"Bem, como eu mostro a alguém o que o oceano me deu?"

Jordy Smith faz uma pausa enquanto considera a próxima frase. Ele está a meio caminho de completar seu raciocínio, explicando por que se envolveu com um ambicioso novo projeto entre a Corona e a Parley for the Oceans, que visa acabar com a poluição plástica marinha - uma das maiores ameaças ao surf e à nossa existência neste planeta que já enfrentamos. A parceria foi lançada este maio, no Dia Internacional da Reciclagem, e na primeira fase as duas organizações se comprometeram a, até 2020, terem sob proteção 100 ilhas em seis partes diferentes do mundo: México, Maldivas, Austrália, Chile, Itália e República Dominicana.

generic surfer - WSL

Atletas do CT como Smith, e também Matt Wilkinson e Johanne Defay, estão na vanguarda deste movimento. Com suas vidas diretamente conectadas aos oceanos, eles estão cada um em uma posição excepcionalmente poderosa para divulgar a epidemia de poluição plástica marinha e o que todos podemos fazer para ajudar - especialmente dentro da comunidade do surf, que ama o oceano e está disposta a fazer o que for preciso para manter cada onda tão limpa quanto possível.

Todos sabemos que a existência humana está prejudicando nossos amados oceanos, seja por meio de emissões devido ao aquecimento global, ao branqueamento de corais, à poluição do mar, aos derrames de petróleo... infelizmente, a lista é longa demais. E por isso mesmo, estamos olhando para um futuro com oceanos que, na melhor das hipóteses, não reconheceremos e, na pior das hipóteses, estarão mortos.

A verdade é que a enorme extensão do quanto estamos impactando o nosso meio ambiente vem como um surpreendente choque, mesmo para aqueles de nós que passam suas vidas em calções de surf, respirando o ar salgado.

"Antes de me envolver, não havia percebido o quanto o plástico estava no oceano e neste planeta", diz Jordy.

wilko - WSL

Matt Wilkinson concorda.

"Em muitos países você vê todas essas praias que estão completamente arruinadas por lixo. Você vê os rios que desaguam no mar com plástico flutuando. E é muito triste porque estes são alguns dos lugares mais bonitos do mundo".

defay - WSL

Assim como Johanne Defay:

"Estamos cercados de plástico", disse ela. "Estamos sempre surfando em meio ao plástico... as praias estão cheias de plástico".

feet - WSL

Uma discussão sobre a poluição plástica é inevitavelmente sombria, e que só vai ficando mais pesada com cada menção de fato deprimente após fato deprimente. Existem 5,25 trilhões de pedaços de lixo plástico no mar. Esse lixo mata cerca de um milhão de aves marinhas por ano. As espécies de plancton, a base de toda a vida oceânica, diminuíram 40% desde a década de 1950. Na última década, fabricamos mais plástico do que no século passado, e o plástico nunca se biodegrada ou desaparece. O plástico é encontrado em todos os lugares, em todos os níveis da rede de alimentos marinhos, mesmo em nossas próprias correntes sanguíneas. O uso de plástico deve duplicar nos próximos 20 anos. Se a atual tendência de poluição se mantiver, os oceanos conterão mais plástico do que peixes até 2050.

group - WSL

Agora respiremos todos bem fundo. Não estamos aqui para falar sobre os problemas; estamos aqui para falar sobre respostas, os passos que todos podemos dar para gerar soluções de longo prazo. Este projeto é um desses exemplos, e faz parte de uma estratégia mais ampla chamada AIR, que é a resposta da Parley for the Oceans à destruição de nossos oceanos pela poluição plástica. O nome vem do fato de que os oceanos produzem mais de metade do oxigênio que respiramos, mas também significa Avoid (evite), Intercept (intercepte) e Redesign (recrie). A força desta estratégia é que qualquer pessoa, desde o cidadão comum até a corporação multinacional, pode implementá-la para reduzir sua pegada plástica.

trashbag - WSL

Como Cyrill Gutsch, fundador da Parley, explica: "O plástico é uma falha de projeto. Para aumentar a conscientização e reduzir imediatamente a produção de novos materiais plásticos, nós inventamos a Ocean PlasticTM, uma marca de material plástico feito à partir de detritos marinhos e desenvolvemos uma fórmula para mudança de longo prazo - a Parley AIR Strategy: evite o plástico; intercepte os resíduos de plástico; recrie materiais, produtos e as formas em que os usamos".

Não são apenas os surfistas da CT que estão trabalhando com a Corona e a Parley para trazer atenção ao assunto. Os surfistas de ondas grandes Ramon Navarro e Greg Long também se juntaram à causa, bem como os atores de Hollywood Diego Luna e Chris Hemsworth (que também é surfista).

A colaboração entre todos os parceiros visa trazer um número ainda maior de soluções para a mesa. Recentemente, eles realizaram um evento chamado Escola do Oceano nas Maldivas, junto com biólogos marinhos proeminentes, oceanógrafos, fotógrafos, cientistas, artistas, cineastas e músicos para discutir como trabalhar com o objetivo de resolver o problema e divulgar a causa da maneira mais eficiente.

Para nós, trata-se de uma questão simples. Como Jacques Cousteau disse uma vez sobre o oceano: "As pessoas protegem o que amam".

Esperamos que a campanha possa ajudar as pessoas a redescobrir seu amor pelo oceano antes que seja tarde demais.

World Surf League
Download it for free on the App store. Download it for free on Google Play.