino e participantes de doze pa√≠ses j√° confirmaram suas inscri√ß√Ķes nas categorias masculina e feminina para competir nos dias 16 a 21 de abril em Mar del Plata.

Wesley Santos - Red Nose S√£o Sebasti√£o Pro Wesley Santos WSL / Daniel Smorigo

A equatoriana Dominic Barona e o brasileiro Wesley Santos ganharam a sexta edi√ß√£o do Rip Curl Pro Argentina no ano passado. Mimi Barona est√° invicta, vencendo as duas √ļnicas vezes que teve competi√ß√£o feminina nas ondas da Playa Grande. O surfe argentino tamb√©m estar√° muito bem representado pelos melhores competidores do pa√≠s, como Leandro "Lele" Usuna, campe√£o sul-americano da WSL South America em 2016, √© um dos fortes candidatos para acabar com a hegemonia brasileira de t√≠tulos em Mar del Plata.

"Novamente, estamos trabalhando para fazer um grande evento", disse Sebasti√°n Loustau, presidente do Biolog√≠a Surf Club e organizador do Rip Curl Pro Argentina e outros eventos desde os anos 90. J√° s√£o mais de 30 anos deste cl√°ssico da Semana Santa. "A qualidade dos surfistas inscritos nos deixa entusiasmados porque garante um alto n√≠vel para o evento. Esperamos que o mar nos brinde com boas ondas na Semana Santa, que sempre √© uma boa √©poca para grandes ondula√ß√Ķes. Assim, os surfistas locais poder√£o aproveitar melhor e eu gostaria muito de ver algum argentino no lugar mais alto do p√≥dio esse ano".

Dominic Barona - Neutrox Weekend Dominic Barona WSL / Fabriciano Junior/Neutrox

O palco principal do Rip Curl Pro Argentina será novamente instalado em frente ao Biología Club na Playa Grande e um alternativo em Yacht, para ser utilizado se tiverem grandes ondas no período do evento, que começa no dia 16 de abril e vai até o Domingo de Páscoa. Além das etapas masculina e feminina do QS, a Associação de Surf da Argentina também realizará na mesma Semana Santa, a quinta etapa do Circuito Nacional Argentino que deve acontecer nos primeiros dias do prazo do evento.

Entre as participantes do QS 1000 feminino, que vai abrir a disputa pelo título sul-americano da WSL South America de 2019, destaque para a equatoriana Dominic Barona. No ano passado, ela conquistou o bicampeonato no Rip Curl Pro Argentina e no fim da temporada também se sagrou bicampeã sul-americana. As principais concorrentes para acabar com a invencibilidade da equatoriana em Mar del Plata são as argentinas Josefina Ané e Lucía Indurain, a brasileira Tainá Hinckel, a peruana Melanie Giunta, a chilena Jessica Anderson e a norte-americana Brooke Daigneault.

Facundo Arreyes (ARG) .Pro Anglet 2018 Facundo Arreyes (ARG) WSL / Laurent Masurel

Entre os inscritos de outros países no QS 1500 Rip Curl Pro Argentina, estão os brasileiros Thiago Camarão, Wesley Leite, Matheus Navarro, Gabriel André, Daniel Adisaka, o peruano Lucca Mesinas, o chileno Roberto Araki, o mexicano Jhonny Corzo e dois surfistas da Costa Rica, Anthony Fillingim e Aldo Nicolás Chirinos. Os principais surfistas da Argentina também estão confirmados para tentar a primeira vitória de um argentino em Mar del Plata, como o já citado Leandro Usuna, Marcelo Rodriguez, os irmãos Mariano e Facundo Arreyes, o experiente Martin Passeri, os irmãos Ruggiero e Jeronimo Ané, são alguns candidatos para encerrar a hegemonia brasileira de títulos no Rip Curl Pro Argentina.

GALERIA DOS CAMPE√ēES

2013: Jihad Kohdr (BRA)

2014: Alex Ribeiro (BRA)

2015: Robson Santos (BRA)

2016: Flavio Nakagima (BRA)

2017: Thiago Camar√£o (BRA) e Dominic Barona (EQU)

2018: Wesley Santos (BRA) e Dominic Barona (EQU)

World Surf League
Download it for free on the App store. Download it for free on Google Play.
Download
Download