- WSL / WSL Latin America

A segunda edição do Saquarema Surf Festival promovido pela 213 Sports em memória a Leo Neves com apresentação da Prefeitura de Saquarema, começa nesta segunda-feira com a etapa masculina do QS 5000. Ex-tops da elite mundial do CT, como Peterson Crisanto e Wiggolly Dantas, estreiam nas primeiras baterias do dia, a partir das 8h00 na Praia de Itaúna. As seis competições que vão rolar nessa semana no maior campeonato do ano na América do Sul, serão transmitidas ao vivo da Capital Nacional do Surf pelo WorldSurfLeague.com.

O Saquarema Surf Festival em memória a Leo Neves é a única etapa do Qualifying Series no continente, a oferecer premiação máxima de 50.000 dólares para as categorias masculina e feminina. As vitórias na Praia de Itaúna valerão importantes 5.000 pontos para os rankings da temporada 2022/2023 da WSL Latin America. É o segundo QS 5000 do ano para os homens, mas o único para as mulheres do calendário, sendo decisivo na batalha pelas vagas para o Challenger Series de 2023. O ranking regional masculino indicará oito surfistas e as quatro melhores do feminino também se classificam para a divisão de acesso para a elite do World Surf League Championship Tour.

Yago Dora and Sophia Medina Yago Dora e Sophia Medina venceram as etapas do QS na estreia do evento em 2021 - WSL / Thiago Diz

Além das etapas do QS 5000, serão disputados nessa semana nas ondas do Maracanã do surfe brasileiro, eventos valendo 1.000 pontos na corrida pelos títulos sul-americanos da categoria Pro Junior Sub-20 e do Longboard. Todas as seis competições do Saquarema Surf Festival em memória a Leo Neves, vão acontecer com o princípio da igualdade na premiação incentivado pela World Surf League, com as mulheres recebendo o mesmo valor dos homens na mesma posição.

Um total de 187 competidores vai disputar os seis títulos que estarão em jogo na Capital Nacional do Surf. São 104 inscritos no QS 5000 masculino, com 34 deles também participando do Pro Junior com outros 14 surfistas. Na categoria feminina, das 25 inscritas no Pro Junior, apenas uma não está entre as 39 concorrentes ao prêmio máximo de 10.000 dólares da vitória na etapa do QS 5000. No Longboard, são 18 participantes na categoria masculina e 11 na feminina.

Caua Costa and Sol Aguirre Cauã Costa e Sol Aguirre campeões sul-americanos com as vitórias no Pro Junior - WSL / Thiago Diz

O Saquarema Surf Festival em memória a Leo Neves estreou no ano passado, sendo um dos primeiros eventos esportivos a acontecer no Brasil após a pandemia. Apenas Yago Dora não vai defender o título conquistado em 2021, mas Sophia Medina, que festejou sua primeira vitória em etapas do WSL Qualifying Series em Itaúna, está confirmada. Além dela, a peruana Sol Aguirre e o cearense Cauã Costa também tentarão o bicampeonato na categoria Pro Junior, assim como a carioca Chloé Calmon e o norte-americano Tony Silvagni no Longboard.

O Saquarema Surf Festival em memória a Leo Neves é um evento licenciado pela WSL Latin America para a 213 Sports realizar etapas do Qualifying Series e seletivas sul-americanas para os mundiais das modalidades Junior e Longboard, todas com as categorias masculina e feminina. A Prefeitura Municipal de Saquarema apresenta o evento patrocinado pela 51 ICE, Stanley, Surf Trip, Quiksilver, ROXY, Oakley, Layback Beer; além do apoio da Monster Energy, New Era, Australian Gold, Bold Snacks, Castelhana Praia Hotel; com parceria de mídia de Ricosurf.com, Waves, Lance!, Rádio Cidade e institucional da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ) e Associação de Surf de Saquarema. A competição será transmitida ao vivo pelo WorldSurfLeague.com.

Champions Tony Silvagni and Chloe Calmon Tony Silvagni e Chloé Calmon conquistaram os primeiros títulos do Longboard - WSL / Thiago Diz

SOBRE A 213 SPORTS - Fundada por Pedro Dau de Mesquita, Yuri Binder, Bernardo Montenegro e Marcelo Montenegro, a 213 Sports nasceu em 2012. Em 2021, a agência foi adquirida pela V3A e, desde então, responde pela vertical de esportes, que integra o pilar de Ventures da companhia. Focada em marketing esportivo, a 213 Sports já realizou mais de 70 projetos para marcas globais e locais, impactando mais de 50 milhões de pessoas no Brasil e no mundo. A 213 Sports vê o esporte como uma plataforma de engajamento e conexão com forte apelo emocional entre as marcas e consumidores, resultando em uma experiência única de sportainment. Insights estratégicos alinhados com o posicionamento da marca, excelência na execução e resultados mensuráveis com retorno social, sempre que possível, são as bases que sustentam a 213 Sports. Responsável por inúmeros cases, a agência se destaca com os projetos: Oi Rio Pro, Sephora Beauty Run, Ceará Kite Pro, WSL House, CamelBak Mountain Race, Casa On Running, Praia Para Todos, Pelé Academia, Saquarema Surf Festival, WTR, Red Bull Pool Clash, entre outros.

World Surf League
Download it for free on the App store. Download it for free on Google Play.